Miyamoto comenta o porquê da Nintendo não explorar temas como tristeza, perdas e luto nos jogos

Em uma recente entrevista, o famoso criado de Mario comentou as escolhas de temas da empresa ao desenvolver seus jogos.




Entrevistado pelo jornal The New Yorker, o famoso desenvolvedor Shigeru Miyamoto, pai do Super Mario e de tantos outros clássicos da Nintendo, comentou diversos pontos sobre a Big N e como ele espera tornar o mundo melhor através de seus jogos.


Quando questionado sobre não abordar temas considerados pesados ou sérios nos jogos da Nintendo, ele comentou sobre o que considera importante para o tipo de mídia que são os videogames:
NY: "Por falar em novas experiências, cada vez mais criadores de jogos estão interessados ​​em explorar temas de tristeza, perda e luto. Isso é algo que seus jogos têm evitado principalmente, talvez por causa das origens da Nintendo como fabricante de brinquedos, seu foco em fazer coisas para crianças. Você se arrepende de não ter a oportunidade de explorar esses temas em seu trabalho?"

SM: "Os videogames são uma mídia ativa. Nesse sentido, eles não exigem emoções complexas do desenvolvedor; são os jogadores que pegam o que damos a eles e respondem de suas próprias maneiras. Emoções complexas são difíceis de lidar na mídia interativa. Estive envolvido com [produção de] filmes, e a mídia passiva é muito mais adequada para lidar com esses temas. Com a Nintendo, o apelo de nossos personagens é que eles unem famílias. Nossos jogos são projetados para proporcionar uma sensação calorosa; todos podem aproveitar seu tempo jogando ou assistindo.

Por exemplo, quando eu estava jogando com meu neto recentemente, toda a família estava reunida em torno da televisão. Ele e eu estávamos focados no que estava acontecendo na tela, mas minha esposa e os outros estavam focados na criança, gostando de vê-lo aproveitando o jogo. Fiquei muito feliz por termos conseguido produzir algo que facilitou esse tipo de experiência comunitária. Esse é o cerne do trabalho da Nintendo: trazer sorrisos aos rostos dos jogadores. Então, eu não tenho nenhum arrependimento. Se alguma coisa, eu gostaria de ter proporcionado mais alegria, mais risos."

Estudante de Sistemas da Informação que gostaria de aprender todas as línguas existentes, mal sabendo lidar com as duas que já fala. Descobriu seu amor pela Nintendo ao conhecer Super Mario 64 e desde então nunca mais largou os cogumelos, karts e rúpias que encontrou em seu caminho.


Disqus
Facebook
Google