Reggie Fils-Aimé comenta sobre a importância do sucesso do Switch para a Nintendo

Vendas desastrosas do Wii U forçaram a Nintendo a ter grandes expectativas em relação ao novo produto.

Como parte da New York Game Awards, Reggie Fils-Aimé comentou um pouco sobre a sua experiência na Nintendo. Mais especificamente, o antigo presidente da Nintendo of America comentou sobre como o sucesso do Switch era algo necessário para a empresa após as baixas vendas do Wii U.

Durante a conversa, que também envolveu a presença de ex-presidentes das filiais americanas da PlayStation e da Xbox, Reggie afirmou que, apesar de todas as inovações que viu na Nintendo, a sua principal memória da empresa é o lançamento do Switch. A performance do Wii U foi muito precária, bem abaixo do que a empresa esperava, forçando a empresa a criar um projeto que precisava dar certo.

O que a Nintendo fez com o Switch, após a performance ruim do Wii U, eu acho que para mim e dentro do que eu fiz parte [na empresa], é a minha principal memória.

As pessoas se esquecem, mas quando o Wii U foi lançado, a sua performance durante todo o seu ciclo de vida foi tão ruim. Quer dizer, era a plataforma com as piores vendas. Acho que o Virtual Boy talvez tenha sido pior, mas o Wii U vendeu radicalmente abaixo do esperado no mercado.

E quando o seu negócio é video games, o próximo tinha que ser bem sucedido. E o Switch continua a ser uma plataforma dinâmica - vendendo excepcionalmente bem. E a habilidade da companhia de desenvolver o conceito, trazê-lo à vida e trazê-lo ao mercado, ter não apenas grandes conteúdos first-party, mas grandes conteúdos third party e de desenvolvedores independentes - isso vai ser algo de que sempre terei orgulho.

Junto com tantas outras coisas das quais fiz parte, mas o Switch realmente foi um produto em que era tudo ou nada para a companhia e felizmente foi um sucesso.

Fontes: Nintendo Life, Nintendo Everything


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


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