Jogamos

Análise: Cinders (Switch) é uma revisão sombria de um clássico dos contos de fada

Esqueça a donzela boazinha que espera por ajuda mágica, aqui você faz o próprio destino!


O conto da Cinderela, também conhecido como “A Gata Borralheira”, é uma das histórias mais famosas da humanidade, narrando a história de uma jovem mulher que triunfa sobre a opressão. As versões mais conhecidas são a obra literária de Charles Perrault de 1697 e a animação da Disney de 1950.

Videogames, porém, têm o seu jeito próprio para contar histórias, e Cinders é a oportunidade para fazer uma releitura desse conto de forma muito mais realista e sombria. Esqueça a jovem donzela que chora em seus aposentos esperando por uma solução mágica; em Cinders, você pode mentir, seduzir, bajular, ameaçar, subornar ou até mesmo usar métodos de vilã para alcançar seus objetivos. 
Vamos fugir pra outro lugar, baby!

Ela que lute!

Cinders é uma visual novel single-player desenvolvida e publicada pelo estúdio polonês MoaCube, que oferece uma versão interativa mais realista e moderna do conto de fadas clássico da Cinderela. A protagonista é uma jovem graciosa, obrigada a viver com sua madrasta autoritária e suas duas filhas, sendo tratada como se fosse uma serviçal. Porém, surge a chance para mudar de vida quando fica sabendo que o príncipe fará um baile em que escolherá sua futura esposa.

Vivendo o papel da jovem Cinders, o jogador poderá fazer decisões que influenciarão em qual dos múltiplos finais a aventura terminará. O interessante é que você não precisa necessariamente seguir o estereótipo da mocinha dos contos de fada. Cinders pode usar de artimanhas para conquistar seus objetivos.
Antes ela do que eu...
A jovem pode, por exemplo, agir de maneira dissimulada ou então confrontar diretamente sua madrasta. Ela pode formar uma aliança com uma de suas irmãs para enfraquecer a influência da outra, ou até mesmo tentar conseguir a simpatia de ambas. É possível seduzir ou ameaçar outros personagens e bolar esquemas malignos dignos de vilã. Ou ela pode seguir o lado virtuoso, tentar usar de empatia e persistir no caminho da bondade.

Um dos pontos fortes do jogo é que ele trata a história de forma bastante realista, ainda que possua elementos de fantasia. Será mesmo que as filhas da madrasta são tão más quanto a mãe, ou seriam elas vítimas como você? Por que o príncipe resolveu escolher uma esposa em um baile de máscaras se há tantas pretendentes nobres à disposição? Por que Cinders simplesmente não foge de casa? A madrasta é puramente má ou ela tem seus motivos? Essas perguntas são abordadas na trama e as respostas podem te surpreender.
Miga, nem te conto...
Com 120 pontos de decisão e mais de trezentas escolhas, eu senti que as escolhas que você toma pelo caminho realmente fazem diferença sobre o resultado final da história. Ao contrário da maioria das visual novels, em que apenas as decisões dos últimos capítulos impactam no desfecho, em Cinders cada pequeno detalhe conta. 

Existem dezenas de combinações de finais e, dependendo de algumas conquistas que você fizer durante a história, desbloqueará uma recompensa que será permanentemente adicionada à tela inicial do jogo, o que é muito legal e adiciona um enorme fator de rejogabilidade, pois ficamos com vontade de conquistar todas.

Bonito como um conto de fadas

Artisticamente, Cinders é um jogo muito bonito. Visualmente ele lembra um livro ilustrado, fugindo da estética convencional que vemos em visual novels. A trilha sonora também é envolvente e caprichada, combinando perfeitamente com as diversas cenas apresentadas.
Os cenários são ilustrados como um livro de contos de fadas
Em termos de jogabilidade, basicamente trata-se de um livro-aventura com escolhas. São sequências de diálogos, algumas delas longas e cansativas, quebrando um pouco o ritmo do jogo. Os textos estão disponíveis unicamente em inglês, o que pode ser uma barreira para jogadores que não dominem o idioma.

Por fim, Cinders está disponível em diversas plataformas, mas no Switch possui a vantagem da interface totalmente compatível com a tela tátil. Os diálogos podem avançar com toques em qualquer parte da tela, o que torna muito confortável jogar com os Joy-Con destacados, segurando apenas o corpo do aparelho como se fosse um leitor de livros digitais, o que é especialmente gostoso para jogar deitado na cama. Qualquer seleção pode ser feita tocando o item correspondente na tela, o que torna os comandos extremamente simples e intuitivos.
Estou aqui com um objetivo, meu doce príncipe!

Viveram felizes para sempre?

Cinders é uma excelente visual novel que faz com que o jogador repense muita coisa sobre o conto da Cinderela. Com personagens marcantes e bastante críveis, é possível entender as motivações de cada um e testar dezenas de opções diferentes para conduzir a protagonista da maneira que o jogador preferir, para o bem ou para o mal, e arcar com as consequências dessas decisões. Apesar de não possuir localização para o nosso idioma e ter algumas quebras de ritmo, trata-se de um título muito recomendado para amantes de boas histórias.

Prós

  • Roteiro maduro e realista;
  • Artisticamente bonito, com design pouco usual no gênero;
  • Múltiplos finais e altíssimo fator de rejogabilidade;
  • Utiliza bem a tela sensível ao toque do Switch.

Contras

  • Sem localização para português;
  • Alguns diálogos são cansativos e quebram o ritmo da narrativa.
Cinders - Switch/PS4/XBO/PC - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo autor

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google