Jogamos

Análise: Potion Party (Switch) mistura tudo na dose certa

Você já quis ter sua própria loja de alquimia? Com Potion Party você pode!


A ideia em Potion Party é fazer e vender poções para seus clientes o mais rápido possível para ganhar ouro e aumentar sua humilde loja. O jogo segue um esquema de ação rápida e que pode contemplar até quatro jogadores.

Não há um tutorial, mas você pode ler as informações “Como Jogar” que o jogo fornece em forma de imagem e diz tudo o que você precisa saber. Quando iniciamos, há poucos recursos e com o tempo, podemos aprimorar certos pontos para termos uma verdadeira loja de poções como vemos nos filmes. É sua a tarefa adicionar móveis, ferramentas e decoração em uma gameplay que dura algo em torno de oito horas. Se nos esforçarmos para abrir tudo o que o jogo oferece, podemos ter uma jogatina de até 10 horas.

Misturar, misturar, mexer

Conforme a história avança, podemos desbloquear até 12 personagens diferentes, cada um com sua habilidade especial única que os torna valiosos para certas tarefas. Essas habilidades também podem ser aumentadas para se tornarem mais fortes, reduzindo drasticamente os requisitos para a confecção dos fluidos. Por exemplo, Cammy é especialista em converter frutas em pó enquanto Magnus reduz a quantidade de materiais necessários para as poções grandes.


Existem diferentes tamanhos e cores de poções para preparar. Você faz isso usando água, frutas exóticas - nas cores azul, amarelo e vermelho cultivadas no local - e um frasco padrão. O primeiro passo é moer as frutas para criar a essência da poção. Após, adicionando água no tubo de ensaio, parecido com que é utilizado na produção de cerveja, a poção começa a ser preparada e em poucos segundos temos o resultado.

Se os clientes quiserem uma poção de cor diferente, digamos na cor verde, basta misturar amarelo e azul. Se eles estão procurando por uma poção negra, então você precisa preparar um pouco de carvão queimando as frutas em uma fornalha, que as transforma no minério e quando adicionado à poção, temos um poderoso elixir negro. Há também um "branqueador" de poções, uma das exigências mais exóticas e demoradas dos clientes.


Está do seu agrado?

Os clientes vêm e vão em Potion Party, porém entre cada um, há um tempinho de sobra. Use e abuse desse tempo ocioso a seu favor, pré-produzindo algumas poções e armazenando-as próximo do balcão de entrega. Dessa forma, há uma grande chance de um cliente solicitar uma que já está pronta e aumentar o lucro. Ainda, é possível fazer doces para dar aos clientes e estender o tempo de espera, algo muito útil nos níveis finais onde a demanda é insana.

É muito divertido correr para lá e pra cá misturando e preparando poções, no entanto, é necessário estar sempre alerta para acompanhar o que o jogo pede naquele momento. Pensar no futuro e preparar algumas poções é uma grande ajuda para ter sucesso e completar o nível.


Mas nem tudo é doce e leve em Potion Party: monstros e até ladrões podem nos atrapalhar. Criaturas conhecidas como Slimes (gosmas), fantasmas e ladrões de diversos tipos vão invadir sua loja e tentar impedir seu negócio. Cada um deles precisa ser tratado de forma diferente para se livrar deles. Pode ou não ser coincidência mas os adversários aparecem bem na hora em que não podem. Os slimes então...surgem sempre no caminho mais rápido para a entrega, já que ao passarmos por eles, ficamos mais lentos.

Batido, não misturado

Prepare poções junto com até 4 amigos no modo cooperativo ou jogue contra eles no modo versus para coroar o melhor alquimista do grupo. Ainda que seja uma ferramenta importante do jogo, não possui muita variedade de fases e com o tempo, passa a ser menos atrativo.

Outro ponto que poderia ser explorado é a adição de um multiplayer online, que fez falta. Talvez, no futuro, este recurso possa ser adicionado em uma atualização, pois certamente seria uma ótima adição ao jogo. Possivelmente, Potion Party seria muito caótico com quatro jogadores online, mas também muito divertido.


Potion Party é brilhante e colorido com seu visual retrô e estilo de arte vibrante. A trilha sonora é cativante e de alguma forma se encaixa perfeitamente com os gráficos pixelados. Controlar seu personagem no Potion Party não poderia ser mais fácil, pois é apenas um botão e um stick analógico. O jogo funciona bem no Nintendo Switch, especialmente no modo portátil, que remete ao saudoso Game Boy Color.

Mexer ou não mexer?

Potion Party promove uma experiência com foco na diversão em grupo e no rápido raciocínio, tendo uma dificuldade em harmonia com a proposta. Administrar uma loja de poções em pixel art e com uma trilha que remete aos anos 1990 não é um trabalho e sim, uma diversão sem fim. Desde o início, somos cativados pela simplicidade e mesmo sem a presença de um modo online, boas risadas serão dadas e rivalidades podem surgir entre os amigos ao jogarem Potion Party, um jogo indie que é melhor do que muitos títulos first party.

Prós

  • Diversão garantida;
  • Dificuldade gradativa e coerente;
  • Trilha Sonora cativante;
  • Gráficos perfeitos para a proposta;
  • Customização eficiente;
  • Modo cooperativo/versus instiga a competição.

Contras

  • Ausência de multiplayer online;
  • Não disponível na eShop brasileira;
Potion Party — PC/Switch/PS4/XOne — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Diogo Mendes
Análise produzida com cópia digital cedida pela Top Hat Studios

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google