Dicas e Truques

Gnosia (Switch): Confira como funcionam os debates

Os debates são parte essencial do jogo e saber dominá-los é sinônimo de sobrevivência. Entenda como fazer bom uso dos parâmetros e comandos do jogo.

gnosia switch capa gina

Em Gnosia, todas as decisões são tomadas por meio de debates. Não importa em que lado o jogador esteja, todo o esforço acaba sendo em vão caso ele seja escolhido para a hibernação induzida (cold sleep). Falar muito pode chamar atenção desnecessariamente, mas ficar em silêncio durante os debates também é sinônimo de suspeita.

Para isso, o jogo de impostor conta com um sistema de parâmetros (stats) e comandos (commands) que podem facilitar na hora de suspeitar de outro personagem ou simplesmente fazer um ponto de vista ser aceito com mais facilidade. Porém, quando é o momento mais apropriado para se manifestar durante os debates? Confira a seguir algumas dicas para garantir o sucesso da missão — seja para a humanidade ou para Gnosia.


Entendendo os parâmetros

Assim como em muitos RPGs, em Gnosia também existem parâmetros que melhoram o desempenho do jogador; contudo, em vez de força, agilidade e defesa, temos aqui carisma, intuição e lógica, por exemplo.

Ao todo, são seis stats: carisma (charisma), intuição (intuition), lógica (logic), charme (charm), performance (performance) e furtividade (stealth). Como cada um deles funciona é explicado no jogo, bem como sua importância durante os debates.

gnosia switch stats redatora loop 195
E mesmo com esses stats, nem sempre chego até o final

 

No entanto, os parâmetros também são necessários para o uso dos comandos. É preferível, então, melhorá-los proporcionalmente sempre que possível — e apesar de parecer muito promissor investir apenas em carisma para fazer com que as argumentações sejam mais convincentes, de nada adianta se o jogador não tiver uma performance satisfatória para explicar a relação entre uma ideia e outra, algo muito comum de acontecer nos loops iniciais.

Desbloqueando e usando os comandos

Enquanto alguns comandos são obtidos conforme se progride no jogo, outros só podem ser destravados a partir da ativação de eventos. Para evitar spoilers e acabar com uma das partes mais divertidas de Gnosia, serão apenas listados os comandos desbloqueáveis em situações específicas, divididos em categorias de acordo com os parâmetros requeridos.

  • Carisma: Step Forward (10), Seek Agreement (25), Block Argument (40)
  • Intuição: Don't Be Fooled (30)
  • Lógica: Retaliate (25), Vote (10), Don't Vote (15), Definite Human (20), Definite Enemy (20), Freeze All (30), Say You're Human (20)
  • Charme: Regret (25), Let's Cooperate (15)
  • Performance: Exaggerate (15), Retaliate (25), Seek Help (30)
  • Furtividade: Obfuscate (25), Small Talk (10), Grovel (35)

Na lista acima, o número entre parênteses indica quantos pontos naquele stat são necessários para habilitar os comandos durante o debate. Alguns podem parecer exagerados, mas não é difícil conseguir pontos de experiência durante as partidas.

O grande macete, contudo, está em saber quando usá-los. Em outras palavras, os comandos só serão eficazes se ativados no momento certo — afinal, o ideal é evitar atrair atenção desnecessariamente durante os debates, certo?

O próprio jogo explica em que momentos é melhor utilizá-los e quais são os possíveis efeitos colaterais que seus usos podem causar. Por exemplo, enquanto um bom valor em lógica faz com que seja mais fácil definir quem é inimigo, usar Vote quando a análise do Engineer parecer suspeita é pedir para que os demais desconfiem da intenção do jogador e se virem contra ele.

gnosia switch tela stats yuriko
É melhor não mexer com ela

Também não é uma boa ideia ficar no “pingue-pongue” com os personagens. Yuriko é uma das mais carismáticas, então, nos loops iniciais, não é boa ideia partir para o ataque contra ela. Mesmo que seja evidente que ela é inimiga ou que está mentindo naquele depoimento, ela será capaz de fazer com que todos os argumentos do jogador sejam em vão.

Abusar de Regret sempre que houver uma acusação pode fazer com que a defesa se torne inútil — afinal, por que o jogador está sempre apelando para o emocional quando contestado? Muito suspeito, não?

Outro erro muito comum é usar Definite Human em alguém que declarou sua função como Guard Duty: os dois guardas nunca saíram da espaçonave, logo nunca tiveram contato com Gnosia e não foram infectados. Por que apontar o óbvio, então?

Na dúvida, não diga nada

Mesmo que os outros personagens sejam controlados por uma inteligência artificial, às vezes fica difícil de traçar seu comportamento logo de cara. Por isso, por mais que seja muito tentador acusar um mentiroso — oras, ele foi pego no ato! —, o ideal é esperar para ver quem o defenderá e quem o acusará.

Na maioria dos casos, compensa muito mais utilizar um comando como Agree ou Defend e tentar traçar um padrão de comportamento dos personagens. É verdade que assumir o papel de observador o tempo todo também pode atrair suspeitas desnecessárias, mas por que Chipie está sempre defendendo SQ naquele loop? Ou por que Kukrushka insiste em dizer que Comet não é confiável?

gnosia switch kukrushka escolha debate
Às vezes, é melhor não se expor demais
 

À primeira vista, pode parecer uma tarefa impossível, mas aos poucos a verdade vem à tona. Tenha sempre em mente que o grande truque em Gnosia não é desconfiar do óbvio, mas duvidar da sua própria capacidade lógica para superar a inteligência artificial do jogo. Afinal, é como dizem: seu maior inimigo é você mesmo.

Revisão: João Gabriel Haddad


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google