Capcom enfrenta processa milionário por uso indevido de imagem em séries como Resident Evil e Devil May Cry

Artista identificou no processo o uso sem autorização de diversas de suas obras.

A designer Judy A. Juracek entrou em ação na sexta-feira (4) em um tribunal de Connecticut nos Estados Unidos, alegando que a Capcom usou fotos protegidas por direitos autorais de seu livro, Surfaces, sem sua permissão. Os representantes legais de Juracek estão pedindo US $ 12 milhões em danos por violação de direitos autorais e US$ 2.500 a US$ 25.000 para cada fotografia usada.


O livro de 1996 contém uma coleção de mais de 1.200 fotografias de textura destinadas à pesquisa visual. Ele também vem com um CD-ROM com todas as imagens que as empresas comerciais devem licenciar para usar. Segundo Juracek, mais de 200 de suas imagens foram reaproveitadas em vários videogames. O processo mostra mais de 80 deles - cobrindo séries como Resident Evil e Devil May Cry .

Além disso, há uma alegação de que uma das imagens encontradas na violação de dados da Capcom tinha o mesmo nome de arquivo do CD Surfaces. Um dos muitos exemplos destacados foi o logotipo de Resident Evil 4, que usaria uma foto sua de vidro sendo estilhaçado. Aqui está uma comparação presente nas mais de 100 páginas do processo:
Um representante da Capcom afirmou ao Polygon que “estão cientes da ação judicial” e que “não tinham mais comentários” sobre o assunto. O advogado da artista também não deu mais detalhes sobre o caso.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google