Top 10

Os 10 melhores níveis de Crash Bandicoot 4: It's About Time (Switch)

Reunimos os dez melhores dos vários estágios presentes no jogo.



Crash Bandicoot 4: It’s About Time (Switch) é a continuação da trilogia original do marsupial mais famoso do mundo dos videogames e chegou ao Nintendo Switch recentemente. Um grande destaque do jogo, como citado em nossa análise, é sem dúvida a forma como as fases foram construídas e, por tal razão, decidimos criar uma lista reunindo os dez melhores níveis da aventura. Vamos conferir?

10 - Rude Awakening

A nossa lista começa pelo… começo! Rude Awakening é o primeiro estágio de It’s About Time e é um ótimo início para o jogo. Aqui o marsupial é acordado de seu sono e logo em seguida inicia uma caminhada pela mesma praia onde despontaram os eventos de Crash Bandicoot (PS1), acompanhado de um belo remix sonoro da fase original.

Podemos definir este nível em três etapas: a primeira sendo a praia da Ilha N. Sanity com seu ar nostálgico; a segunda, uma descida surfando sobre os cipós ao redor da aldeia dos animais nativos; e a terceira sendo a escalada pelo Monte N. Sanity. Toda essa dinâmica garante que o estágio, mesmo sendo o primeiro, não caia na mesmice e ainda nos dê um gostinho das melhoras que Crash 4 trouxe em seu Level Design. Uma delas sendo, por exemplo, fases com senso de escala maior, assim como cenários mais vivos.

9 - Hit the Road

Hit the Road é o último estágio da segunda dimensão, Deserto de Lixo. O tema deste mundo é baseado em um deserto pós-apocalíptico: há tubarões parcialmente robotizados, muito lixo que inimigos se aproveitam para usarem como armas e ainda falas pelo nível todo do doutor N. Gin anunciando seu show de rock nos alto-falantes. É uma temática que, sem dúvida, dá uma variedade maior às fases clichês de deserto, além de combinar muito com o próprio vilão do mundo.

O destaque deste estágio perante aos outros do Deserto do Lixo, no entanto, é que aqui temos uma segunda seção que diverge do restante. Após determinado ponto, N. Gin tenta esmagar Crash com um caminhão, porém o veículo falha instantes antes do feito ocorrer e o marsupial consegue escapar rolando dentro de uma bola. O segmento traz uma sensação nova e divertida de adrenalina ao estágio, além de também servir como uma espécie de referência a algumas fases de Crash Bandicoot: Wrath of Cortex (PS2/GCN/Xbox), em que Crash ficava o tempo todo dentro de uma esfera à la Super Monkey Ball.

8 - Give It A Spin

O estágio de abertura da quarta dimensão, Give It A Spin, se destaca principalmente por sua beleza inspirada no tema do Japão do décimo quinto século. Em determinados momentos você consegue visualizar templos à distância, em uma visão quase panorâmica, intencionalmente feita para instigar mais ainda a elegância do nível. O tema está destacado também nos inimigos que são em maioria estátuas, mas que ganharam vida graças às poções de N. Brio.

Temos também aqui o primeiro contato com Akano, a Máscara Quântica da antimatéria. O tutorial para sua utilização é bem executado: somos ensinados de tudo que o power up consegue fazer, e há momentos que inclusive sobrevoamos partes da fase com o giro superpoderoso que a máscara fornece, o que serve como mais uma oportunidade para agraciar a beleza do cenário. Tudo isso unido ao bom humor de doutor N. Brio, que marca presença falando por meio de suas poções no estágio.

7 - Dino Dash

Em sétimo lugar na lista, temos uma fase da dimensão vinda lá da época dos dinossauros. Temos visuais novamente como destaque por aqui: há florestas vivas e uma fauna repleta de dinossauros pelo cenário. Há inclusive um detalhe bem engraçado no Bonus Round: vários dinossauros bebês ficam observando o jogador enquanto ele passa pelos desafios, mas caso haja uma morte eles começam a rir do marsupial!

Dino Dash também possui uma seção que faz memória às tradicionais fases de perseguição da trilogia clássica. Aqui somos perseguidos por um enorme tiranossauro rex e temos que desviar de obstáculos que aparecem, tais como um líquidos verdes estranhos e as próprias caixas Nitro. Tomar cuidado é essencial, pois o dinossauro é bem violento com Crash caso seja pego por ele...

6 - Food Run

Food Run é outra fase de uma dimensão distinta do jogo, mais especificamente a Dimensão Sn@xx. O tema aqui é bem curioso, o local se passa em uma utopia futurista, repleta de food trucks aéreos. A jornada aqui é, basicamente, chegar ao fim para matar a fome dos marsupiais e de Aku Aku.

O tema por si só já deixa este estágio bem único e faz a fase se destacar bastante. Utilizamos bastante das Máscaras Quânticas neste estágio, como a Kupuna-Wa para deixar o ritmo dos carros voadores desgovernados, e até mesmo um pouco da Ika-Ika em um segmento que temos que andar entre as “paredes” dos food trucks em movimento. Fora isso, a trilha sonora só aumenta ainda mais a qualidade do nível e garantiu seu sexto lugar na lista.

