Jogamos

Análise: ACA Neo Geo World Heroes 2 (Multi) é um jogo de luta inovador e pouco conhecido da ADK

Modo Death Match, reflexão de projéteis e reversão de agarrões são alguns de seus diferenciais.


Quando falamos em Neo Geo, logo pensamos nas franquias de luta clássicas da SNK, como The King of Fighters, Fatal Fury ou Samurai Shodown. Poucos se lembram de uma série da ADK que, apesar de não tão badalada, foi muito inovadora para sua época: World Heroes. 

Felizmente, donos de consoles modernos como o Switch podem resgatar e revisitar os clássicos perdidos do console da SNK. Nesta análise abordaremos ACA Neo Geo World Heroes 2, o segundo título dessa divertida série de luta.

Um arcade inovador

World Heroes 2 foi lançado originalmente para arcades Neo Geo MVS em 1993 e segue a história de seu antecessor, lançado em 1992. O cientista Dr. Brown convoca campeões de várias eras e locais do mundo para competir em um torneio, que selecionará o lutador mais forte da história para deter uma ameaça mortal.
Luta histórica: Janne D'arc versus Rasputin
À primeira vista, World Heroes 2 lembra muito o modelo consolidado por Street Fighter 2, de uma batalha com dois lutadores 2D em visão lateral. Porém, conhecendo-o mais a fundo, começamos a ver suas qualidades e diferenciais.

Os quatorze personagens disponíveis representam lutadores trazidos de diferentes lugares e épocas do mundo. Muitos deles são inspirados em personalidades reais, como a guerreira Janne D’arc, inspirada em Joana D’arc, e Julius Karn, inspirado em Gengis Khan. Os personagens têm jogabilidade bastante variada e são muito estilosos; os cenários, por sua vez, são muito bonitos e mostram um grande aprimoramento em relação ao antecessor, o primeiro World Heroes. Um ponto que chama a atenção é o tamanho imenso dos sprites utilizados, uma proeza para a época. 
Olha o tamanho dessa magia
Existem duas formas de se jogar. A primeira é o Normal Game, que segue de fato a fórmula tradicional de um jogo de luta, com barras de energia no topo e um sistema de melhor de três.

A segunda é o Death Match Mode, que tem uma mecânica única de World Heroes, cujo cenário contém armadilhas que podem ser usadas contra ou a favor do personagem. O uso dessas armadilhas acrescenta novas possibilidades estratégicas para o jogador, que pode empurrar o oponente para espetos, armas de raio ou fazê-lo derrapar em chão escorregadio.
Vai um espetinho?
Nesse modo, as barras de energia são substituídas por um medidor de cabo de guerra, em que cada golpe empurra o marcador para um dos extremos. Quando ele chega no limite, o lutador fica zonzo e o juiz começa a fazer uma contagem de dez segundos. Nesse tempo, o jogador pode chacoalhar o direcional para a direita e para a esquerda, para fazer com que seu personagem se recupere e volte à luta.

Para refletir

As inovações não param no Death Match Mode. Em World Heroes 2 é possível refletir projéteis, fazendo a defesa no último instante antes de ser atingido. Também podemos reverter agarrões, pressionando o botão de soco no instante exato ao ser agarrado. Esses elementos premiam jogadores habilidosos e fazem com que as lutas sejam tecnicamente complexas apesar dos controles simples, que só requerem o uso de três botões.
Japonês ou inglês?
A emulação oficial trazida pelo sistema ACA Neo Geo permite escolher entre as versões japonesa ou ocidental e inclui dois modos extras: o Hi Score Mode, onde tentamos fazer a maior pontuação sem usar continues; e o Caravan Mode, onde competimos pelo melhor placar dentro de um limite de tempo. Infelizmente não é possível desafiar seu amigo que mora longe, pois o multiplayer é exclusivamente local.

World Heroes 2 foi sucedido em 1994 por World Heroes 2 Jet, uma versão revisada com mais personagens e mais rápida, mas que substituiu o Normal Mode e o Death Match Mode pelos modos “Entry to the tournament", em que enfrentamos oponentes por grupos e "The Forging of Warriors” cujo objetivo é derrotar quatro oponentes em sequência. WH2Jet infelizmente aboliu os cenários com armadilhas. 

Esgrima contra judô numa usina nuclear

Resgatando uma pérola

ACA Neo Geo World Heroes 2 é um jogo de luta com gameplay divertido e tecnicamente avançado, com mecânicas inovadoras de reflexão de projéteis e reversão de agarrões, além de oferecer dois modos de jogo e quatorze personagens interessantes. Infelizmente ele é pouco conhecido pelo público, o que faz com que sua disponibilidade para plataformas modernas como o Switch seja muito importante para que mais pessoas possam conhecê-lo e apreciá-lo.

Prós

  • Mecânicas inovadoras;
  • Controles simples e jogabilidade tecnicamente avançada; 
  • Boa variedade de personagens;
  • O Modo Death Match acrescenta mais desafio e novas estratégias.

Contras

  • Ausência de multiplayer online.
ACA Neo Geo World Heroes 2 - NeoGeo/PS4/XBO/Switch - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo autor


é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google