E3 pode ganhar edição virtual em 2021

As negociações com as empresas estão em andamento, mas também há obstáculos no caminho.



A Entertainment Software Association (ESA), organizadora da E3, está em negociações para que o evento ocorra de forma digital este ano. Considerada a maior feira de games do mundo há décadas, a edição de 2020 acabou cancelada por conta da pandemia do coronavírus.


Agora, a expectativa é de que haja um retorno ao menos parcial da E3. Para que isso seja possível, a ESA tem conversado com desenvolvedores, editores e diversas outras empresas do setor. Uma visão geral do que a organização está planejando para a edição deste ano:
- Três dias de cobertura transmitida ao vivo entre 15 e 17 de junho.
- Várias sessões principais de grandes parceiros com duas horas de duração cada, um show de premiação, uma noite de pré-visualização em 14 de junho e outras transmissões menores de editores de jogos, influenciadores e parceiros de mídia.
- Prévias seriam divulgadas na semana anterior ao evento principal, além de demos disponibilizadas nas principais plataformas.
- Um dia típico do evento teria sua transmissão ao vivo das 12h às 24h, com reprises regionais programadas na Europa, China e Oriente Médio.
- A programação começaria com um pré-show de 30 minutos, comandado por um parceiro de mídia; em seguida uma conferência de imprensa exclusiva de duas horas de uma das empresas donas de console; depois, uma sessão de perguntas e respostas e, por fim, a reação do painel por influenciadores e apresentadores.
- O resto do dia seria composto por apresentações de editores thirds menores e terminaria com um resumo do que de melhor ocorreu no dia e um teaser para o dia seguinte.
Apesar de toda essa preparação, a ESA pode ter dificuldades para por essa E3 digital em prática. A Nintendo já havia substituído com sucesso sua conferência no evento pelas Nintendo Direct. Esse modelo já estava sendo seguido por outros grandes nomes do mercado, com EA e Sony realizando eventos próprios em 2019. E Geoff Keighley, criador do The Game Awards, já anunciou que realizará a segunda edição do Summer Game Fest, evento que fez bastante sucesso com a ausência da E3 em 2020.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google