Pokéathlon: a mini-olimpíada Pokémon

Entre no clima olímpico relembrando esse divertido mini-game de HeartGold/SoulSilver


A franquia Pokémon sempre gostou de incluir em seus jogos principais minigames secundários à jornada do protagonista, ou seja, atividades que são dispensáveis para o término da história. Isso começou, de maneira bastante tímida, em Red/Blue/Yellow com o Game Corner, um cassino onde você podia apostar e ganhar fichas para trocar por alguns prêmios, como TMs e monstrinhos raros. Ao longo do tempo, a Game Freak começou a ousar mais nesse aspecto e incluir mecânicas mais complexas, como os Contests de Ruby/Sapphire/Emerald e Diamond/Pearl/Platinum. Porém, foi em HeartGold/SoulSilver que tivemos um dos passatempos mais divertidos da série: o Pokéathlon, uma competição composta por dez provas na qual equipes de três Pokémon se enfrentam em busca da vitória. Aproveitando os Jogos Olímpicos no país de origem dos monstrinhos de bolso, vamos relembrar essa divertida disputa esportiva que marcou os remakes de Johto.

A arena

O Pokéathlon - que é uma junção das palavras “Pokémon” e “decathlon” (decatlo, em português) - ocorre no Pokéathlon Dome, uma enorme estrutura localizada a oeste do National Park, entre as rotas 35 e 36. O local pode ser acessado após o jogador ganhar a sua terceira insígnia de Whitney, a líder do ginásio de Goldenrod, então, é possível passar um bom tempo nessa competição ainda na primeira metade da sua jornada rumo à liga Pokémon.

Assim que nos aproximamos do lugar, somos recepcionados por um senhor e seu Poliwrath, que nos conduz até a porta de entrada do Pokéathlon Dome enquanto explica brevemente no que consiste a competição realizada ali. Ele enxerga um grande potencial no protagonista e se despede com a promessa de que nos encontraremos novamente, mas não sem antes revelar seu nome: Magnus.

Na parte exterior da arena, temos alguns NPCs treinando seus Pokémon e, o mais importante, uma moça que entrega aos jogadores o Apriblender, um dispositivo que transforma Apricorns em sucos - chamados de Aprijuices - que irão melhorar ou piorar o desempenho dos seus monstrinhos em diferentes categorias, dependendo do sabor e da suavidade alcançados. Para receber esse item, é necessário ter a Apricorn Box, facilmente obtida em uma casa na rota 30, logo no início do jogo.


Depois de explorar o lado de fora, é hora de finalmente adentrar o Pokéathlon Dome. O interior possui uma atmosfera tecnológica, com um piso azul piscando em luzes neon e um fluxo contínuo de cores que pulam entre dez pilares, cada um contendo a descrição de uma prova distinta do Pokéathlon. Ao nos aproximarmos pela primeira vez da recepção central, onde podemos nos inscrever em um dos cinco percursos da competição, somos chamados por Whitney, que chegou ali com o intuito de participar do Pokéathlon. Ela diz que precisamos nos vestir de uma maneira mais estilosa durante as disputas e, por isso, recebemos de suas mãos uma nova roupa, a qual usaremos automaticamente sempre que entramos em uma das modalidades. Após esse breve diálogo, podemos prosseguir com nossa inscrição ou explorar o resto da arena.

Há mais duas recepções no local: a da direita é o Athlete Shop, que permite trocar os pontos ganhos no Pokéathlon por itens variados, como pedras de evolução, apricorns, entre outros. Eles mudam de acordo com o dia da semana e alguns requerem a National Dex para estarem disponíveis. Já a da esquerda é onde funciona o Link Pokéathlon, o lugar para você acessar o multiplayer e competir com até três amigos.


A arquibancada e o museu

O Pokéathlon Dome conta com mais dois andares em sua estrutura, além do térreo. Do lado esquerdo, há uma escada que conduz até as arquibancadas, onde temos vários NPCs assistindo às disputas. Neste local, podemos ter um vislumbre de Magnus, o qual é revelado ser o dono da arena por um menino que está ali. Além disso, também encontramos Maximo, o apresentador do Pokéathlon. Ele fornece breves explicações sobre o evento em si e cada uma das dez provas.




No subsolo, há uma espécie de museu com quatro salas que contêm registros de recordes do jogador. Na primeira, chamada de Solidarity Room, temos uma vitrine na qual podemos ver nossa pontuação recorde em cada percurso e a equipe de Pokémon utilizada para obtê-la. É possível também interagir com dois pedaços de pergaminho e uma pintura que contam um pouco da história da competição. Neles, é revelado que a tradição do Pokéathlon possui uma origem mítica: há muito tempo, uma doença se espalhou por toda a ilha. Um homem e três Pokémon, ao olharem para o céu, descobriram a solução e precisaram superar dez obstáculos para transmitir as palavras de cura. O povo começou a espalhar seus feitos e, como uma forma de homenageá-los, foram criadas dez provas competitivas, mantendo viva a memória dos salvadores.
 
