Reportagem revela estratégia da Nintendo por trás do lançamento de títulos por tempo limitado

Nintendo cria demanda artificialmente, segundo a VICE.

em 02/04/2021
Apesar de algumas pessoas acreditarem que a história de Jump Rope Challenge se repetiria, os títulos temporários de Mario realmente foram encerrados no último dia 31 de março. E há uma estratégia de negócios muita clara em relação a isso.


O repórter da VICE, Patrick Klepek, investigou o lançamento limitado no ano passado e obteve uma resposta direta de um desenvolvedor que trabalhou com a Nintendo em várias ocasiões. A gigante dos videogames está usando uma estratégia que aposta no FOMO (Fear Of Missing Out, ou "medo de ficar sem" em tradução livre). Por isso, recorre à escassez artificial para impulsionar as vendas.
"Eles têm dados que mostram que os relançamentos de jogos tendem a murchar nas listas de desejos. O FOMO fabricado artificialmente os ajuda a conseguir essas vendas, ou assim eles pensam."
A afirmação pertence a um desenvolvedor que está envolvido na publicação de vários jogos no Switch. Ele pediu para permanecer anônimo, pois não tinha permissão para discutir publicamente suas reuniões com a Nintendo.

A Nintendo não se pronunciou sobre a reportagem. Porém, declarações anteriores do presidente da divisão americana dão a entender que não será uma estratégia recorrente. No ano passado, Doug Bowser afirmou que se tratava apenas de uma forma de celebrar o aniversário do Mario.
"Queríamos comemorar de maneiras únicas e diferentes, e fizemos isso por meio de jogos como Super Mario 3D All-Stars, ou faremos isso em lançamentos futuros, como Super Mario 3D World + Bowser's Fury. E também o fizemos através de lançamentos como Game & Watch: Super Mario Bros. ou através de Mario Kart Live: Home Circuit.

Existem várias formas de celebrarmos os 35 anos de Mario. E com alguns destes títulos, sentimos que era uma oportunidade de lançá-los por um período limitado de tempo. Eles se saíram muito, muito bem. Super Mario 3D All-Stars vendeu mais de 2,6 milhões de unidades apenas nos EUA. E não é uma estratégia que vamos usar amplamente, pensamos em um evento único para o aniversário".

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.