Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl: confira as novidades dos remakes (Switch)

Confira o que há de novo e diferente nos aguardados remakes da quarta geração de monstrinhos.


O lançamento dos aguardados remakes da quarta geração, Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (BDSP), está se aproximando. Ao que parece, os novos jogos estão seguindo uma linha de maior fidelidade em relação ao material de origem, mantendo o estilo isométrico e deixando de lado novas mecânicas como Dynamax e Mega Evolutions, mas isso não quer dizer que não exista um bom número de novidades já confirmadas para os remakes.

Confira abaixo uma lista com as novas funcionalidades e algumas alterações para recursos que já estavam presentes na era do Nintendo DS:

Estilo artístico chibi e gráficos em HD


Começando pelo ponto mais óbvio, o estilo artístico e os gráficos de BDSP são bastante diferentes dos jogos originais. Comparando com a resolução de 400 por 240 da tela de cima do Nintendo DS, tanto o 720p do modo portátil quanto os 1080p do Switch na TV fazem uma diferença gritante no quesito apreciação visual.

Indo além de um simples retoque em HD, o jogo foi recriado do zero utilizando o mesmo estilo isométrico dos antigos jogos da série, mas alterando o design dos personagens para o polêmico chibi e os seus pequenos treinadores com cabeças grandes.

Se você está preocupado com a aparência dos personagens fofinhos que andam pelo mundo do jogo, saiba que, pelo menos dentro das batalhas, a direção artística segue uma linha bem mais parecida com os jogos atuais da franquia. Os treinadores assumem proporções mais tradicionais, comparáveis a Sword/Shield, e os Pokémon também mantém as animações e a fluidez de movimento dos jogos da oitava geração.

Customização de personagens


Assim como acontece nos títulos mais modernos da série, BDSP permite que você escolha a cor da pele do seu personagem, com quatro variações tanto para Dawn quanto para Lucas, os protagonistas do game.

Adicionalmente, trazendo um novo recurso para Sinnoh e também mantendo a tradição dos novos jogos, agora é possível customizar as roupas do seu personagem. A liberdade, no entanto, não é tão grande quanto em Sword/Shield, por exemplo. Em vez de selecionar peças separadas de roupa para combinar e fazer seu próprio estilo, em BDSP só é possível escolher trajes temáticos prontos.

Pokémon fora da Pokébola e livre acesso ao PC


Um dos principais atrativos dos saudosos remakes da segunda geração para o DS, Heart Gold/Soul Silver, é a possibilidade de deixar um dos seus Pokémon andando com você pelo cenário. Embora não tenha aparecido no jogo principal, ambos os DLC de Sword/Shield apresentaram o muito esperado retorno do recurso.

Se você é um dos vários treinadores que prefere libertar o seu monstrinho favorito de sua apertada Pokébola, pode ficar tranquilo ao jogar Brilliant Diamond/Shining Pearl. Mesmo com os diminutos treinadores, é possível andar por todo o jogo acompanhado pelo Pokémon da sua preferência sem problemas.

Outro ponto que permite que você sempre esteja perto do seu Pokémon favorito é o novo método de acesso rápido ao PC de armazenamento dos seus monstrinhos. Assim como nos títulos da oitava geração, agora é possível alterar os Pokémon da sua party à vontade, sem precisar andar até um Centro Pokémon.

Pokébolas com Stickers


Conhecidos nos jogos originais como Seals, os Stickers estão de volta para decorar suas Pokébolas e a enfeitar os efeitos de entrada dos seus Pokémon em batalha. São mais de 90 adesivos para coletar, e você pode aplicar até 20 diferentes em uma Pokébola.

Além de deixar a Pokébola mais bonita, a escolha dos adesivos determina o efeito visual que aparece quando seu Pokémon é lançado para a batalha ou para um Super Contest Show. O efeito é relacionado ao nome e aparência do Sticker, como Heart gerando corações, Fire fazendo um efeito de fogo, Electricity para eletricidade, entre vários outros.

TMs de uso único e Exp. Share sempre ligado


Entre as informações confirmadas, os dois pontos mais polêmicos dos novos remakes com certeza são: a estranha decisão de reverter os TMs à sua função original, e o uso obrigatório do Exp. Share durante todo o jogo.

Enquanto os ataques conhecidos como Hidden Machines (HMs) sempre permitiram um número ilimitado de utilizações em seus Pokémon, os Technical Machines (TMs), pelo menos até a quinta geração, só podiam ser usados uma única vez. BDSP marca o primeiro retorno da função original do uso dos TMs. Aparentemente, todos os TMs poderão ser adquiridos múltiplas vezes durante o jogo, mas é bom utilizá-los com mais cautela da mesma forma.

