Waluigi - 20 anos de rivalidades, mistérios e muito caos

Mais do que uma simples versão malvada e roxa de Luigi, Waluigi se tornou um dos personagens mais icônicos da Nintendo em seus 20 anos de existência.

Quando Mario Tennis (N64) foi lançado há exatos 20 anos no Japão, um novo personagem deu as caras pela primeira vez: Waluigi, a contraparte maligna e hilária de Luigi. Desde sua estreia como tenista no jogo, Waluigi apareceu em vários jogos da Nintendo, mas nunca chegou a protagonizar nenhum deles. Por conta disso, não há muitas informações sobre sua história, além da rivalidade com os irmãos Mario e da parceira com o ganancioso Wario.


Retratado sempre como um alívio cômico, pode-se dizer que ele é tão perverso quanto é desastrado, raramente sendo considerado uma ameaça realmente perigosa. Mas é a sua origem desconhecida e suas características extravagantes que fazem do personagem um dos mais interessantes e misteriosos de toda a série Mario.

Vinte anos de mistério

O fato de que Waluigi surgiu em um spin-off de tênis como a dupla de Wario não revela muito sobre seu passado. Apesar das semelhanças, não existe parentesco confirmado entre os dois. Segundo Charles Martinet, dublador de ambos os personagens, eles são apenas “dois caras legais e malvados que se encontraram”, refutando ainda mais a teoria de que sejam irmãos ou primos.



Desde sua primeira aparição, o objetivo de Waluigi é infernizar a vida dos habitantes do Reino dos Cogumelos, especialmente a de Luigi. O maior questionamento aqui é: por quê? A resposta mais óbvia seria por inveja ou ódio de sua contraparte, mas é só refletir um pouco para perceber que o buraco é um pouco mais profundo do que isso. 

Bowser, por exemplo, sequestra a princesa Peach para ter controle sobre o Reino dos Cogumelos (e talvez por um interesse romântico nada saudável, mas não vem ao caso). Já Wario odeia seu rival pois morre de inveja de sua fama de herói. Mas, e Waluigi? Qual sua motivação para formar alianças com Wario? Por que sentir tanta raiva de um personagem que nem é tão famoso ou poderoso, como Luigi? 



Impossível chegar com certeza a uma conclusão. Logo, o que nos resta é aceitar (e admirar) a natureza caótica e inexplicável do personagem. E, por falar em caos, vale comentar sobre a bagunça que é sua personalidade: ao mesmo tempo em que Waluigi é um reclamão que vive sentindo pena de si mesmo, ele também é um romântico incurável com tendências narcisistas.

Vinte anos de caos

Infelizmente, Waluigi não possui um papel relevante na linha de jogos principais de Mario, e muito menos uma série de jogos própria como seu parceiro Wario. O ápice de sua “carreira” como antagonista foi em Dance Dance Revolution Mario Mix (GC), quando ele libertou a música das Music Keys para trazer o caos ao mundo, hipnotizar “as massas sem ritmo” e ascender ao poder com seus passos de dança. Existe plano maléfico mais caótico do que isso?



No geral, suas aparições são mais marcantes em spin-offs como Mario Kart, Mario Party e os demais games de esporte do bigodudo, como Mario Tennis e Mario Sports. Seus diversos poderes (que também não fazem sentido lógico algum, diga-se de passagem) são revelados nestes jogos ao ativar ações especiais durante as partidas. 

Em Mario Strikers Charged (Wii), por exemplo, Waluigi tem a habilidade de criar vinhas de plantas espinhosas para formar uma parede impenetrável, chamada de Wall-Luigi, enquanto avança com alta velocidade. Neste mesmo jogo ele ainda consegue se teleportar em curtas distâncias para driblar outros jogadores e até mesmo tentar invadir o gol adversário segurando a bola (sim, com as mãos). 



Já em Mario Power Tennis (GC), o personagem consegue criar uma grande porção de água em seu lado do campo e ir nadando até alcançar a bola em seu especial defensivo, ou criar um tornado que atordoa brevemente seu oponente com seu especial ofensivo. Além disso, pode-se notar a força de suas pernas a partir de sua participação como Assist Trophy na série Super Smash Bros., com um simples chute, ele consegue lançar alguns inimigos para fora da arena.

