Pokémon Blast

Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch): Prévia da melhor equipe para a região de Sinnoh

Como seria o melhor time para os remakes da quarta geração? Hora de usar Future Sight e descobrir!


Estamos a menos de um mês do lançamento das versões Brilliant Diamond/Shining Pearl e a expectativa pelos jogos está aumentando a cada dia que passa. Com as recentes apresentações sobre o game, diversas informações foram disponibilizadas para o público e uma delas chama a atenção: a presença da Pokédex da versão Platinum.

Dessa forma, a quantidade de monstrinhos disponíveis para montarmos nossa equipe será, de certa forma, mais abrangente do que se tivéssemos a Pokédex das versões Diamond/Pearl. Isso refletiu na baixa variedade de Pokémon presentes no melhor time para as versões originais.

De fato, não se sabe ao certo se os Pokémon exibidos nos trailers estarão presentes desde o início do jogo, no entanto, nos permitimos imaginar qual seria a melhor equipe para os remakes, levando em consideração o que foi mostrado.

E não é só porque estamos falando de prévia que esquecemos dos critérios: não incluiremos Egg Moves, Move Tutors e os Pokémon lendários. Sem mais delongas, fique com a prévia do melhor time para vencer os desafios da região de Sinnoh. Boa leitura!

Inicial

Não é surpresa para ninguém que, mesmo após 15 anos de seu lançamento no Nintendo DS, nossa escolha de Pokémon inicial é o macaco de fogo, Infernape. Utilizando sua combinação explosiva de tipos em FIRE/FIGHTING para causar toneladas de dano nos adversários, o primata infernal faz isso muito rápido e de qualquer lado. Seus stats ofensivos são excelentes e a cobertura de dano de seu vasto movepool é invejável.

Com o passar das gerações, Infernape ganhou mais armas para disparar e com certeza é um dos melhores Pokémon que a região de Sinnoh tem a oferecer. Embora tenha defesas baixas e pouco HP base, a ideia do Infernape é causar muito dano em alvos que não consigam causar muitos prejuízos a ele, pois até mesmo golpes neutros ou com resistência podem encurtar o tempo dele em campo.

De acordo com as últimas apresentações, não teremos a presença dos HMs em nossos Pokémon, e com isso, os golpes que cada membro carregará não será mais limitado por conta das técnicas de campo. Essa “pequena” mudança favorece todos os Pokémon, mas em especial, o Infernape, que poderá ter quatro golpes fortíssimos à sua disposição, tornando-se uma grande ameaça.

Gyarados

Anunciado recentemente, o compartilhamento de experiência coletivo, ou Exp. Share, estará ativo desde o começo e não poderá ser desativado. Sendo assim, um dos piores Pokémon para se treinar teve sua curva de crescimento acelerada drasticamente. De tal forma, quando  chega no Lv.20, a Magikarp se transforma no monstro Gyarados, cheio de poder e muito útil na jornada. Golpes como Ice Fang e Waterfall são quase que padrão em qualquer moveset, especialmente se considerarmos a cobertura que atingem juntos.

Com a combinação de tipos em WATER/FLYING e acesso à habilidade Intimidate, o Gyarados é um dos Pokémon mais fortes, senão o mais forte do time. Suas capacidades são aumentadas com o golpe Dragon Dance que, quando utilizado, aumenta seu Attack e Speed em um nível. Após dois desses, torna-se praticamente imparável.

Magnezone

O imã de Sinnoh é a terceira escolha para compor esta equipe. Isso porque sua combinação de tipos, ELECTRIC/STEEL, é capaz de absorver com maestria as fraquezas do Gyarados que, por sua vez, também absorve as fraquezas do Magnezone. Mas, não é somente por conta disso que a evolução do Magneton faz parte do time: seus atributos, principalmente o Special Attack, contribuem para um balanceamento no dano causado.

Outro fator importante e que deve ser mencionado é a habilidade do Magnezone de prender outros Pokémon do tipo STEEL em campo em virtude de sua habilidade, Magnet Pull. Como temos um ginásio especializado nesse tipo, sem falar poderosos Pokémon como Bronzong e Scizor figurando na Elite Four, ter o Magnezone por perto é uma boa pedida.

