Dicas e Truques

Pokémon Sword/Shield (Switch): Como montar uma equipe de Sunny Day para o VGC

Pegue sua cadeira de praia, guarda-sol, uma água de coco e protetor solar porque está prestes a ficar bem quente no universo Pokémon.

Seguindo a ordem dos climas e aproveitando que estamos no verão, o Sunny Day surgiu na segunda geração dos monstrinhos de bolso e foi, aos poucos, ganhando recursos para se tornar uma poderosa condição climática e que é, de certa forma, subestimada por conta dos tipos que mais se beneficiam do clima.

A seguir, iremos explicar como funciona essa condição e exemplos de Pokémon que podem se beneficiar dela e que farão parte da equipe em algum momento. Boa leitura!

O que é o Sunny Day

As equipes de Sunny Day ganharam destaque na quinta geração dos monstrinhos de bolso por possuírem um imenso poder e pouco espaço para resposta, pois sua composição é de natureza ofensiva e poucos Pokémon conseguem sobreviver às investidas constantes. O termo “Sunny” é traduzido como “Ensolarado” e, portanto, fortes raios brilham durante a partida favorecendo sua equipe.

Groudon e seu sol escaldante na série Advance

A condição pode ser ativada através da habilidade Drought, do golpe Sunny Day ou pelo golpe Max Flare, com duração fixa de cinco turnos e podendo ser aumentada para até oito através do item Heat Rock. Quando em batalha, o Sol Intenso possui os seguintes efeitos:

  • Aumenta o poder de golpes do tipo FIRE em 50%;
  • Reduz o poder de golpes do tipo WATER em 50%;
  • Os golpes Thunder e Hurricane agora possuem 50% de precisão (normalmente é 70%);
  • O golpe Weather Ball torna-se do tipo FIRE e tem seu poder dobrado;
  • Um Pokémon com a habilidade Flower Gift tem o Attack e Sp. Defense aumentados em 50%, inclusive do parceiro;
  • O golpe Growth aumenta o Attack e Sp. Attack em dois níveis ao invés de apenas um.

Um dos pontos que merecem atenção em uma equipe baseada nessa condição climática é que, diferente da chuva, há uma diversidade maior de tipos que podem ser utilizados, ou seja, é como se existissem vários “sub times” dentro de uma mesma equipe. Por conta disso, as equipes de Sunny Day tendem a ser muito ameaçadoras justamente por cobrir uma alta gama de tipos, logo, times oponentes neutros, que não se baseiam em climas, podem ser derrotados em poucos turnos.

Sendo assim, é natural que um time de Sunny Day não tenha só Pokémon do tipo FIRE, afinal, com o dano do tipo WATER reduzido, tipos como ROCK e GROUND são ótimas pedidas para essas equipes por cobrirem as fraquezas principais da equipe. Ainda, o tipo GRASS será visto com frequência, até porque, as plantas naturalmente se beneficiam da luz solar e no universo de Pokémon, a biologia também é levada em conta em vários aspectos.

Utilização do sol no anime

Como montar uma equipe de Sol Intenso

Assim como nos times de Rain Dance, os times de Sunny Day não eram muito comuns antes da quinta geração, pois o único Pokémon capaz de aprender a habilidade Drought era o poderoso Groudon, mascote da versão Ruby. Contudo, nos dias de hoje, temos mais opções e cada uma delas faz parte de uma estrutura diferente quando juntamos as peças.

Para facilitar o entendimento sobre como montar uma equipe baseada nessa condição climática, seguiremos o seguinte modelo: Ativador, Atacante, Suporte e Abusador.

Ativador

Essa posição merece toda a atenção, pois é o Pokémon responsável por habilitar a condição climática, o coração da equipe, concedendo o bônus instantâneo para seu time e pode desempenhar outro papel, seja de atacante ou de abusador. Atualmente, temos três Pokémon capazes de ocupar esta posição: Ninetales, Torkoal e Groudon — nota-se, contudo, que o Pokémon lendário ainda não está habilitado para participar das batalhas VGC.

De cara, podemos perceber algumas diferenças básicas entre a raposa de nove caudas e o carvão cheio de fumaça. O Ninetales possui diversos golpes de suporte, como Hypnosis, Fake Tears e Will-O-Wisp, além de uma Speed que, na maioria das vezes, é superior à do adversário. Sendo assim, o Pokémon de Kanto é tanto um ativador como suporte. Entretanto, não pense que é somente isso: com acesso a golpes como Heat Wave, Solar Beam e Fire Blast, seu dano será beneficiado por seu próprio Sunny Day, transformando-o em uma excelente opção.

