Dicas e Truques

Bravely Default II (Switch) — Dicas para aproveitar sua jornada por Excillant

Confira algumas dicas simples para explorar o mundo de Bravely Default II.

Bravely Default II
foi lançado para Switch no dia 26 de fevereiro, trazendo um novo jogo para a série iniciada no 3DS. A dificuldade do título tem sido um ponto questionado por alguns críticos e jogadores. Este texto busca oferecer dicas para que as pessoas que estão tendo mais dificuldades possam aproveitar melhor o jogo.

Domine o job Freelancer

A classe mais básica no jogo, Freelancer, conta com habilidades bastante úteis. Primeiramente, ela possui a habilidade passiva de sobreviver com 1 de HP a danos letais. Ela também possui a técnica inicial Examine, que permite descobrir os valores de HP e as fraquezas de um inimigo rapidamente, facilitando consideravelmente as batalhas. Conforme o jogador aumenta seu Job Level, também aprende técnicas, como Treat e Forage.

Treat permite ao personagem recuperar HP e MP simultaneamente. É necessário ter 20 MP para usá-la, e ela permite restaurar 20% do HP e 10% do MP de um membro da equipe à escolha. Usando múltiplos Braves em um mesmo turno, é possível recuperar até 80% do HP de um personagem e 40% do seu MP.

Já Forage é uma forma de obter itens. A qualidade deles varia de acordo com o nível do personagem, mas explorar essa técnica permite, por exemplo, estocar itens de cura e até mesmo Phoenix Down (item que revive aliados) rapidamente.

Porém, o principal motivo de ser interessante focar nessa classe, a princípio, está nas habilidades de suporte JP Up e JP Up and Up. Elas aumentam os JP obtidos tanto em batalhas quanto no uso de JP orbs. Com mais pontos, os jobs ficarão mais fortes rapidamente, aumentando a diversidade de opções que o jogador tem à sua disposição.

Reúna inimigos e use monster treats

Bravely Default II herdou o conceito de rodadas consecutivas de batalhas de Bravely Second. Dessa forma, se o jogador se desafiar a continuar batalhando, é possível obter mais EXP e bônus de JP, acelerando o crescimento dos personagens.

No entanto, Bravely Default II não é baseado em encontros aleatórios e sim em inimigos visíveis no mapa. Para poder se aproveitar dessa técnica, então, o jogador precisa juntar fisicamente um grupo de inimigos em um raio pequeno de distância.

Se essa fosse a única forma de realizar batalhas consecutivas, o jogo seria francamente estúpido. No entanto, é possível obter certos itens especiais que facilitam essa experiência: os monster treats.

Esses itens são divididos de acordo com a raça das criaturas que eles atraem. Dessa forma, se o jogador estiver em uma área que tem muitos bichos aquáticos, é interessante usar a comida que eles gostam. Assim, mesmo criaturas fracas irão correr em direção ao jogador e múltiplas rodadas serão automaticamente ativadas.

O efeito desse item tem uma duração longa o suficiente para que o jogador possa realizar várias batalhas. Ou seja, é uma ferramenta fundamental para um bom período de grinding feito de forma inteligente.

Experimente as combinações de jobs


Uma das características fundamentais de Bravely Default é a possibilidade de montar combinações variadas. Além de equipar um job e se aproveitar das suas características, é possível ter uma classe secundária cujas habilidades ativas serão úteis em batalha.

Habilidades de suporte aprendidas ao aumentar os Job Levels de qualquer classe também são equipáveis. Ou seja, uma vez aprendida, essa técnica é sempre uma opção estratégica extra para a customização.

Há algumas combinações cuja sinergia é fácil de bater o olho e perceber, como a forma como Black Mage e White Mage são compatíveis. No entanto, o importante é que o jogador esteja disposto a treinar seus jobs para obter novas habilidades e testar suas possibilidades.

Aproveite os jobs dominados


Em particular, é importante ressaltar que uma vez que o jogador chega ao nível 12 com uma classe, esse job é considerado dominado. Mais do que apenas um marco para complecionistas, esse feito traz benefícios importantes para batalhas mais complicadas, como os bosses.

Ao dominar um job, é liberada sua segunda habilidade passiva. Em geral, elas possuem efeitos de alto valor, que podem fazer muita diferença na hora da batalha. Apesar de parecer um desperdício a princípio, pode ser preferível montar uma equipe melhor e avançar pelo boss mais cedo em vez de gastar mais tempo treinando para passar com jobs em treinamento.

Realize múltiplas quests

Um elemento interessante de Bravely Default II são as quests. Conversando com pessoas que estão principalmente nas cidades do jogo, é possível obter missões especiais que envolvem matar criaturas ou levar itens pelos mapas.

Algumas delas são elementos importantes, com cenas dubladas, e adicionam inclusive um pouco de desenvolvimento aos personagens. Outros são menos relevantes e curtos. Independente disso, vale a pena tentar fazer várias delas.

Não há um limite de quantas missões podem ser aceitas, então vale a pena marcar todas as possíveis para ter experiência extra antes de avançar a história. Mesmo que as tarefas em si rendam prioritariamente itens, a sua execução ajuda a treinar os personagens.

Vale destacar que algumas missões só podem ser liberadas à noite. Outro elemento importante é que apenas três delas serão marcadas no mapa. Caso esteja com muitas quests ao mesmo tempo, o jogador pode modificar os marcadores no menu para facilitar sua execução.

Ganhe itens com o sleep mode

Assim como nos jogos de 3DS, Bravely Default II possui um sistema que oferece vantagens para o jogador que deixa o jogo aberto no sleep mode. Ou seja, é possível aproveitar até mesmo o tempo não jogado para se beneficiar no jogo.

Desta vez, é possível enviar embarcações em uma expedição. A ideia é que o jogador deve conversar com uma senhora que comanda um veleiro e ativar a opção. Ela está presente em todas as cidades e é necessário olhar com ela o tempo já consumido na exploração.

A ideia é que o jogador precisa pedir para o barco voltar. O limite de tempo é de 12 horas acumuladas sem jogar e, quanto mais tempo, mais recompensas podem ser obtidas. Além de itens comuns e dinheiro, orbes de experiência e JP são alguns dos prêmios por utilizar esse sistema.

Embarcando de cabeça em Excillant

Estas foram apenas algumas dicas simples para aproveitar bem Bravely Default II. Mesmo alterando a dificuldade para fácil, o RPG não é um jogo simples de avançar sem bom planejamento. Por isso, é compreensível que algumas pessoas estejam reclamando da sua dificuldade. Espero que essas dicas possam ajudar a tornar a experiência mais fluída e simples para alguns jogadores.

Revisão: Vladimir Machado


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google