Jogamos

Análise: Angels with Scaly Wings (Switch) combina sci-fi e dragões em uma visual novel curiosa

Se namorar dragões em uma história com elementos de ficção científica parece interessante, esta obra é para você.

Angels with Scaly Wings
é uma visual novel desenvolvida pela Radical Phi, originalmente fruto de uma campanha de Indiegogo. A obra busca oferecer a oportunidade de se relacionar romanticamente com múltiplos dragões, tendo sido projetada para um público furry, ou seja, aquele que tem interesse em versões antropomórficas de animais. Ao mesmo tempo, a narrativa embarca em conceitos de ficção científica para oferecer uma experiência que consegue aproveitar bem a mídia videogame.

Conhecendo um outro mundo por querer

Tudo começa quando o personagem do jogador é selecionado para ser um embaixador em outro mundo. No futuro, a humanidade encontrou um portal que permitia o teleporte para um local em que dragões viviam. Após uma investigação inicial, humanos e dragões entraram em um acordo de troca, sendo o protagonista escolhido para facilitar as negociações.

No entanto, o que deveria ser praticamente um passeio em outro mundo acaba se tornando uma grande tragédia. Quando uma série de assassinatos começa a acontecer, o protagonista acaba sendo forçado a ajudar a polícia nas investigações. Além disso, as suas escolhas serão fundamentais para definir o rumo da narrativa, sendo possível obter múltiplos finais, alguns deles bastante trágicos.

A narrativa e as explicações do que está acontecendo de verdade são interessantes, utilizando-se de alguns elementos de ficção científica para suas reviravoltas. O resultado é uma trama instigante que traz vários elementos para se pensar. Na maior parte do tempo, a trama é bem desenvolvida, oferecendo explicações para todos os pontos mais estranhos do roteiro.

Porém, principalmente por se tratar de uma obra de ficção científica na qual as escolhas do jogador levam a rumos diferentes, seria necessário um pouco mais de desenvolvimento. Alguns momentos acabam parecendo saltos de lógica ou não oferecendo uma transição adequada, e a própria natureza complexa da trama exige mais tempo. Apesar desse problema, o saldo é positivo, sendo uma história que realmente chama a atenção.

Namorando dragões

Outro aspecto fundamental de Angels with Scaly Wings é conhecer mais a fundo os dragões que vivem nesse outro mundo. Há uma boa variedade de personagens, cada um com trejeitos e manias que os tornam bastante similares aos humanos, mas que também acabam refletindo suas formas e espécies.

Apesar de serem tratados como um mesmo povo, há espécies bastante diferentes de dragões. Isso se reflete mais claramente no visual deles, sendo fácil identificar quem é quem após suas apresentações. Além disso, as personalidades de cada um são bem proeminentes nos diálogos. Também considero importante destacar que algumas opções de ação e fala do jogador são bastante insinuativas.

Cada um dos personagens tem uma história de vida própria e é possível conhecê-los um pouco melhor dependendo das suas escolhas. Isso inclui tanto aqueles que são considerados potenciais interesses românticos quanto alguns secundários. Um detalhe curioso é que concluir as suas narrativas também altera o menu do jogo, adicionando-os à tela inicial.

Entre os trechos da história principal, o jogador pode escolher ligar para um dos interesses românticos para gastar um tempo com ele ou ela. Cada evento realizado apresenta uma parte fundamental para obter finais específicos. Além disso, é fundamental prestar atenção nas escolhas tomadas, pois elas irão impactar no humor dos personagens.

É interessante manter um save atualizado e explorar as respostas para encontrar aquelas que geram uma reação positiva. Para saber se a escolha foi boa ou não, basta analisar as expressões faciais dos personagens, que são bastante intuitivas na maior parte do tempo. Ao final do evento, é possível observar o menu de Status para garantir que a interação foi um sucesso.

Apenas alguns eventos podem ser realizados a cada vez, sendo importante escolher essas ligações com cuidado para obter os vários finais. Além disso, é necessário explorar as várias ações possíveis para o desbloqueio de achievements que podem ser vistos no menu a qualquer momento. Alguns deles, vinculados aos finais, são mantidos secretos até serem obtidos.

Há até mesmo uma espécie de New Game Plus, já que algumas decisões poderão abrir novas opções para a próxima vez que o jogador decidir começar a trama novamente. Rejogar é inclusive aconselhável, tendo em vista que a trama tem um final verdadeiro. Felizmente, o jogo conta com opções de fast forward e auto, além de skip (que pula até mesmo a seleção de escolhas) para eventos já vistos.

Uma viagem que vale a pena

Angels with Scaly Wings consegue combinar muito bem uma narrativa de ficção científica e romance com dragões. Apesar de alguns elementos de sua trama serem menos desenvolvidos do que deveriam, é uma visual novel bem desenvolvida e cativante. Qualquer pessoa que se interesse pela premissa provavelmente vai se divertir bastante.

Prós

  • Narrativa de ficção científica instigante e, em geral, bem-executada;
  • Dragões carismáticos com personalidades marcantes;
  • Sistema de New Game Plus e achievements internos que incentivam rejogar a campanha.

Contras

  • Alguns detalhes da trama precisavam ser melhor desenvolvidos.

Angels with Scaly Wings – Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX – Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google