Executivos da Microsoft contam que empresa tentou comprar a Nintendo em 2000

Proposta teria causado gargalhadas nos representantes da Big N.

Em entrevista para a Bloomberg, diretores da Microsoft falaram sobre o dia em que a empresa teria feito uma oferta para adquirir a Nintendo. De acordo com a matéria, a Microsoft estava buscando desenvolvedoras para participarem dos planos do primeiro Xbox em 2000. Entre essas empresas contatadas, estavam a Nintendo e a EA.


Os executivos Kevin Bachus e Bob McBreen falaram que a EA tinha achado a ideia um tanto sem-noção, argumentando que os produtores da Microsoft não sabiam como fazer um videogame. Da mesma forma, a conversa com a Nintendo não foi das melhores, que "riu muito" do acordo da possível compra. 
 
Olha só alguns trechos traduzidos da matéria publicada na Bloomberg em comemoração aos 20 anos do Xbox:
Kevin Bachus: Steve Ballmer (CEO da Microsoft) disse para irmos se encontrar com a Nintendo e ver se eles considerariam a compra. Eles só riram muito. Tipo, imagine uma hora inteira de alguém simplesmente rindo muito de você. Foi mais ou menos assim que terminou aquele encontro"

Bob McBreen: Na verdade, nós recebemos a Nintendo em nosso escritório em janeiro de 2000 para tratar de detalhes de um empreendimento, em que mostraríamos os aspectos técnicos do Xbox. O hardware da Nintendo era ruim comparado ao Sony PlayStation. Então a ideia era: "Assim, vocês são muito melhores quando se trata de jogos, com Mario e os outros. Por que vocês não deixam a gente tomar conta do hardware?" Porém, não deu certo.
Os executivos também comentaram que a Nintendo não costuma falar sobre esse tipo de interação com outras companhias, e por isso a história ficou escondida por tanto tempo. Na mesma entrevista, Steve Ballmer disse que costumava amar a Big N e suas franquias. Será que parou de amar depois desse episódio?


Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.


Disqus
Facebook
Google