Vem aí

Prévia: Puyo Puyo Tetris 2 (Multi) promete resgatar a diversão em dose dupla

Dois importantes mundos dos jogos puzzle convergem novamente.




Conforme a passagem dos anos, alguns gêneros de jogos antes populares acabaram descendendo e abrindo espaço para que outros pudessem brilhar, quase que em uma forma cíclica e que ainda se repetirá mais vezes. No entanto, um gênero que conseguiu manter um certo status de relevância desde seu surgimento é o de jogos puzzle, ou jogos de quebra-cabeça.

Os motivos para tal efeito podem até render uma discussão própria, porém, para resumir, podemos classificar dois principais: acessibilidade e apelo ao público casual. Puyo Puyo Tetris 2, um novo jogo do gênero, é digno de nossa atenção pois não só une estes motivos como também interliga duas principais franquias do espectro.

Após experimentos solo de ambas as franquias, como o battle royale de Tetris ou o jogo voltado somente aos e-sports de Puyo Puyo, os dois mundos colidem novamente em uma sequência do crossover de 2014. Será que a aventura conseguirá adicionar novas profundidades às séries ou veremos só mais um “repeteco” do primeiro?

O mundo de Tetris




Tetris é um caso de franquia que dificilmente alguém nunca ouviu falar, já que sua popularidade imensa chega até mesmo às massas populares. Seu surgimento ocorreu na década de 80, marcando presença inicialmente em computadores pessoais da época como o Commodore 64. Entretanto, foi em sua versão para o Game Boy que o jogo conseguiu maior destaque, vendendo por volta de 35 milhões de unidades e consagrando-se como um dos produtos mais importantes do sistema.

A jogabilidade de Tetris foi certamente o fator essencial para seu sucesso: ela consiste em manipular blocos de diferentes formas geométricas — conhecidos como tetrônimos —, caindo do topo até o chão em uma área bidimensional. A ideia é utilizar esses elementos para criar linhas horizontais e eliminar a maior quantidade de blocos possível, evitando que eles cheguem até o topo e a partida se encerre.




Ao cair os tetrônimos, você pode rotacioná-los ou até mesmo reservar algum para utilizar depois. Durante a jogatina, o foco é tentar limpar as fileiras o mais rápido possível, como forma de ganhar mais pontos para seu score. O ato de limpar quatro fileiras horizontais com um bloco em formato de I é chamado de “Tetris”, rende mais pontos e é o que deu nome ao jogo. 

Desde sua estreia, inúmeras versões de Tetris sucederam-se com o passar dos anos. A franquia passou pelos mais diversos consoles e por diversas misturas em sua fórmula, como os recentes Tetris 99 (Switch) e Tetris Effect (Multi), uma experiência battle royale e em realidade virtual, respectivamente. Puyo Puyo Tetris (Multi) também entra nesta categoria, pois não só adicionou uma nova visão à série, como também serviu para gerar um aumento de popularidade à franquia parceira deste crossover.

O mundo de Puyo Puyo




Puyo Puyo, diferentemente de Tetris, não é uma franquia tão reconhecida pelo público. Jogadores, no geral, conheceram primeiramente a série pelo Dr. Robotnik Mean Bean Machine (Mega Drive) ou Kirby Avalanche (SNES), dois jogos que unem as mecânicas de Puyo Puyo com elementos de Sonic e Kirby, respectivamente. Porém, nenhum dos dois conseguiu atingir um enorme sucesso e a série manteve-se por muito tempo como um nicho japonês.

A jogabilidade de Puyo Puyo é um pouco diferente de Tetris, apesar de se tratar ainda de um jogo puzzle de manipulação de peças com profundidade o suficiente para ser fácil de aprender, porém difícil de dominar (conceito de easy to learn, hard to master). O objetivo é movimentar os puyos — blocos arredondados similares a slimes — que caem na arena bidimensional do jogo, priorizando a formação de grupos de quatro ou mais puyos da mesma cor para realizar o que é chamado de Pop.




As partidas normalmente são batalhas em que há um oponente a ser derrotado e é por causa desta dinâmica que os Pops se tornam fundamentais. O jogo permite que você realize cadeias de Pops, a partir de um ou mais puyos que tenham caído sobre outro grupo de blocos de mesma cor, e, ao realizá-las, o adversário recebe em sua arena puyos solidificados que podem dificultar seu desempenho. A partida se encerra quando um dos dois atinge o topo, similar a Tetris.