É uma parte relativamente desconhecida da lore de Pokémon e que deixa espaço para muita especulação: quem eram os três monstrinhos da lenda? Qual é a ilha que foi acometida pela enfermidade? O que revelou a cura para os heróis? São questões em aberto para os jogadores apenas imaginarem as respostas.




Todas as salas, de agora em diante, requerem que o jogador cumpra algumas condições para serem acessadas. A segunda, denominada Trust Room, exige que você ganhe medalhas nas cinco modalidades antes de permitir sua entrada. Uma vez lá dentro, podemos ver todas as medalhas ganhas por cada espécie de Pokémon (por exemplo, todas as medalhas recebidas por um Meganium). Um monstrinho com cinco medalhas, uma para cada percurso, é considerado um Pokémon Medalhista. Há, ainda, três mostruários vazios nesse lugar, que receberão objetos para exposição conforme você completa as seguintes conquistas durante o evento: participar 50 vezes do Pokéathlon, deslizar 5000 vezes e trocar de Pokémon 200 vezes.




A Potential Room, terceira sala do subsolo, é desbloqueada após você conseguir, no mínimo, um Pokémon Medalhista. Lá é onde podemos ver as cinco maiores pontuações de cada categoria e os Pokémon usados para alcançá-los. Uma equipe com Chikorita, Cyndaquil e Totodile são os detentores de qualquer resultado que não foi obtido pelo próprio jogador, ou seja, eles são os atuais recordistas de todas as provas. Dois mostruários vazios também estão nessa sala e ganharão objetos quando o jogador cumprir as seguintes tarefas: Ganhar o Pokéathlon 100 vezes e vencer cada percurso 50 vezes. É provável que essas estantes fiquem vazias por um longo tempo.




Finalmente, na Friendship Room, quarta e última sala, é onde falamos com Magnus novamente. Para entrar aqui, é necessário bater os recordes de todas as provas vistos na sala anterior, então pode demorar até que o jogador consiga acessar esse local. De qualquer modo, o dono da Pokéathlon Dome irá te parabenizar por chegar até ali e reconhecê-lo como um verdadeiro Pokéatleta. No centro da sala, sempre haverá quatro estátuas: uma representando o protagonista, na qual é possível consultar sua pontuação global do Pokéathlon, e outras três mostrando os Pokémon utilizados na vitória mais recente.



Percursos e provas

O Pokéathlon é disputado por quatro equipes de três Pokémon e é dividido em cinco modalidades: Speed Course, Power Course, Skill Course, Stamina Course e Jump Course. Cada uma possui três provas, que podem aparecer em mais de um percurso e que testam diferentes aspectos dos Pokémon. Para a competição, leva-se em conta os Performance Stats, cinco atributos correspondentes às cinco modalidades que medem o nível de cada monstrinho naquela categoria e são representados por estrelas. Usar o suco feito no Apriblender ou comprado da mesma NPC que entregou esse item poderá melhorar ou piorar o nível de algum deles.

O desempenho em determinada categoria está atrelado a uma série de fatores, alguns fixos e outros variáveis. O efeito do Aprijuice, por exemplo, não é cumulativo, isto é, ele será substituído pelo próximo suco que você der ao seu companheiro. Além disso, todos os efeitos do Aprijuice somem quando o monstrinho é colocado no PC. Outras questões que influenciam na atuação do Pokémon é seu Personality Value (um valor oculto introduzido na terceira geração), sua Nature e o dia do mês. Por fim, cada espécie possui um limite do quanto pode melhorar em cada atributo. Um Diglett jamais conseguirá mais do que uma estrela no atributo Jump, tornando-o incapaz de pular em qualquer prova. Alguns poucos Pokémon possuem o potencial de alcançar cinco estrelas em todas as categorias. Curiosamente, essa seleta lista, que contém lendários como Mew e Arceus, também conta com Sunkern, um dos monstrinhos mais fracos em batalha de toda a franquia.




Após derrotar a Elite 4, conseguir a National Dex e alcançar a Friendship Room, o protagonista poderá participar da Supreme Cup, uma versão do Pokéathlon com participantes ainda mais fortes e difíceis de derrotar. Nesse torneio, alguns competidores famosos poderão dar as caras nos percursos, como Falkner, Whitney e Jasmine, líderes de ginásio de Johto, Kuni, uma das Kimono Girls, e até mesmo Maylene, que veio de seu ginásio da cidade de Veilstone em Sinnoh até o Pokéathlon Dome para participar desta eletrizante disputa. Confira, a seguir, um breve resumo de cada prova presente no Pokéathlon.

