Blast from the Past

Sonic the Hedgehog comemora 30 anos de "Gotta go fast!"

Relembre a importância que Sonic The Hedgehog teve para a época e em quais consoles da Big N ele continua desafiando a velocidade.




No último dia 23 de junho, Sonic the Hedgehog completou 30 anos. Embora seja cinco anos mais novo que Mario, o ouriço azul logo desbancou Alex Kidd e se tornou a nova mascote da Sega, principal concorrente da Nintendo na época — e por anos a rivalidade entre os dois personagens foi motivo de embates calorosos, dentro e fora dos videogames.

Contudo, há 20 anos, Sonic encontrou um novo lar nos consoles da Big N, fazendo sua primeira aparição em Sonic Advance (GBA), em 2001. Agora é hora de voltar à era 16-bit e entender por que o ouriço mais rápido do mundo continua sendo referência para diversos jogos de plataforma.

Nasce um rival

Nos anos 90, Sega e Nintendo disputavam o pódio de melhor empresa de videogames.
Mesmo que o Mega Drive fizesse bastante sucesso com seus ports de arcades, Mario ainda batia o recorde de popularidade sempre que salvava a Princesa Peach após derrotar o malvado Bowser.

No campo da publicidade, a Sega of America apostava em uma campanha agressiva e provocativa. Era difícil não ouvir e ler por aí "Genesis does what Nintendon't", mas faltava um impulso nas vendas do console e, para isso, Hayao Nakayama, presidente da Sega, decidiu que era hora de criar uma mascote capaz de demonstrar todo o potencial do Mega Drive.

campanha sega genesis anos 90
A publicidade ocupava três páginas nas principais revistas da época
Dentre aqueles que apresentaram diversas propostas estavam o artista Naoto Ooshima e o programador Yuji Naka. Este último havia criado um protótipo de um jogo de plataforma no qual um personagem em forma de bola rolava em alta velocidade dentro de um longo cano.

Com o projeto aprovado, Ooshima e Naka se juntaram ao designer Hirokazu Yasuhara e logo deram início ao projeto de mascote. A princípio, Sonic seria um coelho com orelhas preensíveis, mas, para manter a fidelidade ao protótipo do programador, foi feita uma lista com animais que podiam rolar em formato de bola.

Por fim, o escolhido foi o ouriço, cuja cor propositalmente combinava com o logo da Sega. Sonic, contudo, nasceu provando que podia correr ainda mais longe: sua personalidade fora baseada na atitude confiante de Bill Clinton e seus sapatos surgiram a partir da capa do CD Bad, de Michael Jackson.

O sucesso de Sonic foi tamanho, que o Mega Drive ultrapassou as vendas do Super Nintendo nos Estados Unidos, onde o console tinha mais popularidade em termos de mercado. O Genesis, finalmente, fez algo que a Nintendo não fez.

Tem que ir rápido

Em oposição à jogabilidade um tanto quanto lenta nos jogos do encanador bigodudo, Sonic corria. Corria tanto, que logo ganhou o lema "Gotta go fast!"; mesmo que o primeiro jogo não seja um ótimo exemplo para seu mote devido às diferentes mecânicas apresentadas ao longo dos estágios e que acabam desacelerando o ouriço azul, foi um dos primeiros jogos de plataforma que realmente desafiaram a velocidade.

A temática de Sonic 1, bem como a história por trás dele, é bastante simples. Sonic precisa recuperar as Chaos Emeralds roubadas pelo malvado Dr. Robotnik (posteriormente conhecido como Dr. Eggman) e salvar os animais cruelmente transformados em robôs pelo vilão. Ao longo de sete fases com três atos cada, o azulão precisa coletar anéis e power-ups para chegar até o final. Se em posse de, no mínimo, 50 anéis, ao completar o primeiro ou segundo atos de cada fase, Sonic pode tentar recuperar uma das esmeraldas em um estágio especial.

sega ages sonic the hedgehog switch good ending
Até hoje me orgulho de zerar o jogo com as sete Chaos Emeralds
Com gráficos 2D, o jogo é um side-scrolling platformer, o que significa correr e pular — e até mesmo quebrar paredes — de um lado para o outro. No entanto, foi sua trilha sonora, assinada por Masato Nakamura, compositor e baixista da banda de J-rock Dreams Come True, que fez Sonic ganhar o mundo.

Um novo lar na Nintendo

Correndo e pulando de console em console, Sonic finalmente encontrou um novo lar na Nintendo. Sua primeira estreia foi no GBA, com Sonic Advance, e contava com uma engine totalmente diferente da original, sem falar no visual mais moderno que o ouriço recebeu.

Mesmo assim, o clássico Sonic 1 ainda é muito lembrado e amado e, em meio a diversas aventuras originais e mais atuais, como Sonic Colors (Wii), o primeiro jogo foi o que mais recebeu ports nos consoles e portáteis da Big N.

Sonic 1 já apareceu no péssimo port de GBA, na coletânea Sonic Mega Collection (GC), no Virtual Console do Nintendo 3DS e, recentemente, como título Sega AGES para Switch — esta considerada a melhor adaptação do jogo até então. Por onde passa, Sonic deixa sua marca nos mais novos e faísca a nostalgia dos fãs de longa data.

mario sonic olympic games
Antes rivais, agora parceiros

30 anos de "Gotta go fast!"

Com um fandom engajado, Sonic the Hedgehog é um jogo que marcou uma geração. O ouriço não apenas inspirou o surgimento dos "animais de atitude", como Aero The Acro-Bat, Zero the Kamikaze Squirrel e até mesmo Crash Bandicoot, como também conquista e reconquista fãs. Além disso, o azulão se tornou uma das franquias mais famosas do mundo, sendo reconhecido por onde quer que passe.

Se antes Mario e Sonic eram rivais, hoje correm lado a lado e até dividem a arena em Super Smash Bros. Ultimate. Mesmo "trintão", o ouriço prova que ainda tem bastante fôlego para continuar correndo por aí.

Feliz aniversário, Sonic!

Revisão: João Gabriel Haddad
Capa: Leandro Alves


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google