Masahiro Sakurai discute sobre aposentadoria em entrevista com Katsuhiro Harada

Em um novo vídeo, os desenvolvedores discutem o assunto.

Katsuhiro Harada, produtor da Bandai Namco conhecido por seu trabalho na franquia Tekken, tem realizado entrevistas e vídeos variados em seu canal do Youtube, Harada's Bar. Mais recentemente, Harada conversou com Masahiro Sakurai sobre alguns tópicos. Divulgada hoje, a segunda parte do vídeo coloca o diretor da franquia Super Smash Bros e criador de Kirby para discutir sobre aposentadoria com Harada, entre outros tópicos.

O vídeo em questão está disponível acima e cobre outros tópicos também. Em relação à aposentadoria especificamente, os dois têm a seguinte conversa:

Katsuhiro Harada (KH): Eu queria conversar com você sobre isso, 'aposentadoria'.

Masahiro Sakurai (MS): Quer dizer que você está pensando em se aposentar?

KH: Não é isso... mas acho que já falei com você que atualmente demora muito tempo para fazer um jogo.

MS: Isso é verdade.

KH: Então... Nós costumávamos fazer um por ano na era do arcade. Mas agora normalmente demora quatro ou cinco anos.

MS: É bastante tempo, incluindo o gerenciamento [do projeto].

KH: Então, considerando a minha idade... como um homem de negócios comum trabalhando para a Bandai Namco... se eu considerar o tempo que posso continuar assim, só devo conseguir me envolver em mais dois ou três títulos no máximo.

MS: Possivelmente.

KH: Estou envolvido em vários de forma ampla como produtor, mas estou falando sobre fazê-lo eu mesmo...

MS: Ao invés do papel de produtor, você fala sobre ser o diretor que está envolvido com o processo do início ao fim. Acho que não dá para fazer nada sobre esse número ser baixo.

KH: Então eu percebi que tenho que pensar seriamente sobre a aposentadoria. Comecei a pensar sobre o que eu quero fazer no fim [da carreira], incluindo Tekken e outras coisas. E eu mudei de direção, e pedi diretamente para a companhia para que eles pudessem mudar minha posição. Então queria te perguntar o que você pensa.

MS: Eu pensei bastante sobre o tema. Posso compartilhar o que penso com você?

KH: Claro, eu adoraria ouvir.

MS: Nossa geração acredita muito que a aposentadoria deve acontecer quando se está na casa dos 60 anos.

KH: Você tem razão. Acho isso também.

MS: Então, por exemplo, se estão por volta dos 50 anos, as pessoas tendem a pensar que só terão mais 10 anos. Mas você vai viver depois disso também, então vai ter que continuar trabalhando. A expectativa de vida tem se tornado mais longa e a população ficado mais velha, então contribuir para a sociedade mesmo após os 60 anos se possível é, eu acho, algo que você precisa pensar sobre independente da sua profissão.

MS: Se você ainda pode fazer aquilo em que você é bom e há demanda, você pode só fazer isso. Se não der, você pode só mudar o que faz. Por exemplo, Harada-san, ou eu mesmo, temos feito coisas que outras pessoas não fizeram, então eu acho que sempre teria demanda por isso de alguma forma.

KH: Entendo.

MS: Mas vou chamar isso de 'arte'...

KH: É uma forma de arte.

MS: Se ninguém gosta da sua arte e não há demanda, então você pode pensar sobre o que fazer. No entanto, também penso que quando tudo acabar para mim, não há nada que eu possa fazer.

MS: Fazer jogos é bastante difícil. Eu não consigo nem contar quantas vezes pensei em abandonar tudo. Mas...

KH: Você tem esses momentos?

MS: Claro que sim. Eu olhei as questões que recebemos no Twitter e muitas pessoas perguntam que tipo de jogo eu quero fazer. Muitas [pessoas perguntando]. 'Não tem nenhum jogo que eu quero fazer...' é o que eu gostaria de dizer, mas basicamente jogos são mais divertidos de jogar do que de criar, pessoal.

KH: Acho que entendo [o que você está falando].

MS: Mesmo se você trabalhar duro para fazer um [jogo], às vezes as pessoas vão te importunar, as coisas não vão dar muito certo, e tem vários obstáculos que podem aparecer. Coisas assim podem acontecer. Além disso, isso pode significar que você está encurtando a sua vida fazendo jogos. É realmente difícil, como um caminho cheio de espinhos. Você precisa pensar em competir com os outros porque é uma competição.

KH: Certo.

MS: Você tem que lutar e sobreviver, então vai encurtar a sua vida. Dessa forma, eu não acho que posso escolher quando vou me aposentar. Porém, eu também acho que devo trabalhar enquanto puder. Acho que isso é certo.

KH: Entendi.

MS: Se o seu coração partir, você pode sair, mas caso contrário e se tem demanda, você pode continuar fazendo isso para sempre. É o que eu penso.

 Fonte: Nintendo Everything


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google