Discussão

Quatro funções que o Switch poderia ter “herdado” do 3DS

De temas a softwares, o Switch ainda tem muito o que aprender com o portátil.

header discussao funcoes 3ds switch

Que o Switch é um ótimo console ninguém duvida. O 3DS também foi um portátil revolucionário e, ao longo dos seus dez anos de vida, proporcionou a muitas pessoas um mundo de diversão que cabia na palma da mão.

Claro que não é possível comparar um com outro — afinal, os tempos mudaram e nem é o propósito desta matéria —, mas algumas funções do 3DS bem que poderiam ter sido aplicadas no Switch sem diminuir a proposta minimalista do console híbrido. Porque, convenhamos, ser minimalista não significa ou preto ou branco, certo?

As cores que o Switch não tem

Uma das funções mais marcantes do 3DS era, sem dúvida, a possibilidade de aplicar temas diversos no portátil. Desde cores básicas até esquemas baseados em franquias e personagens, variedade não faltava.

Talvez os temas customizados, como Eevee Collection: Espeon & Umbreon (meu favorito até hoje), deixasse a página inicial do Switch um tanto quanto colorida, mas por que não um azul ou rosa para deixá-la mais simpática?

nintendo 3ds screenshot tema juliana
No meu mundo ideal, meu Switch seria roxinho assim

Meu jogo favorito é…

A lista de amigos do Switch é bem mais completa que a do 3DS e, além dos nossos Mii, também podemos usar ícones de personagens de diversos jogos, com direito a um fundo para nosso avatar.

Também podemos ver quais são os aplicativos mais usados por nossos amigos, porém, dentre diversos jogos, como saber quais são os favoritos da galera? E como dizer aos outros qual é o nosso predileto? Com certeza uma função para destacar nosso título favorito cairia muito bem no Switch.

screenshot switch atividade amigo
Se eu não a conhecesse, não teria como saber que o jogo favorito dela é Disgaea

Vou de música ou filme?

Às vezes, jogar o tempo todo pode se tornar cansativo e, pensando nisso, o 3DS também tinha a opção de gravar e reproduzir sons e músicas em um software nativo do aparelho. Se desse aquela vontade de assistir a um filme, até aplicativo da Netflix estava disponível para o portátil.

Apesar de serem mais comuns hoje em dia, ainda nem todos os brasileiros têm a oportunidade de adquirir uma Smart TV ou um Chromecast para poder reproduzir filmes e músicas no televisor de casa, mas o Switch possui a vantagem de se conectar à TV com a ajuda da dock. Falta só a Nintendo fechar parceria com Spotify e Netflix, já que até o sistema de streaming Funimation está disponível na eShop do console híbrido.

nintendo 3ds screenshot netflix
Hoje extinto, mas existia e funcionava

Cadê o jogo que estava aqui?

A função mais útil do 3DS, na minha opinião, é a possibilidade de organizar jogos e aplicativos em pastas, algo que seria muito bem-vindo no Switch por sinal. A visualização de softwares instalados no console híbrido é péssima e muitas vezes é necessário recorrer à lista de todos os programas para achar aquele perdido que, de repente, ficamos com vontade de usar.

E, cá entre nós, quanto mais organizada for a página inicial do Switch, mais minimalista o console fica, certo?

lista softwares nintendo switch juliana
Organização por título é a que me facilita mais

Um não é melhor que o outro

O 3DS é um portátil, já o Switch, um console com funções de portátil. Devido a isso, não tem como — e nem motivo, convenhamos — dizer que um é melhor que o outro, ou que aquele substitui este (e vice-versa); são propostas diferentes para plataformas diferentes. Contudo, é verdade que algumas funções do 3DS poderiam ter sido reaproveitadas no Switch para deixá-lo ainda mais com a cara do jogador, tal qual a experiência que o portátil proporcionava em seus tempos áureos.

Claro que muitas outras funções poderiam ser adaptadas para o Switch, mas acredito que as principais já foram listadas aqui. Se nos fosse permitido escolher, qual delas você mais gostaria de ver no console?


Revisão: João Gabriel Haddad
Modelo de pasta para temas de 3DS: Tuiridh 


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google