Game Music

Pokémon e The Isle of Armor: a trilha sonora que mescla inovação e tradição

Seja com um tema de fundo cheio de significado ou com uma série de faixas alusivas à disciplina das artes marciais, essa playlist veio para ficar em sua cabeça.

O primeiro pacote de expansão de Pokémon Sword/Shield (Switch) já está entre nós há mais de um mês, e pudemos explorar bastante do que The Isle of Armor tem a oferecer. Seja a vasta expansão da Wild Area ou a breve aventura para conseguir seu parceiro Kubfu, as novidades são várias e trazem consigo algumas poucas faixas para a trilha sonora.


Além de muito diversas, elas trazem como mensagem a inovação da franquia, o espírito de aventura, o ar tropical da ilha e o estilo de luta oriental — um pouco de tudo. Por isso, reunimos os destaques das novas faixas para você curtir e guardar como uma memória que será nostálgica daqui a alguns anos.

Do tradicional ao tropical

Aqui no Blast, já paramos para falar sobre a trilha sonora de Galar e, por isso, não iremos retomá-la. Caso te falhe a memória, ela é intensa e característica, com presença de instrumentos musicais da Inglaterra mesclados a temas modernos e cheios de timbres sintetizados. Em The Isle of Armor temos uma grande mudança nessa abordagem, deixando claro ao jogador que não estamos na mesma Galar do jogo original.

Começamos pelo primeiro tema que é apresentado ao chegar na ilha, background da área externa. Ele apresenta, em seus primeiros trinta segundos, a sensação de uma espécie de transição, usando um tema majoritariamente igual ao da Wild Area. Até aí, a trilha funciona como uma espécie de câmara de descompressão, pedindo ao jogador que se prepare.



Dadas as devidas introduções, chegou a hora: você está na Isle of Armor. O tema que vem a seguir é o mais marcante da ilha e te mostra a nova aventura que você irá viver. Novos instrumentos que quase nunca aparecem em Galar dão as caras, como a flauta de pã, e um ar tropical fica implícito. Esse tema parece vindo diretamente de Alola, não acha?

A faixa, além de animada, não só inova no contexto de Galar, mas também mostra como a franquia passa por uma mudança como um todo. Com o ar de aventura, a melodia representa as diferentes experiências que o jogador poderá viver nos pacotes de expansão, que não mais refazem a mesma trilha com novas notas aqui ou ali, mas acrescentam conteúdo aos jogos principais.

Ainda, o trecho empolgante que chamo de refrão (entre os 30s e 1min10s) muda para outro momento calmo e com ar de mistério (até 1min45s), mostrando que você também encontrará locais diferenciados para explorar e novos Pokémon (inclusive Digglets). Essa faixa é, sozinha, um grande marco para a franquia, dizendo todo o necessário sobre o novo DLC e deixando a vontade de experimentar a próxima expansão. Só há um problema: não sai nunca da cabeça.

Foco e disciplina

Deixando de lado toda a reflexão sobre a inovação e o tema principal do DLC, também podem ser destacadas as faixas relacionadas à aventura do pequeno Kubfu. Assim como em uma jornada de superação nas artes marciais, a trilha sonora traz um aspecto de seriedade e disciplina, com a forte presença de instrumentos musicais orientais e gritos coletivos em alusão aos golpes de luta. A música de fundo do Master Dojo é a melhor representação disso:



Se, por um lado, esse tema é uma amostra do que é completamente tradicional, saiba que alguns outros procuram uma mescla com elementos mais modernos. A música do mestre Mustard é um belo exemplo de como a disciplina associada aos estilos de luta é, também, descompromissada e feita para que o jogador se divirta. Você encontrará um velho respeitoso e sério, mas também rirá muito com ele.



Confesso que encontrei aqui trechos que me lembraram Crash Bandicoot.

Menções Honrosas

Antes de finalizar, acredito que há duas faixas que merecem destaque nesta breve trilha sonora. Ambas são temas de batalha que, mesmo inseridas no contexto da Isle of Armor, nos lembram que ainda estamos jogando Pokémon. A presença desse tipo de memória é muito importante ao longo da jogatina, são como “ganchos” que nos prendem à ideia principal do jogo mesmo que estejamos em um ambiente totalmente diferente do normal.



O primeiro tema é a batalha final do DLC contra o mestre Mustard, que tem muitas referências e semelhanças com outros embates da franquia ao longo dos anos. O interessante é que ele não se esquece de contextualizar com a Isle of Armor, incluindo os sons de golpes coletivos, instrumentos orientais e trechos melódicos referentes ao Master Dojo. Finaliza, portanto, a história com classe.



O segundo tema é o da batalha contra a rival Klara, exclusiva da expansão de Pokémon Sword. Diferente da péssima e confusa música criada para o rival da versão oposta, esse é mais um perfeito lembrete de que ainda estamos em Galar. Ele, de forma alguma, se relaciona com os temas da ilha, sendo muito similar àqueles presentes no continente. Isso se dá pela intensa presença de instrumentos sintetizados e pela melodia animada e de passo rápido. É uma perfeita mescla do moderno com o tradicional, sendo compatível com a situação da própria rival, uma garota contemporânea que vive em meio ao Master Dojo.

A Isle of Armor é, sem dúvida, uma bela adição ao título original. Sua trilha sonora veio para comprovar que Pokémon pode inovar, mesmo que com pequenos passos, deixando de trazer as “terceiras versões” e acrescentando conteúdo inédito. O DLC pode não ter sido do completo agrado de todos os fãs; porém, ao visualizar o contexto, tudo me deixa muito animado para que The Crown Tundra chegue com grandes novidades. Certamente voltaremos a falar da sua excelente trilha sonora que está por vir.


Revisão: Davi Sousa

É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Concordo com o comentário do Pedro,não combinou em nada com a temática inicial.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google