Análise DLC

Análise: The Outer Worlds - Murder on Eridanos (Switch) traz investigação criminal para a galáxia megacorporativa de Bonança

DLC traz uma história independente em que o jogador investiga quem matou Helena de Bonança.

The Outer Worlds - Murder on Eridanos
é o segundo DLC do RPG da desenvolvedora Obsidian e da publicadora Private Division. Com um toque de investigação criminal, ele adiciona uma variedade de quests em um novo mundo, chamado em português de Erídano.

Morre uma estrela

Tudo começa com uma simples transmissão nas ondas de éter. Porém, o que parecia ser apenas mais um seriado acaba com o anúncio da morte da grande estrela que interpreta Helena de Bonança. A atriz era famosa por toda a galáxia, estampando várias propagandas, e figuraria na divulgação da nova bebida da Rizzo, a Sortida Marrom.
 
O protagonista de The Outer Worlds recebe então um pedido de auxílio. Cabe a ele assumir o papel de Inspetor, investigando o planeta Erídano, onde o crime aconteceu. No caminho, será necessário interrogar várias pessoas que podem ter assassinado a atriz. Porém, outras verdades escondidas também virão à tona.

O mistério não é nada trivial e ocorrem vários desdobramentos durante a investigação do jogador. De forma geral, a história é bem instigante e se encaixa muito bem no contexto da obra. Assim como no resto de Bonança, Erídano também é marcado pelo domínio das megacorporações, que conseguem fazer o que quiserem às custas da população. Cabe ao jogador agir e aprender mais sobre as facções e as peculiaridades do planeta enquanto busca as motivações dos indivíduos que podem ter sido o assassino.
 
Vale destacar que Murder on Eridanos brinca com o conceito de interpretação de papéis, tendo em vista a morte de uma estrela dos seriados. Várias opções dadas ao protagonista envolvem a tentativa de incorporar um detetive clichê. Essa escolha é engraçada e aproveita bem o contexto. Infelizmente, há também alguns raros momentos em que a Obsidian simplesmente opta por representar os pensamentos do protagonista diretamente já dentro dessa perspectiva, o que acaba sendo um pouco desconexo com o jogo principal.

Investigando um planeta vasto

Além da expansão da história, o DLC adiciona o planeta Erídano à lista de localidades exploráveis. O lugar é bem vasto, com várias áreas para conhecer, que incluem o entorno do hotel em que a atriz assassinada estava hospedada. Pessoalmente, gostei bastante de explorar o pomar e realizar a missão de encontrar uma bebida no meio de um labirinto, assim como achei interessante o subsolo do hotel, onde vivem os funcionários.
 
Além da história principal, que é desbloqueada aos poucos, há tarefas totalmente opcionais. Elas incluem objetivos como procurar um funcionário desaparecido, encontrar bebidas ou pegar chaves de hóspedes. Todas as missões de Murder on Eridanos são feitas dentro do próprio planeta, permitindo que o jogador ignore totalmente o resto da aventura enquanto quiser aproveitar esse conteúdo adicional.

De forma geral, esses objetivos ajudam a dar uma perspectiva mais detalhada de como é a vida em Erídano. Os diálogos com os NPCs também contribuem nesse sentido, com personagens pertencentes a vários grupos. Até mesmo as falas curtas e as telas de transição fazem parte dessa ambientação que dá uma impressão orgânica ao planeta.
 
Vale destacar também que para a realização da investigação o jogador recebe uma arma nova. Esse item movido a energia não é muito bom em ataque, mas tem uma outra utilidade: ao explorar áreas de interesse, dá para ativar a mira para observar discrepâncias que precisam ser investigadas.

Boa parte da investigação também valoriza o investimento em builds mais técnicas, com opções de diálogo voltadas à ciência, medicina e percepção. O equipamento também fala, tendo uma personalidade intencionalmente desagradável. Porém, na prática isso é restrito aos momentos relevantes do DLC.
 
Por fim, apesar de não ser nada surpreendente, os mesmos problemas de performance do jogo base estão presentes no conteúdo adicional. Adorei meu tempo com a obra e não vejo os gargalos de loading e a resolução reduzida como um grave problema. Além disso, a tradução em português é, de forma geral, bem competente, apesar de alguns errinhos raros em aspectos de jogo fora de contexto, como “guardar itens” ser chamado de “loja” (porque ambos são store em inglês).

Uma boa adição

Para quem já curtiu bastante The Outer Worlds, Murder on Eridanos com certeza é uma boa forma de aproveitar ainda mais o tempo em Bonança. Com um planeta vasto, várias missões opcionais e uma boa história, a viagem a Erídano é uma extensão que entende e explora bem o universo de um RPG que já tinha alta qualidade.

Prós

  • Erídano é um mundo vasto e repleto de missões opcionais;
  • Um mistério instigante.

Contras

  • Raros trechos em que a representação do protagonista tem um tom que destoa do jogo principal;
  • Os mesmos problemas de performance do jogo base.
The Outer Worlds - Murder on Eridanos - Switch/PC/PS4/XBO - Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Private Division


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google