Jogamos

Análise: Sun Wukong VS Robot (Switch) é um mini metroidvania que encanta em pouco tempo

Ajude o bravo macaco a escapar de ambientes labirínticos cheios de máquinas malignas.

Intenso do início ao fim, Sun Wukong VS Robot (Switch) é um pequeno presente para os fãs de metroidvania. Nele, os jogadores controlam um protagonista mitológico para derrotar máquinas e outros inimigos cibernéticos, em um mundo aberto bidimensional. Com controles efetivos e habilidades divertidas, a breve aventura encanta em pouco tempo e deixa um gostinho de “quero mais”.

A modernização de uma lenda antiga 

Embora nada disso seja mencionado na jornada, o herói principal de Sun Wukong VS Robot é baseado no personagem mítico de uma antiga lenda chinesa: Sun Wukong, ou Rei Macaco. Ele é um primata conhecido por ser um guerreiro forte, veloz e com habilidades marciais marcadas pelo uso de um bastão considerado sagrado. Com essas características, ele teve diversas aparições na cultura popular ao longo dos anos, estrelando novelas como “Jornada ao Oeste”.

Em Sun Wukong VS Robot, temos um protagonista inspirado nessas mesmas premissas, que são manifestas desde a primeira cutscene do título. Nela, o macaco aparece batalhando contra inúmeros inimigos robóticos. Apesar da bravura e destreza, ele infelizmente acaba sendo derrotado. 

Após repousar por 500 anos, Sun Wukong retoma a consciência e descobre estar no meio de um labirinto cibernético, aprisionado com uma trava em sua cabeça. Para removê-la, ele deve coletar quatro pedras preciosas que estão sendo guardadas por diferentes chefões. Eis que, sem muito enrolação, a aventura se inicia.

Adquirindo habilidades para o quebra-quebra

Em sua jogabilidade, Sun Wukong VS Robot apresenta cenários bidimensionais por onde podemos nos movimentar de forma clássica, alternando corridas e saltos entre plataformas de maneira responsiva. Assim, trata-se de um metroidvania tradicional, que ostenta um mapa formado por sequências de salas interligadas. Isto significa que nós somos completamente livres para explorar todos os ambientes, embora muitos trechos não estarão disponíveis até conseguirmos determinados recursos.


No começo, é comum sentir-se perdido no contexto labiríntico, composto por diversos setores impróprios para os momentos iniciais, que frequentemente causam mortes frustrantes. Todavia, isso é contornado com o tempo, na medida em que ganhamos novos mecanismos ao longo das explorações.

Outro segmento crucial de Sun Wukong VS Robot são suas batalhas extremamente intensas: com o bastão, podemos aplicar golpes físicos tradicionais e utilizar skills de combate, as quais são singulares e desbloqueáveis ao longo da campanha. Entre elas, temos a possibilidade de lançar bolas de energia, projetar raios de luz, formar escudos de proteção e controlar um jarro que lança uma substância esverdeada poderosa.

As habilidades consomem pontos de mana e integram a essência do metroidvania, influenciando diretamente no progresso. Para isso, elas podem ser conquistadas de duas formas: como recompensa, após derrotarmos inimigos importantes; ou compradas em certos setores do mapa, que vendem recursos, como ataques e buffs de poderes, em troca de pontos de experiência. Embora estes upgrades pareçam singelos, eles são mais que essenciais para sobreviver ao mar de inimigos do qual o jogo nos apresenta.

Imersão em um labirinto bidimensional

Independentemente de portar traços bastante minimalistas, Sun Wukong VS Robot é capaz de criar atmosferas surpreendentes e diversificadas ao longo de sua jornada. A trilha sonora, por exemplo, que é muito sutil nos momentos corriqueiros, consegue variar com músicas imponentes nas batalhas de maior porte, apresentando melodias intensas entoadas por guitarras.

Quanto ao visual, temos uma estética pixel art charmosa, que projeta ambientes vibrantes e cuidadosamente desenhados, lembrando franquias como Metroid e Mega Man. Um setor muito favorecido por esses toques são os inimigos, que apresentam uma pluralidade considerável de formatos, com soldados robóticos, grandes gorilas e vampiros que arremessam shurikens — todos com designs interessantes. 

Sun Wukong VS Robot faz um bom uso dessa diversidade para formar momentos frenéticos ao longo da campanha, montando verdadeiras enrascadas que exibem incontáveis inimigos simultaneamente. As batalhas contra chefes, por sua vez, apresentam menos elementos, mas não são menos intensas ou criativas, pois contam com vilões icônicos, como Shun, que ataca ao lado de um cachorro mecânico laranja, e Feng, que usa um ventilador gigante para nos afastar de suas estruturas.

Diante disso, o jogo constrói desafios agradáveis e equilibrados. Apesar das batalhas serem mais difíceis no começo da campanha, a progressão é instigante e não é afetada severamente por isso, tornando-se uma experiência recompensadora conforme nos aproximamos do fim da jornada.

Mini problemas informativos

No entanto, cabe ressaltar que há pontos defeituosos em Sun Wukong VS Robot, como a constante ausência de recursos explicativos bem elaborados. Por exemplo, ao coletarmos uma nova habilidade, não recebemos introduções satisfatórias – além das apresentadas precariamente no menu – sobre como ativar os novos poderes. Por mais que isso seja algo contornável com a prática, às vezes gera uma perda de tempo desnecessária até interpretarmos os elementos recém-adquiridos.

Outro ponto controverso de Sun Wukong VS Robot é a duração de sua campanha, algo em torno de uma hora e meia. Todavia, creio que isso deva ser analisado em sua totalidade: desde o início o título assume o conceito de mini-metroidvania, não negando seus aspectos minimalistas — justificado em seu preço substancialmente baixo, que é R$ 25,99.

Diante disso, creio que exigir uma jornada mais longa e profunda é um tanto injusto com o que Sun Wukong VS Robot se compromete em oferecer, que é uma aventura breve, mas destacada pela intensidade e carisma. Ou seja, se pensarmos de acordo com essa conjuntura, o mini metroidvania cumpre seu papel com louvor, conseguindo encantar facilmente em pouquíssimo tempo.

A vitória do Rei Macaco

Com ambiências lindas e desafios interessantes, Sun Wukong VS Robot é uma boa opção para quem curte metroidvanias e não quer gastar muito dinheiro ou tempo com aventuras longas. Exibindo o Rei Macaco em toda sua glória, o título consegue cativar e ostenta proezas que vão muito além de seu status “mini”, formando uma experiência amplamente charmosa.

Prós

  • Jornada divertida e intensa, do início ao fim;
  • Ambiências com músicas luxuosas e visuais elegantes;
  • Comandos precisos para encarar bons desafios;
  • Cativante ao extremo.

Contras

  • Ausência de maiores explicações e informações em suas mecânicas;
  • O começo pode ser confuso para quem não for habituado com metroidvanias.
Sun Wukong VS Robot — Switch/PS5/XBO/XBX/PC — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Felipe Fina Franco
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google