5 - Snow Way Out

Snow Way Out foi uma das fases de demonstração de Crash 4 em sua época de pré-lançamento para o PS4 e Xbox One, e vemos aqui que a escolha dos desenvolvedores não foi em vão. Mesmo que em sua superfície e descrição ela pareça básica, o nível é bem equilibrado em seus desafios, pontos de interesse, cenário e música.

O tema aqui é a típica fase de gelo, porém temos elementos como barcos e piratas na mistura. Acredito que o impulso para a colocação deste nível tenha sido por ele servir também de fase tutorial para a Máscara Quântica do tempo, uma das melhores do jogo. Como primeiro gostinho deste novo poder, Snow Way Out explica bem como usá-la e não tem medo de acentuar até um pouco o desafio, tanto que o Bonus Round é um tanto complicado, mas bastante satisfatório quando superado.

4 - Hook, Line and Sinker

A quarta colocada é a única fase da lista que não é jogável com o Crash ou a Coco. It’s About Time introduziu alguns personagens jogáveis novos e dentre eles tivemos uma versão alternativa da Tawna. Por sua proximidade de jogabilidade com os marsupiais, ela acabou sendo a personagem secundária mais legal de se jogar, e seu nível de introdução sem dúvida teve um grande papel nisso.

Hook, Line and Sinker faz parte da dimensão Cais do Marujo e é tematizada em volta de piratas. O estágio nos ensina os movimentos únicos da personagem, como a utilização de seu gancho e seus golpes, ao mesmo tempo que traz uma variedade de inimigos com visuais bem únicos e tematizados: desde moluscos raivosos até mesmo uma enguia mutante com roupa de pirata. O nível é equilibrado em desafio também, contém uma música marcante e uma duração bem certeira.

3 - Off Beat

Chegamos ao Top 3 com uma das fases mais diferentes da franquia! Off Beat definitivamente não parece uma fase de Crash Bandicoot, e isso faz com que ela tenha um maior destaque. O estágio se passa em uma espécie de festival, em uma cidade próxima a um pântano, e você nota o quão animado é o evento por vários motivos: temos inimigos dançando por todo canto, uma música que lembra um pouco de Cuphead (Multi) e até mesmo pianos em que o marsupial consegue interagir.

Off Beat também faz questão de cair na monotonia. Em alguns momentos você pode estar caminhando pelos becos da cidade, e logo após encontrar uma espécie de “palhaço caixa mágica”, que te joga como um canhão para trilhos. Quando isso ocorre, a música também troca e no último segmento vemos isso representado com o coro sendo tocado por inimigos esqueletos palhaços ao fundo. Além de tudo, os mais atenciosos também vão notar vários cameos de personagens familiares pelo cenário.

2 - Cortex Castle

O segundo colocado pode ser uma decisão meio… polêmica, mas calma que iremos explicar! Cortex Castle é o último estágio de Crash 4 e é conhecido como uma das fases mais difíceis do jogo, e até mesmo a mais difícil para vários jogadores. Porém, diferente de alguns desafios secundários do jogo, aqui a dificuldade, mesmo que alta, é bem balanceada.

Cortex Castle funciona muito bem como um último nível: ele é um teste de todo aprendizado adquirido pelo jogador durante o jogo. Atravessamos uma masmorra do doutor Cortex com inúmeras armadilhas, como plataformas com espinhos, lasers, entre outros. O destaque fica para o último segmento, em que devemos utilizar os poderes de todas as Máscaras Quânticas de uma vez, e que para mim é o melhor momento de dificuldade alta de It’s About Time.

1 - Crash Landed 

Para encerrar, o primeiro colocado da nossa lista é a fase Crash Landed. Talvez este estágio não seja perfeito, mas a sua temática, assim como Off Beat, é uma das mais únicas do jogo todo. O nível se passa no Planeta Bermugula, um local extraterrestre com uma fauna e flora extensa. É de encher os olhos o trabalho feito nos visuais do local aqui: temos desde cavernas dentro de florestas densas, até mesmo cenários repletos de líquidos de coloração rosada pelo chão que funcionam como gelo.

O nível também tem um segmento predileto por muitos dos jogos do marsupial: as fases de montaria! Aqui somos apresentados ao pequeno extraterrestre Shnurgle, divertido de controlar e um excesso de fofura.

Os momentos de utilizá-lo no estágio são de adrenalina pura: há até mesmo uma parte em que precisamos montá-lo para atravessar um desfiladeiro, pulando sobre tartarugas gigantes voadoras. Os detalhes visuais nas criaturas são deslumbrantes e bem cuidadosos, temos até mesmo animais crescidos da raça de Shnurgle que auxiliam a deixar a fauna do planeta mais conectada. É certamente a fase que merece o troféu de ouro.

Assim encerramos mais um Top 10! E você, leitor? Concorda com as colocações? Acha que alguma outra fase merecia uma aparição? Deixe nos comentários!

Revisão: João Gabriel Haddad

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google