Jogamos

Análise: Root Double -Before Crime * After Days- Xtend Edition (Switch): um excelente mistério de ficção científica

Preso em um laboratório, um grupo de pessoas terá que se esforçar para encontrar uma saída.

Root Double -Before Crime * After Days- Xtend Edition é uma visual novel sci-fi de mistério desenvolvida pela Regista. A empresa foi fundada pelo diretor do jogo, Nakazawa Takumi, que foi um dos responsáveis pela clássica série Infinity (Never7, Ever17 e Remember11) junto com Kotaro Uchikoshi (AI: The Somnium Files, série Zero Escape) e outros membros da já extinta KID.

O jogo conta a história de um grupo de pessoas presas em um laboratório conhecido por seus experimentos nucleares. Com um sistema único de decisões e um mistério instigante que gira em torno das motivações e conexões entre os personagens, a obra é um interessante exemplar do gênero.

Procurando uma saída

No total, Root Double é dividido em quatro rotas separadas. Inicialmente, é possível explorar a perspectiva do socorrista Watase Kasasagi em Root After ou a do garoto Natsuhiko Tenkawa em Root Before. As duas histórias se complementam, mas a ordem pode ser escolhida à vontade pelo jogador.

Os finais verdadeiros de ambas são necessários para desbloquear uma curta rota chamada Root Current, que explica alguns dos eventos que nos levaram ao ponto atual da trama. Com ela concluída, é a hora de explorar o titular Root Double, com a conclusão explosiva da história oferecendo respostas para várias questões que o jogo havia apresentado até ali.

Tanto os dois protagonistas quanto uma variedade de outros personagens estão presos no LABO, um conhecido laboratório nuclear da cidade de Rokumei. Após uma série de explosões, o lugar agora está completamente fechado, sendo impossível a entrada e a saída de qualquer um. Em meio a misteriosos eventos e dúvidas crescentes, o grupo precisará se esforçar para sobreviver.

De forma geral, o mistério tem vários elementos interessantes, em especial pelo drama dos personagens estarem presos e pelo contexto de ficção científica. Várias reviravoltas acontecem ao longo do jogo, fazendo com que certos acontecimentos estranhos sejam melhor explicados mais para frente. Além disso, todos os personagens têm motivações e backstories interessantes, que são muito bem abordadas.

No entanto, há também alguns trechos repetitivos. Como lidamos com a perspectiva de dois protagonistas e a história dos outros personagens que estão presentes, há alguns momentos que são exatamente a mesma coisa vista por um ângulo apenas um pouco diferente, o que pode ser enfadonho.

Afinal, Root Double é um jogo extenso. Apenas para avançar por toda a história e alcançar o final da última rota, gastei por volta de 70 horas. Nesse tempo estão inclusos apenas alguns dos finais alternativos que o jogo tem a oferecer, usualmente levando à morte dos personagens.

Mistério, tensão e atmosfera

A situação tensa de estar preso em um laboratório em que a morte e a desconfiança pairam no ar é bem trabalhada não apenas no roteiro, mas também na trilha sonora. Ela conta com uma variedade de músicas que se adequam constantemente ao tom da obra, reforçando a sensação soturna de pesar e desolação dos momentos mais sérios, e o senso de bravura e esforço para ultrapassar a crise durante os pontos-chave de resolução.

Em particular, The Brave Decision, Approaching Death, Psychological Warfare, Pose the Question to this World, The Truth is Revealed e Memento Mori são algumas músicas que contribuíram bastante para a minha experiência. Ao escutá-las, até me lembro de ocasiões específicas da trama em que elas tocaram.

Visualmente falando, praticamente todas as cenas relevantes da trama são adaptadas no tradicional formato CG (ou seja, ilustrações especiais para a ocasião). Já nos momentos em que os sprites dos personagens são usados, além das mudanças de expressão, há movimentação labial. Todas as cenas de diálogo possuem vozes exclusivamente em japonês.

Os cenários também são bastante detalhados. Em particular, uma coisa que pode chamar a atenção é o uso de pequenas animações. Algumas áreas passam por incêndios durante o jogo e um filtro é aplicado à tela para fazer com que as chamas ofereçam a sensação de movimento. Todos esses detalhes ajudam a dar vida às cenas.

Outro aspecto fundamental do jogo é o seu mecanismo de decisão, que é diferente do usual ao gênero. Ao invés de ter apenas um conjunto de escolhas, Root Double utiliza o sistema de Senses Sympathy. Com ele, o jogador direciona as emoções dos protagonistas em relação aos seus potenciais aliados.

Uma barra para cada personagem relevante de uma cena é apresentada, sendo necessário escolher uma quantidade de emoção. No mínimo, o protagonista provavelmente desconfia do aliado ou toma uma atitude que não o leva tanto em consideração. Já no máximo, isso implicará em fazer algo pensando naquele personagem. 

Em algumas ocasiões, é necessário definir o valor emocional que o protagonista sente em relação a vários personagens ao mesmo tempo. A lógica por trás disso é bastante abstrata e pode ser confusa em um primeiro momento, mas é um experimento interessante de manipular os personagens sem ter exatamente certeza de que aquilo dará o resultado esperado.

O que ajuda esse método a não ser muito frustrante é o fato de que todo final ruim realizado apresenta uma indicação clara do que fazer para contornar a situação. Basta então aproveitar o save e fazer a escolha correta para poder avançar. O jogo ainda conta com 100 slots de autosave, facilitando esse processo.

Por fim, gostaria apenas de destacar dois pequenos problemas do jogo. O primeiro é que há alguns raros erros de digitação. Considerando que o lançamento original do título em inglês (para PC) foi em 2016, acredito que eles já poderiam ter sido corrigidos. O outro é que a tela de toque do Switch é aproveitada apenas parcialmente, não funcionando nos menus. Nenhum dos dois é um grande problema, mas deveriam ter sido evitados.

Um instigante mistério

De forma geral, Root Double -Before Crime * After Days- Xtend Edition é um jogo instigante de mistério. A atmosfera tensa e a complexidade dos personagens são alguns de seus pontos fortes e o sistema único de decisões é experimental de uma forma rica para o gênero, mas evita se tornar inconveniente. Mesmo os trechos repetitivos da história não são o suficiente para enfraquecer a obra, que é uma excelente adição à biblioteca do Switch.

Prós

  • Mistério instigante com duas perspectivas;
  • As motivações dos personagens são bem abordadas ao longo da obra;
  • Atmosfera tensa reforçada pela trilha sonora;
  • Movimentação labial e pequenas animações dão vida às cenas;
  • Ao alcançar um final ruim, são apresentadas indicações claras de como proceder;
  • O sistema de Senses Sympathy é um método único de decisão.

Contras

  • Muitos trechos repetitivos de história;
  • Alguns pequenos errinhos de digitação em ocasiões bem raras;
  • Tela de toque inútil nos menus.

Root Double -Before Crime * After Days- Xtend Edition — Switch/PC/PS Vita — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Sekai Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google