Dicas e Truques

Pokémon Unite (Switch): Dicas para começar bem no game

Acompanhe a seguir uma série de boas práticas para se tornar o mestre das batalhas em equipe.


A sensação do momento no Nintendo Switch chama-se Pokémon Unite. Diferente de tudo o que conhecemos quando o assunto são as batalhas dos monstrinhos de bolso, o mais novo game da franquia foi recebido de braços bem abertos pela comunidade, que desde seu lançamento vem atingindo diversos marcos pela quantidade de pessoas jogando. Não me lembro de ver minha lista de amigos com tantas pessoas online, desde o lançamento das versões Sword/Shield em 2019.

No entanto, o primeiro contato com esse tipo de jogo pode não ser tão amigável: isso porque o gênero pode não ser familiar para muitos que querem jogá-lo com seus amigos. Pensando nisso, montamos um guia completinho sobre os passos que um iniciante precisa seguir a fim de que se torne um mestre. Boa leitura a todos!

O que é Pokémon Unite

Para quem ainda não conhece esse tipo de jogo, Pokémon Unite segue os padrões do estilo MOBA ou “Multiplayer Online Battle Arena”. Em suma, cinco jogadores de um lado, cinco do outro, três rotas, objetivos neutros espalhados pelo mapa e muita ação. Por tradição, cada personagem nesse estilo de jogo possui função específica, que dita como o personagem agirá ao longo da partida.


Espalhados pelo mapa, há Pokémon selvagens e que, quando derrotados, concedem um valor, em pontos (Aeos Energy), para o personagem. O objetivo do jogo é marcar a maior quantidade de pontos nos objetivos (Goals) dentro dos 10 minutos de partida.

Quando trazemos essa ideia para o universo de Pokémon, algumas delas estão bem claras logo de início. A partir dessa pequena descrição, podemos introduzir as categorias dos Pokémon em Unite e o que cada uma delas faz de melhor. São elas:

Attacker

Os Pokémon dessa função atacam de longe e possuem uma grande quantidade de dano em suas habilidades. São excelentes em combate, no entanto, possuem pouca durabilidade e são rapidamente eliminados. Em virtude dessa natureza, o Attacker pode marcar muitos pontos, pois eliminam os adversários que estão defendendo o objetivo.

Pikachu é um excelente atacante

Defender

Como o próprio nome diz, os Pokémon que executam esse papel são monstrinhos que possuem uma alta durabilidade e alguma forma de impedir a movimentação dos adversários. Por conta disso, sua presença ofensiva não é o foco: absorver o dano por seus colegas e atrapalhar os adversários com efeitos negativos, como lentidão ou arremesso ao ar são as principais características de um bom Defender.

Jogue todos para o alto com Snorlax!

Support

A base de uma boa equipe sempre é e sempre serão os suportes. Os Pokémon dessa categoria são os responsáveis por manter os colegas de equipe saudáveis para defender ou atacar um objetivo. Geralmente, carregam habilidades que curam ou concedem escudos aos companheiros, impedindo que sejam eliminados e permitindo que vários pontos sejam marcados.

Ninguém morre...não no meu turno!

Speedster

Alta mobilidade e dano. Essas duas características são cruciais em um Speedster. Muito parecidos com o Attacker, os Pokémon que estão nessa categoria costumam marcar vários pontos devido à sua alta mobilidade e capacidade de passar pela equipe adversária nos chamados “pontos cegos”. Entretanto, também não possuem uma durabilidade alta e, com isso, precisam sair da luta e aguardar o retorno de suas habilidades.

Brave Bird!

All-Rounder

Os Pokémon dessa categoria são uma combinação entre durabilidade e dano, ou seja, podem tanto servir como linha de frente para alvos mais frágeis, como também são capazes de causar grandes quantidades de dano em momentos cruciais da luta. Como nem tudo é perfeito, a orientação ofensiva desses Pokémon não concede muita utilidade à sua equipe, logo, seu foco é absorver parte do dano e aplicar pressão nos adversários.

Charizard é a base para um bom All-Rounder

Leia os golpes e seus upgrades

Outra parte importante para performar bem nesse começo de jogo é conhecer os golpes base de seu Pokémon e o que os upgrades deles trarão à mesa. Cada Pokémon possui duas habilidades base e que podem ser melhoradas ao longo da partida. Saber o que cada habilidade faz pode te ajudar a combiná-las com seus colegas e, juntos, podem montar um combo avassalador.

Diferente dos demais jogos MOBA que possuem um segundo recurso para uso de habilidades, como Mana ou Energia, em Pokémon Unite tudo o que temos que fazer é aguardar o tempo de recarga da habilidade para usá-la novamente. Por isso, esteja atento ao tempo que cada habilidade de seu Pokémon possui para que, assim que uma luta aconteça, você as tenha para causar o maior impacto possível.

