Top 10

Kalos — Os 10 Pokémon mais fortes da sexta geração

Na tentativa de repaginar a franquia, a quantidade de monstrinhos diminuiu, mas a qualidade só cresceu. Arrisca dizer quais são os dez mais fortes?

O ano era 2013. O dia, 12 de outubro, Dia das Crianças. Não haveria data melhor para lançar um jogo da franquia de games mais valiosa do mundo. Pokémon X/Y (3DS) chegou fazendo muito barulho por ser o primeiro jogo da linha principal dos monstrinhos de bolso a ser lançado para o 3DS, que também era a sensação do momento. Com a introdução do tipo FAIRY e criação das mega evoluções, a sexta geração marcou o início da era 3D que temos hoje com Sword/Shield.

O que deixou a comunidade um pouco desapontada foi a quantidade de novos Pokémon: apenas 72 registros. Em comparação com as gerações antigas, tivemos uma boa queda, já que as cinco anteriores trouxeram mais de 100 novos registros por Pokédex. Entretanto, alguns deles se destacaram muito, seja por sua eficiência durante a campanha ou por sua dominância competitiva.

Dessa forma, resolvemos separar aqueles que se destacam, e com as velhas regrinhas de sempre: Pokémon classificados como super (600 pontos de base total), lendários, míticos e mega evoluções ficam de fora, a fim de que a lista não seja exclusivamente composta por Pokémon com essas características. Boa leitura!

Critérios

  • Para montarmos uma lista coesa, os critérios de qualificação foram:
  • Bases dos stats dos jogos atuais, logo, todos os ajustes realizados até Pokémon Sword/Shield foram considerados;
  • O movepool completo do monstrinho, ou seja, a quantidade de golpes que o Pokémon pode aprender, seja por Level Up, TMs, TRs, Egg Moves e Move Tutors;
  • Opções de habilidades disponíveis, sejam elas naturais do Pokémon ou as chamadas Hidden Abilities;
  • O desempenho do Pokémon em relação a outros que fazem a mesma função por terem capacidades similares ou equiparadas.

#10 Chesnaught

Pela segunda vez seguida o inicial do tipo GRASS está entre os mais fortes da região, graças à baixa quantidade de Pokémon presentes na Pokédex de Kalos. De qualquer forma, o Chesnaught é um Pokémon excelente em sua geração por ser muito bom em termos de força física, já que suas bases de HP, Attack e Defense estão bem acima da média. Tudo isso, em conjunto com o tipo FIGHTING, transforma o porco-espinho em um - quase - tanque de guerra.

Para melhorar ainda mais sua condição, uma de suas habilidades, Bulletproof, torna-o imune a golpes que tenham características de esferas ou bolas. Dessa forma, golpes como Shadow Ball e Sludge Bomb são completamente anulados em virtude dessa habilidade. Outro golpe característico dele é Spike Shield, que além de protegê-lo contra o dano de um ataque adversário, aplica 1/8 da vida máxima do alvo se houver contato físico.

O ponto fraco do Chesnaught fica por conta de seus baixos atributos especiais, permitindo que seus adversários possam explorar essa fraqueza com certa facilidade. Ainda, sua Speed é relativamente baixa, fazendo com que ele geralmente seja alvejado antes de poder atacar. Sua combinação de tipos lhe também lhe rende mais fraquezas e todos sabemos que o tipo GRASS não é sinônimo de poucas delas.

#9 Slurpuff

O que dizer do Slurpuff? Um Pokémon simples em seu design e que consegue ser uma potência competitiva. Com a chegada da sexta geração, o mais novo tipo dos monstrinhos de bolso era a sensação do momento e tê-lo era uma dádiva. Exclusivo da versão X, o merengue de Kalos rapidamente se tornou uma escolha popular por ter acesso à combinação do golpe Belly Drum com a habilidade Unburden, já que seu item de escolha era Sitrus Berry, ativado logo após a perda de HP causada pelo movimento.

Ou seja, um pico de poder incrível era atingido em apenas um turno, pois ao utilizar Belly Drum, seu Attack é elevado em seis níveis (ou multiplicado por três para facilitar a conta) e sua Speed era dobrada por consumir seu item. Por ser do tipo FAIRY puro, somente com seu golpe de STAB o Slurpuff é capaz de aplicar muito dano em diversos tipos, e ele também conta com golpes de cobertura como Drain Punch.

Entretanto, seu movepool é composto basicamente por quatro ou cinco golpes realmente úteis; logo, ele é um Pokémon extremamente unilateral e ainda que possa utilizar Sticky Web para ajudar sua equipe, outros Pokémon que também podem aprender o movimento são melhores nessa função de suporte.

