EVO, campeonato de jogos de luta, é adquirido pela Sony; Nintendo comenta

Mesmo com a aquisição da concorrente, a Big N afirma que continuará avaliando o EVO como palco de torneios de Super Smash Bros.

EVO

A Sony Interactive Entertainment anunciou, na última quinta-feira (18), a aquisição do Evolution Championship Series, também conhecido como o torneio de games de luta EVO. A compra foi realizada pela empresa japonesa em parceria com a RTS, uma recém formada companhia de administração de eSports.


Com isso, as duas empresas formaram uma joint venture que irá realizar todos os trabalhos de operação do campeonato e seus eventos relacionados. Os cofundadores do EVO, os irmãos Tom e Tony Cannon, passam a ser conselheiros-chave do torneio.

Por ser um evento conhecido por incluir uma série de jogos de luta de diferentes desenvolvedoras e plataformas em seu lineup, incluindo Super Smash Bros. Ultimate (Switch), o anúncio deixou fãs questionando se, a partir de agora, somente títulos disponíveis para PlayStation poderiam fazer parte do campeonato. Em texto publicado em seu blog, a Sony afirmou:
"Nossa equipe coletiva está focada em uma missão: preservar a autenticidade do EVO para a comunidade de jogos de luta e encontrar maneiras criativas, junto com nossos fãs, de desenvolver o torneio e tornar seus eventos e transmissões mais divertidos, envolventes e acessíveis do que nunca. Em sua essência, EVO permanecerá o que sempre foi: uma competição de formato aberto que dá aos fãs de jogos de luta de diferentes países a chance de se conectar, testar suas habilidades e fazer novas amizades."

O diretor de desenvolvimento de negócios globais do EVO, Mark Julio, reforçou a mensagem acima, afirmando em tuíte que games de diferentes plataformas ainda poderão participar dos torneios. "As equipes do PlayStation e RTS estão nos permitindo continuar trabalhando com nossa comunidade para apoiar os jogos de luta", ele escreveu.

Repercutindo essa notícia, a Nintendo enviou uma nota ao portal norte-americano IGN dizendo:

"A Nintendo gostou de se engajar com os fãs em torneios EVO anteriores e deseja aos organizadores do evento o melhor com seu novo empreendimento. Continuaremos avaliando o EVO e outras oportunidades, enquanto planejamos futuros torneios de Super Smash Bros. online e offline."

A edição 2021 do EVO, que acontecerá de maneira completamente online, está marcada para acontecer em dois fins de semana de agosto: do dia 6 ao dia 8 e do dia 13 ao dia 15. Jogadores das Américas, Europa e Ásia poderão se inscrever de graça para participar de disputas de Tekken 7 (Multi), Street Fighter V: Champion Edition (PS4/PC), Mortal Kombat 11 Ultimate (Multi) e Guilty Gear -Strive- (Multi).

No ano passado, o campeonato foi foco de uma série de denúncias de assédio sexual e pedofilia contra seu então CEO Joey Cuellar. Com essas acusações, Cuellar foi desligado da organização e a edição 2020 do evento foi cancelada. Repercutindo a aquisição da Sony, o perfil oficial do Evo no Twitter publicou uma mensagem em que reafirma que "assédio ou abuso de qualquer tipo não tem lugar no EVO ou em qualquer de nossos futuros eventos e estamos tomando todas as precauções para assegurar que integrantes de nossa comunidade sejam sempre tratados com o respeito, dignidade e decência que merecem".

Fontes: Nintendo Life/Sony Interactive Entertainment


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google