Miitopia (Switch) recebe classificação para maiores na Rússia

O game foi afetado pela lei russa de defesa dos valores tradicionais da família.



Anunciado no último Nintendo Direct, o game Miitopia é um RPG leve e voltado para toda a família, utilizando como personagens os avatares Mii, criação da Nintendo que surgiu na geração do Wii. Apesar desse clima inofensivo, o jogo recebeu classificação indicativa para maiores de 18 anos na Rússia.


A justificativa é o fato de o game permitir uma "potencial representação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo". A Rússia é um país cristão ortodoxo e possui uma lei, sancionada pelo presidente Vladimir Putin em 2013, que busca proteger as crianças de serem "expostas" à homossexualidade, sob pena de multa, prisão ou até mesmo deportação.

Miitopia não permite que personagens do mesmo sexo se casem ou tenham filhos, mas é possível passar o relacionamento para um nível além da amizade. Foi o suficiente para ser enquadrado pela lei russa de defesa dos valores tradicionais da família, tornando-o assim o único título da Nintendo com classificação indicativa para maiores na Rússia.

Outros jogos já passaram pela mesma situação, como The Sims 4, Stardew Valley e até mesmo Fifa 17, pois permitia o uso de cadarços com o arco-íris em apoio à causa LGBTQI+. No caso da Nintendo, o próprio Miitopia passou por isso ao ser lançado para 3DS em 2017. A nova versão chega ao Switch no dia 21 de maio.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google