Quanto ao Exp. Share, o item que distribui a experiência recebida em batalha igualmente para todos seus Pokémon, não será possível desligar o seu efeito durante o jogo. A escolha irá com certeza desagradar muitos jogadores, mas, pelo menos por enquanto, a informação é que a experiência sempre será compartilhada entre toda sua party de monstrinhos.

Utilização do Pokétch


O Pokétch, um acessório com múltiplos propósitos que ficava na tela de baixo do DS nos jogos originais, agora aparece convenientemente em uma janela própria em cima da tela. Além disso, para os recursos que pedem que você se mova pelo mundo enquanto acompanha o feedback do aparelho, o Pokétch permanece de forma discreta no canto superior da tela principal.

Algumas das funções confirmadas para o acessório são: a sua lista dos seis Pokémon que estão com você, assim como o HP de cada um; um “bloco de notas” em que é possível desenhar e escrever; um contador da felicidade dos seus Pokémon; a Dowsing Machine, que serve como um radar para buscar itens escondidos, e o tradicional contador de passos.

A novidade mais interessante é o uso dos outrora infames HMs pelo Pokétch. Em vez de você precisar equipar algum Pokémon com um ataque pouco útil apenas para ultrapassar algum obstáculo no mundo do jogo, agora é possível utilizar técnicas como Surf, Strength e Cut de forma bastante cômoda diretamente pelo aparelho Pokémon. Não é mais preciso se preocupar em ter o monstrinho adequado para certos momentos de locomoção, basta você apertar alguns botões no Pokétch e seguir em frente.

The Grand Underground


O Underground dos jogos originais mudou de nome para The Grand Underground e expandiu os seus recursos multiplayer, que antes funcionavam apenas localmente, também para o online.

O local, dividido em seis subáreas distintas, ficou ainda maior e agora abrange a totalidade do mapa de Sinnoh. Adicionalmente, cada uma dessas áreas possui os seus próprios Pokémon Hideaways, biomas diferentes onde alguns Pokémon exclusivos para a região aparecem caminhando pelo overworld, assim como os monstrinhos selvagens de Sword/Shield.

O minigame de minerar dos primeiros jogos também está de volta. Você continuará utilizando um martelinho e uma picareta para procurar fósseis, Spheres, que são basicamente o “dinheiro” do Underground e Shards, que atuam como moeda de troca com NPCs do jogo.

Algo inédito que agora é possível encontrar durante a escavação são estátuas de Pokémon. As Secret Bases, bases no Underground que funcionam como cantinhos especiais customizáveis, também estão de volta, só que agora o único item que você pode utilizar na sua decoração são essas novas estátuas. Colocar várias estátuas de Pokémon do mesmo tipo, por sinal, influencia a quantidade de monstrinhos desse tipo que podem aparecer para captura dentro dos Pokémon Hideaways.

Super Contests Shows


Os concursos de beleza Pokémon, conhecidos agora como Super Contests Shows, também estão de volta nos remakes. Como antes, esses concursos são divididos em cinco critérios: Coolness (nível de descolado), Cuteness (fofura), Beauty (beleza), Toughness (resiliência) e Cleverness (esperteza).

Adicionalmente, cada concurso possui três fases distintas: a avaliação visual, a de dança e a dos movimentos (ou ataques) dos Pokémon.

Durante a parte visual, que avalia seu Pokémon exclusivamente pelos stats específicos de contest dos monstrinhos, o uso dos Poffins (comida especial que você pode preparar para ajudar nos concursos) auxilia tanto quanto os Stickers colocados na Pokébola. Além de ser possível ganhar novos Stickers realizando Super Contests, o uso deles também influencia diretamente na performance do seu Pokémon durante a etapa visual.

A segunda parte, de dança, apresenta um novo minigame de ritmo que lembra jogos como Guitar Hero e Rock Band. E a terceira, dos movimentos, coloca seus Pokémon utilizando ataques para ganhar pontos. Basicamente, cada ataque possui um atributo específico que funciona melhor para concursos diferentes.

Online


De volta pela primeira vez desde a quinta geração, o Union Room será novamente o local para as conexões com outros treinadores de forma local e online em Brilliant Diamond e Shining Pearl. Duas salas distintas marcam essa separação, uma chamada de Local Room e a outra de Global Room.

Em vez de você precisar caminhar até um centro Pokémon para acessar o recurso, dessa vez, assim como nos jogos mais recentes da franquia, basta pressionar o botão Y para acessar a Union Room de qualquer lugar. Você pode esperar pelas tradicionais Batalhas e trocas online com outros treinadores jogando BDSP, mas já está confirmado que não haverá um sistema de lutas ranqueadas.

Por fim, o suporte para o serviço de armazenamento de monstrinhos no Pokémon Home já está confirmado, no entanto ele só terá início em algum momento não especificado de 2022.

Revisão: Cristiane Amarante

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google