A franquia, apesar de ainda não muito popular, ganhou um pouco de força após início dos anos 2000 com alguns títulos produzidos pela SEGA, detentora dos direitos da série a partir deste período. Este aumento de força iniciou-se com Puyo Puyo Fever (Multi), com o jogo inclusive chegando para múltiplos sistemas, porém aumentou exponencialmente com o Puyo Puyo Tetris original nos primeiros anos da década de 2010. Inclusive, a vindoura existência da sequência deste crossover prova o quanto esta série conseguiu crescer e ampliar seu nicho.

A nova colisão dos dois mundos




Ao notar o quão cativante e divertidas estas séries podem ser, podemos afirmar que a união de Puyo Puyo e Tetris dificilmente não funcionaria. O primeiro jogo conseguiu entrelaçar os dois mundos de forma a adicionar novas profundidades para ambas as jogabilidades e conseguiu tornar alguns jogadores, que gostavam de apenas uma ou outra franquia, fãs de ambas ao mesmo tempo.

A sequência de Puyo Puyo Tetris promete continuar com o mesmo espírito e isso já é notável com o retorno de todos os modos que fizeram presença no predecessor. Temos o retorno do modo Fusion, onde puyos e tetrônimos são utilizados na mesma arena em uma intercalação maluca, e o Swap, no qual duas partidas distintas de cada jogabilidade ocorrem também entre alternância. Há também o modo Big Bang, voltado para a resolução de puzzles em blocos já montados, e o modo Party, em que há a possibilidade de utilizar itens para atrapalhar o adversário ou beneficiar a si próprio.




Recebemos a oportunidade de jogar antecipadamente o jogo e, com isso, tive a chance de experimentar um pouco do novo modo história, mais precisamente o primeiro mundo dele. A progressão ocorre em um mapa em formato de tabuleiro e cada “fase” trata-se de uma batalha de Puyo ou Tetris contra algum personagem. Conforme avança, você pode se deparar com novos personagens entrando para sua equipe e interagindo em pequenas cenas de diálogo. A trama que ocorre aqui é bem simplória, porém consegue entreter e não sai do tom do jogo.

A grande novidade prometida desta sequência são as Skill Battles. Há uma no primeiro mundo do modo história e é bem interessante o toque inspirado por RPGs que foi colocado aqui. Nessas batalhas, você deve compôr um time de personagens que possuem funções próprias, seja ela aumento de ataque, defesa ou até mesmo formas de recuperação de vida, e derrotar o time adversário diminuindo por total sua barra de HP. A progressão no modo aventura também possibilita que seus personagens subam de nível e melhorem seus atributos.




Este modo principal também permite o desbloqueio de novos personagens e até mesmo desbloqueio de músicas que podem ser tocadas durante as partidas. Além disso, há um incentivo em refazer as fases por meio de um sistema de rank, que vai de uma a três estrelas, e normalmente envolve requisitos específicos como terminar a fase em um certo tempo.

Mais do mesmo ou versão definitiva?

Puyo Puyo Tetris 2 é aquele tipo de sequência que toma uma direção mais segura, já que a promessa é de um jogo que seja apenas aditivo ao conteúdo original. Ao levar isso em conta, existe uma possibilidade do jogo cair na mesmice, mas, considerando que o core das jogabilidades de Puyo Puyo e Tetris estão presentes, dificilmente os fãs mais assíduos ficarão decepcionados. No melhor dos casos, o jogo pode se sair como uma “versão definitiva” do crossover.

Aos que estão ansiosos e curiosos, há diversas opções de versões tanto de Puyo Puyo quanto de Tetris pelo mercado para aliviar a espera até a sequência lançar. Uma dica pessoal é o próprio Puyo Puyo Tetris original, disponível com uma versão demonstrativa gratuita no Nintendo Switch.
Puyo Puyo Tetris 2 — PS4/PS5/XBO/XSX/Switch/PC
Desenvolvedora: SEGA
Gênero: Puzzle
Lançamento: 8 de Dezembro de 2020
Expectativa: 4/5
Revisão: João Gabriel Haddad

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google