Blast from the Past

Os 15 anos de Mario Kart DS: diversão em quatro rodas e duas telas

Relembre a adrenalina das corridas com Mario e sua turma no Nintendo DS.



Nosso encanador favorito disputa corridas em karts com sua turma desde 1992 em Super Mario Kart (SNES). Desde então, Mario e seus amigos se aventuraram em várias pistas de corrida diferentes, mas foi exatamente há 15 anos que Mario Kart DS foi lançado para o console portátil de mesmo nome.


Trazendo de volta a jogabilidade tradicional da série, que foi substituída por corridas em duplas no antecessor Mario Kart Double Dash!!, o game lançado em 2005 conta com 12 personagens jogáveis, 32 pistas de corrida e um modo de jogo único que contém missões bastante criativas inspiradas em Super Mario 64 DS.

Ação e desafio sobre quatro rodas

Mesmo com uma premissa bem semelhante aos demais games da franquia Mario Kart, a edição para DS apresenta várias novidades interessantes. Enquanto algumas dessas adições fizeram sucesso a ponto de continuar aparecendo nos próximos jogos, como o Retro Grand Prix, outras são exclusivas do jogo, mas nem por isso deixam de ser menos impactantes, como o inusitado modo Missions.




No que diz respeito aos demais modos de jogo, Mario Kart DS segue a tradicional divisão da série:
  • Grand Prix: um jogador compete com outros sete corredores controlados pela CPU em um dos oito grupos predeterminados de pistas. Enquanto os quatro primeiros circuitos são compostos por pistas originais, os outros quatro marcam a estreia das fases “retrô” na série, ou seja, pistas que já apareceram em jogos anteriores.
  • Time Trial: um jogador testa suas habilidades em determinada pista para conseguir terminar o percurso em menor tempo possível, com a possibilidade de correr ao lado de fantasmas que repetem sua melhor corrida anterior.
  • VS: os jogadores selecionam seus karts para competir em grupos de até oito jogadores, tanto individualmente quanto em equipes. É possível que até oito pessoas joguem utilizando um único cartucho a partir do Download Play local, entretanto todos os personagens são variações de Shy Guy e só é possível escolher entre dois conjuntos de pistas (Mushroom Cup e Shell Cup).


  • Battle: dividido em Balloon Battle e Shine Runners, esse modo de jogo não consiste em corridas, mas sim em batalhas de itens e coleta de recursos. Enquanto em Balloon Battle os jogadores lutam para manter seus balões ilesos, em Shine Runners a meta é coletar o maior número de Shine Sprites possível.
  • Missions: esse modo é a “cereja do bolo” exclusiva de Mario Kart DS, em que o jogador deve completar algumas séries de missões temáticas com personagens pré-selecionados. Essas missões possuem objetivos como coletar moedas, derrotar inimigos e até mesmo batalhar contra chefões que aparecem também em Super Mario 64 DS. 

Uma imensidão de conteúdo em duas telas

A grande variedade de opções em Mario Kart DS não está apenas nos modos de jogo, mas também na diversidade dos personagens e na customização dos karts disponíveis. Com um elenco de doze corredores jogáveis (sem contar o Shy Guy) divididos por peso: leve, médio e pesado, o jogo ainda conta com três veículos criados para cada um deles. Fato curioso: Mario Kart DS é o único Mario Kart em que R.O.B. é um personagem jogável.

Originalmente apenas dois desses automóveis estão desbloqueados: um kart exclusivo e outro padrão. Ao completar os quatro conjuntos de pistas originais - grupo que recebe o nome de Nitro Grand Prix no jogo - em 100cc com troféu de ouro, o jogador libera um segundo kart exclusivo para cada personagem. O interessante é que mesmo com a “exclusividade” desses karts em relação a seus personagens originais, é possível fazer com que qualquer veículo possa ser utilizado por qualquer corredor ao terminar com ouro em todas as copas de 150cc e no Mirror Mode.




Vale mencionar que entre os atributos de cada kart estão: Speed (Velocidade), Acceleration (Aceleração), Weight (Peso), Handling (Manuseio/Controle), Drift (estabilidade dos veículos ao fazer drifting nas curvas) e Items (chances de ganhar itens melhores). Já em relação à velocidade das corridas existem quatro opções selecionáveis: 50cc, 100cc, 150cc e o Mirror Mode, que espelha o percurso das pistas enquanto mantém a velocidade e dificuldade das corridas em 150cc. 

Mais do que um simples spin-off de corrida 

Com um equilíbrio perfeito entre inovação, praticidade e nostalgia, Mario Kart DS era um jogo indispensável nos tempos de ouro do Nintendo DS. A portabilidade do console somada com uma imensidão de conteúdo desbloqueável, gráficos impressionantes para a época e uma jogabilidade acessível, divertida e frenética fazem do jogo uma verdadeira obra-prima dos jogos de corrida. Entre tantos aspectos positivos, nem mesmo os eventuais glitches presentes no game causaram um impacto negativo na crítica e na recepção do jogo, que foi um verdadeiro sucesso de vendas no DS.




Para complementar, alguns pequenos detalhes técnicos como o uso criativo do microfone para inflar os balões em Balloon Battle e a interface completa e intuitiva da segunda tela durante as corridas apenas melhoram a experiência, deixando aquele gostinho de que não haveria console melhor para o jogo ser lançado. Além disso, as referências a outros jogos e personagens incluídas nos karts exclusivos, nas pistas de corrida e nas missões (principalmente nas Boss Battles) tornam o game ainda mais especial e nostálgico. 

Dessa forma, pode-se dizer que Mario Kart DS é muito mais do que um simples spin-off de corrida que pode ser jogado em qualquer lugar. O game é uma desafiadora e divertida celebração da série Mario por meio de competições de kart, em que cada elemento do universo do bigodudo se encaixa perfeitamente no conjunto da obra.

Revisor: Felipe Fina Franco

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google