Hurdle Dash

Basicamente, uma corrida com obstáculos. O jogador deve prestar atenção nos seus três Pokémon ao mesmo tempo e utilizar a stylus do DS para fazer os monstrinhos pularem as barreiras. Um pulo realizado no último segundo aumenta a velocidade e ajuda a concluir a corrida mais rápido. Ganham mais pontos os Pokémon que cruzarem a linha de chegada em menos tempo. Nesta prova, que é a primeira do Speed Course e a última do Jump Course, os atributos Speed, Jump e Skill influenciam no desempenho dos seus companheiros.



Pennant Capture

Um mini-game que consiste em capturar bandeirinhas que surgem em lugares pré-definidos em uma arena de praia, enquanto desvia de obstáculos, empurra seus oponentes para deixá-los tontos e se esquiva de investidas. Cada equipe tem um Pokémon ativo por vez em campo e deve pegar o máximo de bandeiras que conseguir de uma vez (o limite que um monstrinho consegue carregar é nove). Só serão contabilizadas para sua pontuação as flâmulas depositadas no ponto de partida. A prova aparece como a segunda do Speed Course e a última do Skill Course. São quatro os atributos importantes para essa disputa: Speed, Skill, Power e Stamina.



Relay Run

Uma corrida em uma pista circular, na qual você precisa desviar de pedras e dos seus oponentes. Colidir com outro Pokémon irá deixar seu companheiro atordoado. Quando seu monstrinho começar a cansar, use a stylus para apertar o botão “Switch” e trocar para outro Pokémon que esteja descansado. A quantidade de pistas completadas determinará quantos pontos cada um irá receber. Essa prova está presente como a terceira fase do Speed Course e a segunda do Stamina Course. Speed, Skill, Power e Stamina são, novamente, os atributos que importam nessa categoria.



Block Smash

Quebre a maior quantidade de placas de pedra que conseguir dentro do limite de tempo. Quando seu Pokémon ficar cansado, troque para o outro e mantenha o ritmo dos golpes. Essa prova é a primeira do Power Course e a terceira do Stamina Course. Dessa vez, Skill, Power e Stamina são os atributos determinantes para o bom desempenho dos seus companheiros.



Circle Push

Nesta prova, todos os Pokémon participam ao mesmo tempo e o objetivo é mantê-los dentro dos círculos que aparecem no chão. Círculos maiores valem menos pontos e os menores valem mais. Traga monstrinhos com um alto índice de Speed, Power e Stamina para essa disputa que aparece exclusivamente na segunda fase do Power Course.



Goal Roll

Um battle royale de futebol no qual gols marcados adicionam pontos a seu placar e os gols sofridos subtraem. Marcar com a bola dourada, que aparecerá eventualmente em campo, vale o dobro. Controle todos os seus Pokémon ao mesmo tempo nessa prova que requer Speed, Skill, Power e Stamina altos e que surge como a terceira fase do Power Course e a segunda do Skill Course.



Snow Throw

Essa guerra de bola de neve, que aparece somente como o primeiro estágio da Skill Course, requer monstrinhos com bons atributos de Skill, Power e Stamina para arremessar com precisão, nocautear mais rápido seus oponentes e aguentar mais ataques antes de desmaiar. Ganha mais pontos a equipe que nocautear mais adversários dentro do limite de tempo.

Ring Drop

Uma espécie de sumô battle royale no qual um monstrinho de cada equipe participa por vez. O objetivo é empurrar os outros para fora da arena, enquanto evita ser derrubado para não dar pontos para os oponentes. Os Pokémon podem ser trocados quando ficam cansados ou trocam de lugar automaticamente sempre que caem do campo. É interessante usar monstrinhos com bom desempenho em Speed, Power, Stamina e Jump nessa prova que só aparece como a primeira fase do Stamina Course.



Lamp Jump

Exclusivo como primeira etapa do Jump Course, essa prova consiste em pular o mais alto que puder em várias direções com os três Pokémon da sua equipe para atingir o maior número de lâmpadas que conseguir, enquanto evita colisões entre seus companheiros. Acertos em sequência rendem mais pontos. Jump, Power, Stamina e Skill são os atributos que afetam o desempenho dos monstrinhos envolvidos nessa competição.



Disc Catch

Uma prova que só aparece na segunda fase do Jump Course, ela coloca todos os Pokémon de cada equipe em uma plataforma acima da água. O objetivo é pegar discos que são lançados do alto da tela. Quanto mais ao fundo você pular para pegar, mais pontos o disco renderá, mas cuidado com os oponentes que podem tentar empurrar seus monstrinhos da beira da plataforma. Pokémon com Speed, Jump e Power altos costumam se sair melhor nessa disputa.



Pokéathlon para sempre!

O Pokéathlon é um evento que requer prática e dedicação para ser dominado, mas, acima de tudo, é uma competição para tornar os treinadores mais próximos de seus Pokémon, construindo laços fortes de amizade e confiança. Cada monstrinho possui um potencial próprio e cabe a você trazê-lo à tona nas disputas, através de esforço e planejamento. Monte várias equipes vencedoras e imortalize-as na galeria de medalhas!

Revisão: Icaro Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google