#8 Dragalge

Comparado indiretamente com Kingdra, o Dragalge é uma grata surpresa na região de Kalos. Contando com a combinação de tipos POISON e DRAGON, o dragão de algas tinha tudo para figurar entre as estrelas da sexta geração por ser capaz de lidar com os Pokémon do tipo FAIRY, algo em que seus colegas de tipo dracônico não são muito bons.

Com bases especiais excelentes e um movepool que contém boas opções, o Dragalge inclusive faz parte da Elite Four. Sua principal ferramenta é a habilidade Adaptability, que dobra a bonificação recebida por utilizar golpes do mesmo tipo, ou STAB, de 1.5x para 2x. Dessa forma, seu dano é amplificado e certamente causará estragos em alvos que não possuam resistências aos golpes utilizados.

Entretanto, suas baixas bases de HP e Speed não são nada favoráveis para um Pokémon com características defensivas, pois assim como o Chesnaught, o Dragalge certamente receberá algum dano antes de poder disparar poderosos ataques. Em virtude do tipo POISON, suas fraquezas são exploradas facilmente e mesmo tendo a Sp. Defense bem acima da média, receber golpes do tipo GROUND e PSYCHIC - bem comuns ultimamente - não é nada favorável.

#7 Diggersby

Outro Pokémon que se beneficiou de sua Hidden Ability foi o Diggersby. Assim como o Azumarill em Johto, o Diggersby é mais um coelho que possui uma força física acima do normal graças à sua habilidade Huge Power. Seus dois tipos, NORMAL e GROUND, são ótimos juntos, pois Pokémon do tipo ROCK e STEEL, que deveriam barrar o primeiro, acabam caindo para o segundo. Sendo assim, poucos oponentes conseguem sobreviver aos seus poderosos ataques.

Embora tenha um movepool decente, alguns dos seus golpes fortes são da categoria Special, que não se beneficiam de sua habilidade. Com isso, ao vermos um Diggersby no Team Preview, fica um pouco fácil de saber o que ele vai fazer: atacar e atacar. Um detalhe curioso sobre ele é a dependência em relação à sua habilidade, pois sua base de Attack é relativamente baixa e caso o adversário tenha alguma forma de anulá-la, pouco será extraído desse Pokémon.

Porém, não se deixe enganar: mesmo sendo um Pokémon que tem foco em causar dano, o Diggersby faz isso com maestria,  e o acesso a golpes como Body Slam, Earthquake, Gunk Shot e U-Turn permite que ele possa cumprir bem sua função.

#6 Talonflame

O pesadelo da sexta geração tem nome e sobrenome: Talonflame Brave Bird. Aliás, seu sobrenome chega a ser mais famoso que o próprio nome, por motivos óbvios. Quando foi lançado, pouco se falou do Talonflame por não ter um Attack elevado como o Staraptor, e foi dito que sua Speed alta não seria muito aproveitada. O “X” da questão (versões X/Y, “X”, ah você entendeu!) ficou para sua habilidade Gale Wings. Se você não conhece seu efeito, a gente explica: todos os golpes do tipo FLYING recebem +1 em prioridade, ou seja, não importa a velocidade do monstrinho, seu golpe será lançado antes.

O que realmente tornou o Talonflame um exímio nocauteador é o golpe Brave Bird. Com 120 pontos de base, recebendo STAB e com prioridade, era raro um Pokémon conseguir aguentar mais do que dois desses. Inclusive, por conta da prioridade, muitos nem tinham a chance de atacar. Para melhorar ainda mais o cenário,ele também é do tipo FIRE, complementando (e muito bem) sua cobertura de dano com o golpe Flare Blitz, tornando-o um Pokémon extremamente perigoso nas mãos de treinadores hábeis.

Infelizmente, os dias de glória da garra de fogo acabaram em Alola, pois sua habilidade recebeu uma “pequena” alteração. Atualmente, Gale Wings é ativada somente quando o Pokémon estiver com o HP completo, e como seus principais golpes causam 33% de recoil, é necessário recuperar sua energia através de Roost (que não mais recebe o bônus de prioridade), abrindo suas não tão boas defesas para os adversários causarem toneladas de dano.

#5 Florges

Um clássico exemplo de Pokémon suporte, a Florges pode não ser o Pokémon mais forte de Kalos, mas certamente é a que mais agrega no quesito coleção. Contando com diversas cores, a flor do tipo FAIRY da sexta geração foi desenhada especialmente para o formato de Double Battles. Sua habilidade Flower Veil impede que ela e seu aliado, caso seja do tipo GRASS, tenham seus atributos reduzidos em virtude de golpes ou habilidades adversárias.

