Capcom Arcade Stadium (Switch) faz correção no cenário de Honda

Decisão da Capcom envolve um problema histórico e cultural da Ásia.



O game Capcom Arcade Stadium chegou recentemente ao Nintendo Switch, contendo vários jogos clássicos da empresa. Alguns jogadores perceberam que Street Fighter II, título que completou 30 anos neste mês de fevereiro, sofreu uma pequena porém importante modificação.


O cenário de E. Honda teve retirada a imagem de um sol nascente, muito presente na cultura oriental e que estampava os azulejos da parede no jogo original. Confira a diferença:
O antes e o depois
A bandeira do Sol Nascente existe há séculos, mas acabou se tornando conhecida como a bandeira do exército e da marinha imperial do Japão. Como o império japonês ao longo dos anos dominou diversos territórios do Leste Asiático, inclusive a Coreia do Sul, essa bandeira passou a ser vista com maus olhos pelas pessoas dessa região. A decisão da Capcom, portanto, visa evitar esse conflito cultural e histórico.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google