Plug and Blast

Os melhores (e piores) acessórios para o Switch oriundos do Kickstarter

O site de financiamento coletivo traz opções úteis e fúteis para turbinar sua experiência com o console.


O Kickstarter é o maior site de financiamento coletivo do mundo. Famoso no mundo gamer por permitir o desenvolvimento e a distribuição de uma grande quantidade de jogos (desde indies até sequências muito esperadas, como Shenmue III), o site funciona como uma grande incubadora de projetos que são enviados para todo o mundo.


Como todo console da Nintendo, especialmente os portáteis, o Nintendo Switch possui uma grande quantidade de acessórios disponíveis. Além dos produzidos e licenciados pela Big N, a alta popularidade e a falta de alguns recursos no console (como áudio Bluetooth e um grip melhor) são um prato cheio para a produção dos mais diversos periféricos. Nesse sentido, o Kickstarter tem uma grande quantidade de produtos que vão de acessórios essenciais até opções completamente inúteis. Abaixo, listamos alguns desses produtos.

Acessórios para o modo portátil

Apesar da jogatina portátil ser a especialidade da Nintendo, a ergonomia do console no modo handheld é questionável. O maior motivo para isso é a falta de apoio para a palma das mãos quando os dedos estão nos gatilhos.

Para solucionar esse problema, uma série de grips foram produzidos. Um dos mais famosos é o GripCase, produzido pela Skull & Co. Este produto possui diferentes tamanhos de pegadores e é muito elogiado internet afora pela boa aderência e também por ser 100% compatível com o dock.
O GripCase vem com várias opções de pegadores.
Outras opções mais rígidas, como o Ultimate Gaming Grip, produzido por Phillip Brand, focam em deixar as mãos num ângulo similar ao fornecido pelo Controle Pro, além do grip possuir até mesmo um suporte para que o console consiga ser carregado em modo tabletop.

Alguns jogos do Switch, principalmente da série Namco Museum e o famoso shoot 'em up Ikaruga, foram feitos para serem jogados na vertical. O melhor jeito para aproveitar esses jogos é com a utilização do Flip Grip criado pela FanGamer. Com esse acessório os jogos podem ser jogados na orientação correta e é possível transformar o Switch em um verdadeiro arcade de mão (ou de bolso?), um prato cheio para os noventistas fãs de fliperamas.
Arcade Archives Donkey Kong é uma excelente opção de jogo para se usar o FlipGrip.

Turbinando o som do seu console

Um dos principais problemas do Switch é não aceitar fones Bluetooth. Para corrigir essa falha, um dos acessórios é o GENKI: Bluetooth Audio. O dispositivo se conecta diretamente na porta USB-C e permite a transmissão do áudio para até dois fones de ouvido diferentes utilizando da tecnologia aptX de baixa latência, o que faz com que o som chegue sem atrasos.
O GENKI: Bluetooth Audio não precisa ser carregado e funciona no modo portátil e no modo TV.
Para os fãs do modo tabletop (e de um som alto), nada melhor do que o SwitchEcho. Esse dispositivo, que também funciona como stand e bateria externa, promete triplicar o volume do Switch para que todos perto da sua casa consigam curtir o festival de Super Mario Odyssey, queiram eles ou não.

Acessórios para o modo TV

A Nintendo não recomenda a utilização de docks de terceiros para o Nintendo Switch e, desse modo, o dock original é a opção mais segura (e a única oficial) para jogar o console na televisão.

Apesar disso, algumas empresas produziram opções mais compactas para a jogatina no modo TV. Uma dessas empresas é a GENKI, produtora da GENKI: Convert Dock. Esse acessório é 90% menor que o dock convencional e se conecta diretamente à tomada, possuindo saídas HDMI e USB 3.1. Segundo a empresa, os controladores presentes no produto e a utilização do protocolo USB-PD (PD) (o mesmo utilizado pela Nintendo) garantem a segurança ao usar o produto, além de permitirem que esse dispositivo também carregue e transmita a imagem de tablets e celulares, por exemplo. 
A Convert Dock é menor até mesmo que o carregador original.
Uma outra alternativa segura é o Jumpgate, da Skull & Co. Esse dock, mais tradicional que o acessório anterior, não impede o fluxo de ar da saída do console e pode ser utilizado também como um stand para jogatinas no modo tabletop. 

Quem curte jogar online com o Switch já deve ter presenciado problemas de conexão da placa Wi-Fi do console com a rede de internet. O dock Stingray, produzido pela CharJenPro, possui todas as conectividades originais do console e traz ainda uma porta Ethernet de alta velocidade para que as jogatinas em Super Smash Bros. Ultimate sejam ainda mais disputadas.

Alguns acessórios não são tão incríveis assim

Existem várias mochilas para carregar seu console por aí, mas você já viu alguma ser vendida como a mochila definitiva? Esse é o caso da MagGo Compact Carry Bag, um produto que permite carregar o Switch e alguns acessórios em uma mochila composta por mais de 90 imãs que permitem fácil abertura dos compartimentos. A descrição ainda diz que o produto é resistente à água e leve, porém deve ser ainda mais fácil de carregar se você possuir um Sheikah Slate com a runa Magnesis.

Um produto essencial para os fãs do GameCube é Ultimate GameCube Adapter. Ele junta a praticidade de usar seu controle favorito com a necessidade de um stand para o Switch em uma peça que se liga ao console a partir de uma única porta USB, permitindo inclusive a vibração.
O eterno controle do GameCube agora combinado com um stand.
Quando o Switch foi anunciado, em outubro de 2016, a internet foi a loucura pelo fato dos Joy-Con no grip lembrarem muito um cachorrinho. O produtor Yoshiaki Koizumi chegou até a dizer que a semelhança foi proposital e não faltaram desenhos e pelúcias feitas a partir dessa coincidência. Uma maneira de eternizar ainda mais essa brincadeira é a partir do Dog Tongue Sticker, que funciona, bem, como um adesivo simples que transforma seu controle em um animal muito carinhoso (e curioso, caso seu analógico esteja sofrendo com drift).
Seu controle já estará para o próximo Nintendogs.
O sucesso do Switch faz com que a busca por acessórios de todo os tipos seja muito grande. Quais acessórios que não podem faltar em seu console? Não deixe de comentar.

Revisão: José Carlos Alves

Químico fanático por video-games e futebol. Possui alta experiência em morrer em jogos de plataforma e de passar raiva em jogos de esporte. Seu primeiro console foi um Game Boy com Super Mario Land.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google