Contudo, não pense que a Florges é somente um Pokémon que ajuda os outros. Ela também pode ser muito independente por ter bases excelentes do lado Special, e graças ao auxílio de Calm Mind + Synthesis, caso os adversários tenham somente golpes dessa natureza para alvejar Florges, a luta estará praticamente selada. Ainda, por ser do tipo FAIRY puro, ela possui apenas duas fraquezas e uma imunidade, tornando-a em uma ótima opção para as defesas de uma equipe.

Um de seus pontos fracos é a baixa quantidade de golpes ofensivos; ou seja, o golpe Taunt chega a ser mais perigoso do que um Iron Tail de um Steelix. Por falar nisso, sua Defense não é nem a sombra de sua Sp. Defense e já que a maioria dos golpes dos tipos POISON e STEEL são físicos, a Florges pode ter dificuldade em exercer sua função de barrar os adversários.

#4 Sylveon

Mais um Pokémon do tipo FAIRY puro, o terceiro da lista. Também, na geração de estreia desse tipo, não poderíamos esperar menos. A oitava evolução do Eevee chegou para ficar e consolidou-se como uma das formas mais usadas no formato VGC, tendo ainda sua utilidade em Singles.

Sua principal habilidade, Pixilate, converte todos os golpes do tipo NORMAL em golpes do tipo FAIRY; ou seja, Hyper Voice - um golpe originalmente do tipo NORMAL - será convertido para o tipo FAIRY e ainda ganhará 20% de bônus de dano. O mesmo vale para o golpe Max Strike, que será transformado em Max Starfall quando utilizado. Como opções de cobertura, temos Psyshock, Shadow Ball, Mystical Fire e até Quick Attack.

Incrivelmente potente do lado Special, o Sylveon é um Pokémon que consegue causar muito dano, tanto em um como em ambos os adversários casos seja uma batalha em dupla, e certamente é uma boa escolha para qualquer equipe que busque um Pokémon dessa natureza. Ele conta ainda com stats defensivos consideráveis e pode desempenhar um papel diferente, responsável por absorver o dano por seus colegas e curá-los com Wish ou Heal Bell. Mesmo que sua Speed seja baixa, o golpe Trick Room pode remediar essa situação, permitindo que ele possa atacar antes de seus adversários e aplicar muito dano.

Embora tenha todas essas qualidades, o Sylveon é muito dependente de seus golpes de STAB e mesmo com uma cobertura neutra boa, o poder de seus golpes não passa da casa dos 80 pontos; com isso, Pokémon mais defensivos podem sobreviver e devolver muito dano, principalmente do lado físico.

#3 Hawlucha

A princípio, o terceiro monstrinho da lista não chamou muito a atenção dos jogadores por não ser um exemplo de força bruta ou velocidade. Com o passar do tempo e estratégias mirabolantes sendo criadas, surge no horizonte um Pokémon muito difícil de se lidar e que provou seu valor no ringue: seu nome é Hawlucha.

Com uma combinação de tipos excelente em FIGHTING e FLYING, sua presença ofensiva é enorme, já que seu primeiro tipo praticamente cancela grande parte das resistências do segundo, fazendo com que sejam poucas as combinações de tipo que não recebem ao menos dano neutro por parte de seus golpes de STAB. Uma de suas habilidades também é Unburden, e assim como o Slurpuff mais acima, ao consumir seu item, sua Speed será dobrada. Porém, não é só isso que torna o Hawlucha um Pokémon incrível, e sim os golpes que ele pode utilizar e que ainda somatizam muito bem com a habilidade. Se você ainda não entendeu, o golpe Acrobatics dobra de poder caso o usuário não tenha nenhum item equipado.

Uma combinação muito comum é o Hawlucha + um Guardião de Alola, como o Tapu Koko. Equipando a Electric Seed no luchador, assim que os dois entram em campo, o item é consumido e aumenta a Defense do Hawlucha em um nível, ativando tanto a habilidade como o efeito do Acrobatics. Percebeu como isso pode ser muito perigoso? Somando tudo isso a golpes como High Jump Kick, Swords Dance e Rock Slide, temos um Pokémon poderosíssimo tanto para o formato Singles quanto Doubles. Inclusive, com o aumento na Speed, o Hawlucha é capaz de ultrapassar até um Excadrill na Sandstorm!

Agora é a hora em que temos que apresentar suas falhas; afinal, nem tudo pode ser tão perfeito quanto parece. Mesmo sendo um lutador, parece que o Hawlucha não tem a resistência necessária para sobreviver em uma batalha longa; ou seja, se ele não nocautear o adversário, poderá ser nocauteado ainda no mesmo turno, encerrando sua carreira nos ringues precocemente.