O mesmo vale para o Unite Move, sua principal habilidade. Com ela, o rumo de uma luta pode mudar drasticamente após o uso correto desta habilidade. O tempo de recarga, no entanto, é com base em sua atividade no mapa, ou seja, mantenha-se atacando adversários ou Pokémon selvagens para carregá-lo.

Após o encerramento do tutorial, temos a opção de escolher um entre cinco Pokémon. Estes possuem uma jogabilidade simples e intuitiva, são eles: Pikachu, Snorlax, Eldegoss, Talonflame e Charizard. Recomendamos escolher um deles e jogar várias partidas normais para entender a mecânica e combinações de golpes para utilizar no futuro.

Familiarizar-se com o mapa

A movimentação em jogos MOBA é parte fundamental para o sucesso e em Pokémon Unite, não é diferente. Como não temos a famosa névoa de guerra para esconder as ações dos adversários, olhar no mapa é uma tarefa crucial para o bom desempenho, pois a partir dele, saberemos onde os adversários estão, reduzindo o risco de jogadas que podem resultar em um objetivo destruído.


Os pontos em roxo são os objetivos aliados e os pontos laranjas são os objetivos adversários. Os pontos em bege são os pokémon selvagens, que surgem de tempos em tempos, após serem derrotados. Ainda nos pontos cor de bege, alguns deles são maiores, ou seja, um grupo de Pokémon estará presente, concedendo mais pontos no total.

Além dos objetivos de pontos, há também três Pokémon que nascem em tempos específicos, concedendo uma série de bônus para a equipe que os derrotam, são eles:

Rotom

Surge na rota superior aos sete minutos e concede 20 pontos para quem o derrotar. Seu efeito é remover o tempo de espera para marcar pontos em um objetivo próximo, logo, funciona somente para os que estão na rota superior. Porém, pode ser impedido pelo time inimigo antes de alcançar o objetivo;

Drednaw

Surge na rota inferior também aos sete minutos e concede um grande escudo e aumento de experiência para a equipe toda. Pode parecer pouco, mas o ganho de experiência global pode ajudar em uma luta que acontece em outro canto do mapa. Ainda, quando derrotado, mais 20 pontos são adicionados para quem derrotá-lo;

Zapdos

Surge no meio do mapa na arrancada final (dois últimos minutos) e, ao ser derrotado, concede 30 pontos e faz com que todos os objetivos percam suas defesas, ou seja, não há tempo de espera para marcar pontos. Com isso, caso você tenha 50 pontos, não haverá uma grande espera para marcá-los. Isso pode mudar drasticamente o resultado final da partida!

Conhecimentos gerais

A seguir, confira algumas dicas rápidas para praticar desde o início. Tendo esses pontos em mente, por menores que sejam, te darão uma vantagem enorme em relação aos outros jogadores. Claro que sair lutando é divertido, mas o jogo não é somente isso.

  • Use a grama constantemente, pois dentro dela os adversários perdem a visão e só poderão vê-lo novamente após entrar junto com você;
  • Não acumule muitos pontos, pois a equipe inimiga tentará derrubá-lo para impedir de marcá-los, sem falar que quando somos eliminados, parte dos pontos são espalhados no chão;
  • Olhe constantemente o mapa para saber onde estão os adversários e/ou saber quando os Pokémon selvagem surgiram, pois assim podemos coletar recursos do lado adversário, aumentando nosso potencial de marcar pontos enquanto reduz dos oponentes;
  • Evite ter um time com muitos Pokémon da mesma categoria, uma vez que, caso o adversário tenha ferramentas para lidar com essa especialidade, vencer a partida torna-se uma tarefa ainda mais difícil;
  • Evite lutar sob os objetivos adversários, pois os inimigos recebem um escudo e são curados em pequena quantidade, logo, perderemos tempo e estamos vulneráveis a emboscadas. Faça isso somente quando estiver em cenários como 4x2 ou 3x1 ou quando a quantidade de dano aplicado for muito alta, passando do escudo e da cura.

Colhendo os frutos de um bom treino!

Esperamos que com essas dicas, você que está começando possa ter um bom desempenho nesse começo e que melhore cada vez mais. Lembre-se também que o intuito do jogo é se divertir e, portanto, nem sempre iremos jogar com pessoas com o mesmo conhecimento. A partir do que foi abordado aqui, suas chances de vencer serão maiores e as vitórias virão naturalmente e com certeza, com o tempo, você irá olhar para trás e perceber sua evolução.
Referências: SuperTeeds
Revisão: Felipe Fina Franco


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google