Já o Torkoal funciona mais como um atacante lento que defende muito bem, já que sua base de Defense é incrível. Mesmo tendo pouca Speed e um movepool menor que o do Ninetales, o Pokémon de Hoenn se destaca por ter acesso ao Eruption, que causa dano nos dois oponentes em campo com base na porcentagem de HP atual do monstrinho, ou seja, conforme o Pokémon que usa Eruption vai perdendo vida, o valor base de ataque do golpe diminui.  

Atacante ou Sweeper

Logo em seguida, temos os Pokémon responsáveis por causar grandes quantidades de dano e nocautear os oponentes. Em times especializados no Sunny Day, a grande maioria pertence aos tipos FIRE e GRASS, sendo o primeiro por razões óbvias e o segundo por aproveitar muito o bônus em virtude de diversas habilidades e golpes operarem em sua totalidade sob esse efeito.

Outro fator importante é que a maioria dos Pokémon que podem ser vistos em times com essa característica estão na Pokédex base de Galar. Ou seja, os pacotes de DLC da Isle of Armor e Crown Tundra apenas completaram o que já era bom. Seguem exemplos de atacantes em um time de Sunny Day:

Charizard

O Pokémon inicial do tipo FIRE de Kanto é um dos — senão o melhor — Pokémon para se utilizar em times de Sunny Day. Por conta de seu tipo, seus ataques de STAB recebem um aumento considerável de dano e podem ficar ainda mais fortes se utilizarmos a habilidade Solar Power. Ainda que haja uma perda de HP ao final de cada turno, nada se compara ao poder ganho pelo “dragão” de fogo. Um detalhe interessante do Charizard é que todo o seu kit funciona muito bem em Double Battles, já que o golpe Max Airstream aumenta sua Speed e a de seu colega, isso sem citar seus golpes de cobertura como Solar Beam e Scorching Sands.

Venusaur

Outro inicial de Kanto que funciona muito bem nessa condição. Nosso querido Venusaur é um dos mais importantes Pokémon do tipo GRASS que podemos ter não só porque ele pode usar e abusar muito bem o Sunny Day, mas também por ter o tipo POISON como secundário, vencendo assim as temidas fadinhas. Contando com golpes de suporte como Sleep Powder, certamente atacará primeiro sob o efeito do clima, incapacitando ameaças em potencial. Por conta do efeito climático, o golpe Growth irá dobrar seus stats ofensivos, transformando-o em um verdadeiro monstro.

Shiftry

Similar ao Venusaur, o Shiftry também conta com um tipo secundário de muita utilidade, uma vez que os golpes do tipo DARK são transformados em Max Darkness, que reduz a Sp.Defense do alvo e do aliado dele, ou seja, facilita o trabalho de Pokémon como Torkoal e Charizard, que geralmente são voltados para o lado do atributo Special. Com acesso a golpes como Fake Out e Icy Wind (é, ele pode) o Shiftry pode ser um Pokémon de suporte ofensivo, que causa dano e ainda contribui para que seu time tenha o controle da velocidade da batalha, tanto em seu lado do campo como do oponente.

Suporte

Como o próprio nome diz, os Pokémon de suporte ao Sunny Day são aqueles que garantem a permanência do sol e barram as ameaças adversárias. Em suma, sua função é basicamente eliminar ou incapacitar os adversários e ainda se aproveitam de alguma forma a condição climática.

Rhyperior

Parece estranho um Pokémon como o Rhyperior em uma equipe de Sunny Day, mas por conta do efeito climático, sua fraqueza ao tipo WATER é reduzida e, se somarmos à sua habilidade, Solid Rock, a redução de dano é ainda maior. Outro ponto interessante do Rhyperior é a sua capacidade de jogar contra a condição Sandstorm, pois por ser também do tipo ROCK, sua Sp. Defense é aumentada em 50% e ainda pode causar dano dobrado tanto no Tyranitar como no Excadrill, já que tem GROUND como tipo secundário.

Cresselia

Outro Pokémon que parece não combinar muito bem com esse padrão de jogo é a Cresselia. Conforme dito anteriormente, alguns golpes de recuperação, como Moonlight, passam a restaurar 66% do HP total do monstrinho quando o efeito do Sunny Day estiver ativo. Pois bem, temos aqui um exemplo de um Pokémon do tipo PSYCHIC muito defensivo e que pode se recuperar bem mais do que a maioria enquanto consegue suprimir a velocidade dos adversários, seja com Icy Wind ou Thunder Wave.