#2 Aegislash

Por pouco que esse aqui não fica em primeiro lugar. É que a competição ficou um pouco desleal, mas você vai entender quando ver o campeão. O Aegislash é um Pokémon formidável e que completa muito bem qualquer equipe. Isso porque sua versatilidade é um fator quase que exclusivo, em virtude de suas duas formas, que são alternadas dependendo da ação que ele tome.

Ao atacar, o Aegislash sai de sua forma escudo e entra na forma de espada, trocando o Attack pela Defense e o Sp. Attack pela Sp. Defense. Dessa forma, todos os pontos de um atributo são migrados para o outro; logo, ter 140 pontos em Defense e 50 em Attack significa que ao atacar, os 140 vão para o Attack e os 50 vão a Defense. Com isso, temos um Pokémon extremamente potente em ambos os lados, capaz de nocautear vários adversários e ainda sobreviver a diversas investidas.

Para voltar à forma defensiva, basta utilizar o golpe King's Shield, que negará qualquer dano recebido pelo Aegislash, e caso haja contato físico, haverá uma redução em um nível do Attack do oponente. Além de complexo, este Pokémon é muito completo e opera bem tanto em Singles quanto em Doubles, formato em que se destaca ainda mais.

Como nenhum escudo é perfeito, nem mesmo do menino de túnica verde, sua baixa Speed e HP não são convidativos e, após alguns ajustes em X/Y, o tipo STEEL não é mais resistente aos tipos DARK e GHOST; como o Aegislash também é do tipo GHOST, suas fraquezas são mais fáceis de explorar.

#1 Greninja

Sem surpresas por aqui, não acha? Não tem como, sem condições. Pode ser até meio exagerado, mas o Greninja é um dos Pokémon mais fortes do jogo inteiro, mega evoluções e lendários inclusos. Tudo isso em virtude de dois fatores: movepool extremamente variado e uma habilidade que o torna imprevisível, bem parecido com um ninja mesmo. Não é à toa que o Greninja foi eleito o Pokémon do ano em 2020, e certamente sentimos muita falta dele nos DLCs das versões Sword/Shield.

Seus dois tipos base, WATER e DARK, raramente se mantêm durante a partida, já que sua habilidade principal, Protean, troca o tipo do Greninja para o tipo do golpe que ele irá utilizar. Sendo assim, se ele usar o golpe Ice Beam, perde-se os tipos base e o sapo ninja passa a ser do tipo ICE puro. O mesmo vale para o golpe Spikes, tornando-o um Pokémon do tipo GROUND. Se fosse “só isso”, tudo bem, mas quando falamos de golpes como Acrobatics, Extrasensory, Low Kick, Toxic Spikes, Grass Knot… a lista é imensa e nunca sabemos o que ele irá fazer.

Note que, dentre seus ataques, há tanto golpes físicos como especiais, que podem ser utilizados de forma separada ou em conjunto. Graças à sua formidável Speed, há muito espaço para trabalhar com o Greninja, e até que saibamos quais são seus quatro golpes, podemos ter perdido metade de uma equipe.

Agora, e se o Greninja tivesse uma forma alternativa, similar a uma mega evolução, aumentando seus atributos e dificultando ainda mais a vida dos oponentes? É, ele tem isso também. Embora custe não ter Protean, a habilidade Battle Bond é uma ferramenta muito útil para aplicar uma pressão ofensiva ainda maior nos adversários. Se antes não sabíamos o que enfrentar, imagina ser nocauteado pelo Greninja e vê-lo trocar de forma?

E se considerássemos tudo em Kalos?

Vejamos como fica a lista considerando tudo o que Kalos tem de melhor:

#10 Goodra
#9 Aegislash
#8 Greninja
#7 Zygarde
#6 Volcanion
#5 Mega-Diancie
#4 Hoopa-Unbound
#3 Yveltal
#2 Magearna
#1 Xerneas


Você deve estar se perguntando: por que o Aegislash e o Greninja fazem parte dessa lista? A resposta é simples: a baixa quantidade de Pokémon presentes em Kalos não permite uma lista “top” com 10 Pokémon fortíssimos como nas gerações passadas, e com isso, tivemos que pegar emprestado dois Pokémon da lista principal.

Menções Honrosas

Ainda em relação à baixa variedade, Pokémon como Pangoro, Barbaracle, Malamar, Tyrantrum e Noivern são fortes, mas nada comparado aos 10 selecionados. Infelizmente a ausência de mais registros na Pokédex gera situações como essa.

Gostou da lista? Esquecemos de algum Pokémon? Acha que uma menção honrosa poderia fazer parte da lista? Deixe sua opinião nos comentários. A próxima região que terá seu top 10 será Alola, lar de poderosos Pokémon, que farão uma lista bem competitiva. Fique ligado e até mais!

Revisão: Davi Sousa


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google