Vinte anos de Waluigi

Mesmo sendo tão irônico e carismático, o potencial de Waluigi não é explorado pela Nintendo, que o valoriza apenas como um alívio cômico. E o pior é que a companhia reconhece isso e usa a obscuridade do personagem como humor em alguns jogos. Um exemplo perfeito ocorre em Super Mario Odyssey (Switch) na descrição do traje desbloqueável que faz referência a Waluigi, alegando que seu chapéu quase não foi usado e sua roupa faz com que Mario queira “espreitar-se nas sombras, esperando seu momento de destaque”.

Ainda assim, a base de admiradores do personagem é enorme, tal como o sonho de muitos jogadores de Super Smash Bros. Ultimate (Switch) que anseiam pela entrada de Waluigi no elenco de lutadores jogáveis. A perfeita representação dessa admiração pelo personagem é o game Psycho Waluigi, um jogo de plataforma desenvolvido por fãs em que Waluigi é o protagonista. Nessa excêntrica aventura ele possui poderes psíquicos capazes de transformar qualquer objeto em projéteis que auxiliam em sua jornada de dominação de alguns reinos, nos quais ele literalmente tira os reis de seus tronos.



E, para finalizar a matéria comemorando os vinte anos do Waluigi, aqui vão 20 fatos curiosos sobre o personagem:
  • Durante o desenvolvimento de Mario Tennis (N64) vários nomes foram considerados antes de “Waluigi”, como “Wa-igi”, “Jeroji” e “Jinani”.
  • O nome japonês de Waluigi, “Waruiji”, é um anagrama para a palavra Ijiwaru, que possui traduções como “malicioso”, “mal-humorado” e “cruel”.
  • A sílaba “WA”, que está presente no nome de Wario e Waluigi, é frequentemente usada como um grito pela dupla.
  • Apesar do seu jeito desastrado, Waluigi é bastante inteligente e possui ótimas habilidades esportivas.

  • O design visual de Wario e Waluigi representa versões caricatas e exageradas das características dos irmãos Mario e Luigi, tanto em altura quanto em peso.
  • De acordo com a tradicional teoria das cores, os trajes de Wario e Waluigi representam otimismo (amarelo) e nobreza (roxo), fazendo um contraste cômico com as verdadeiras personalidades dos personagens.
  • Mesmo sendo o principal antagonista de Dance Dance Revolution Mario Mix (GC), Waluigi não é o boss final, e sim o primeiro. 
  • Waluigi ocupa um papel de antagonista no modo aventura de Mario Tennis Aces (Switch) após ser possuído pela poderosa raquete de tênis Lucien.

  • O dublador de Waluigi, Charles Martinet, também é responsável pelas vozes dos personagens Mario, Luigi, Wario, Baby Mario e Baby Luigi.
  • Mesmo formando uma dupla com Wario, Waluigi nunca apareceu em nenhum dos jogos da série de seu parceiro.
  • Mario Tennis: Power Tour (GBA) é o único jogo em que Waluigi aparece sem a presença de seu parceiro Wario. 
  • Ao contrário de maioria dos personagens humanóides da série Mario, Waluigi não possui uma versão Baby.
  • O guia oficial de Mario Kart: Double Dash!! (GC) relata que Waluigi tem um frequente pesadelo no qual ele se transforma em um Pokémon.
  • Waluigi ganhou uma pista em sua homenagem em Mario Kart DS: a Waluigi Pinball.

  • Mario Kart 7 (3DS) é o único jogo da série Mario Kart, depois de Mario Kart: Double Dash!! (GC), em que Waluigi não é um personagem jogável, mesmo com a presença da pista Waluigi Pinball como uma das retro tracks.
  • O dia 1º de abril é considerado por muitos internautas como o “International Waluigi Day” (Dia Internacional do Waluigi).
  • Tanto Luigi quanto Waluigi possuem um “crush” na Daisy, de acordo com o guia de Mario Party 4 (GC).
  • Ao combinar e equipar os itens W Emblem e L Emblem em Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC) o traje de Mario ficará com as cores do traje de Waluigi.
  • Um dos trajes alternativos de Luigi nos jogos Super Smash Bros. Brawl (Wii), Super Smash Bros. for Nintendo 3DS/Wii U e Super Smash Bros. Ultimate (Switch) possui as mesmas cores do traje de Waluigi.

  • Não, o Waluigi ainda não é um personagem jogável em Super Smash Bros.
Revisão: Jorge Neto

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google