Abusador ou Weather Abuser

Aqui é simples: todos Pokémon do tipo FIRE, como Entei, Heatran e Cinderace são ótimas adições por aproveitarem o bônus de dano e por terem uma cobertura neutra muito boa. O coelhinho é, sem dúvidas, um dos melhores nesse quesito em virtude de sua nova habilidade, Libero, que o transforma em um Pokémon do tipo do golpe que ele vai usar.

Com isso, fica mais difícil saber o que ele vai fazer. Ainda que seja do tipo FIRE e, com certeza, irá utilizar em algum momento um golpe desse tipo, sua forma Gigantamax é muito perigosa, já que seu golpe assinatura ignora as habilidades dos adversários e, com isso, mesmo que o oponente tenha Flash Fire, será alvejado com muito dano.

Como se proteger do sol intenso

Por mais forte e ameaçadora que seja essa condição climática, há algumas formas confiáveis de se acabar com essa estratégia, são elas:

Trick Room

Se o intuito do sol é permitir que seu Pokémon ataque com força e rapidez, inverter a ordem do ataque por meio da velocidade é algo com que os times de chuva mais sofrem. Em geral, os Pokémon que compõem uma equipe de Trick Room são defensivos e aplicam grandes quantidades de dano. Porém, tenha cuidado: Pokémon como Torkoal são excelentes quando há este efeito em campo, portanto, use com sabedoria;

Prankster + Tailwind

Essa dupla garante o mesmo bônus de velocidade que a combinação Drought + Chlorophyll, só que com um detalhe importante: toda a equipe é afetada pelo aumento do Tailwind; ou seja, os Pokémon do time de sol intenso que não possuem a habilidade Chlorophyll poderão ser ultrapassados e derrotados, criando pequenas brechas nas defesas até que não seja mais possível vencer a partida somente com o clima;

Cloud Nine

Esta habilidade cancela qualquer efeito climático em campo enquanto estiver presente na batalha. Dessa forma, a velocidade não será dobrada para usuários de Chlorophyll, Solar Beam agora requer novamente um turno de recarga e outras habilidades que também dependem do sol intenso para funcionar estarão temporariamente inoperantes;

Max Moves

Com a chegada do Dynamax, vieram os Max Moves, dos quais quatro ativam as condições climáticas. Ainda que os golpes do tipo FIRE ativem o Sunny Day, os golpes do tipo WATER, ROCK e ICE ativam Rain Dance, Sandstorm e Hailstorm, respectivamente. Com isso, não é fácil garantir que o clima será mantido por muito tempo, havendo uma troca constante que prejudica algumas condições de vitória;

Flash Fire

Esta habilidade é um problema para as equipes de Sunny Day, pois seu portador torna-se imune aos golpes do tipo FIRE e ainda aumenta o dano dos golpes desse tipo utilizados por ele. Logo, estamos alimentando um poder de fogo que poderá ficar fora de controle bem rápido. A dica é ter cuidado com golpes que acertam ambos os adversários — no intuito de evitar o que carrega a habilidade — e prever algumas trocas, evitando que o golpe utilizado seja anulado.

Tenha sua própria condição climática

Pior do que tudo isso que falamos até agora é se o seu adversário também tiver uma equipe de clima, especialmente se ele for diferente. A dica aqui é controlar a entrada do ativador adversário e eliminá-lo o mais rápido possível para que o seu próprio possa estabelecer o clima da batalha. Essa prática é conhecida como a Guerra dos Climas, ou Weather War, no meio competitivo.

Andando na luz do sol

Completas e poderosas, assim podemos resumir muito bem as equipes de Sunny Day. Além de pressionar ofensivamente seus oponentes, a diversidade de tipos presentes também é um fator que agrega o potencial defensivo do time, uma vez que é mais difícil neutralizar diversos tipos ao mesmo tempo, ainda mais sem estar preparado. Assim como toda estratégia, ela também tem  calcanhares de Aquiles e especializar-se em uma condição climática não garante 100% de chance de vitória. Um dos pontos mais fortes é também uma de suas maiores fraquezas: os Pokémon do tipo FIRE adversários, que vão se beneficiar do aumento de dano e, por isso, não se esqueça de levar protetor solar.

O que achou dos times de Sunny Day? Já usou alguma equipe baseada nessa condição climática? Poste nos comentários o porquê de você ter escolhido esse padrão. Seguindo a ordem dos climas e aproveitando o calor, vamos para o deserto e aprender um pouco maissobre a Sandstorm. Para encerrar, fique com uma das músicas mais famosas dos anos 1990, de Katrina Katrina & The Waves: Walking on Sunshine.

Revisão: João Pedro Boaventura
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google