Garchomp

O símbolo da região de Sinnoh não poderia ser deixado de fora da melhor equipe. Embora em suas versões de estreia ele não passasse de uma opção para os mais corajosos, agora com nova mecânica de experiência, treinar o Gible em seus primeiros passos ficou um pouco mais fácil, favorecendo aqueles que optarem por tê-lo em suas equipes.

Virtualmente imparável, a combinação DRAGON/GROUND possui uma cobertura neutra invejável, tendo apenas Togekiss e Bronzong como exemplos de Pokémon nesta geração capazes de absorver ambos. Com uma distribuição de atributos invejável e acesso a golpes como Outrage, Earthquake, Stone Edge e até mesmo Flamethrower, o Garchomp é, e sempre será, um exemplo de poder bruto. Não é à toa que a campeã da região o possui como seu trunfo.

Drapion

Onde tem FAIRY, tem POISON. Sim, o tipo STEEL também é forte contra as fadinhas, no entanto, muitas delas possuem golpes de cobertura para enfrentá-los. Já com os venenosos, a conversa é outra. Mais um Pokémon que retorna do melhor time original, o Drapion também será muito importante em nossa jornada, e após as mudanças nas mecânicas de dano, o tipo DARK passou a ser extremamente perigoso ofensivamente.

Ainda, com bases defensivas altas e golpes de cobertura como Ice Fang e Thunder Fang, temos um protótipo de “tanque ofensivo”, ou seja, além de causar um bom dano nos adversários, consegue sobreviver alguns golpes e ajudar seu time a triunfar.

Por falar em dano, uma de suas habilidades, Sniper, aumenta o dano de acertos críticos de 150% para 225%. Como ele é capaz de aprender os golpes Night Slash e Cross Poison, ambos com chance elevada, temos um Pokémon capaz de mudar o curso de uma batalha.

Togekiss

Se você pensa que não é necessário ter dois Pokémon do tipo FLYING na equipe, está enganado. Enquanto o Gyarados não é conhecido por utilizar golpes desse tipo, o Togekiss é. Quem nunca perdeu uma batalha para um Togekiss com Air Slash? Ah, agora lembrou né?

Brincadeiras à parte, este Pokémon compõe a equipe e acrescenta um novo recurso bem útil desde 2013: o tipo FAIRY. Em sua versão de estreia, o Togekiss ainda era do tipo NORMAL, logo, golpes do tipo FIGHTING causavam dano neutro. Hoje? A situação agora é diferente: Em vez de dano neutro, agora ele possui quádrupla resistência.

Isso mesmo, o dano é quase mínimo. Somando essas qualidades a um movepool relativamente bom para a região em que se encontra desta vez, o Togekiss será muito útil tanto na ofensiva quanto na defensiva.

Opcionais

Staraptor

Era impossível deixá-lo de fora aqui. E não é para menos: suas bases de ataque fantásticas, a combinação de tipos totalmente ofensiva em NORMAL/FLYING, e o acesso a golpes fortes como Brave Bird e Close Combat fizeram do Staraptor uma máquina de combate muito útil em todos os estágios do jogo. Ainda, por ter Intimidate como habilidade, é capaz de formar um combo com o Gyarados, reduzindo ainda mais o Attack do oponente e facilitando o trabalho dos colegas mais frágeis como o Infernape.

Gastrodon

Inicialmente, o Gastrodon estava na equipe dos melhores para essa região, no entanto, após compará-lo com o Gyarados, a serpente revelou-se a opção mais viável. Porém, não é só porque o Gastrodon foi substituído que não possui suas qualidades: assim que chegamos em Valley Windworks poderemos capturar o Shellos, Pokémon do tipo WATER e que já sabe Water Pulse e que pode ser treinado com certa facilidade.

Outros Iniciais

Torterra

Revendo o melhor time depois de todos esses anos, o Torterra é sim um bom Pokémon para escolher como inicial em Sinnoh. Seus dois tipos, GRASS/GROUND, formam uma boa dupla tanto ofensiva quanto defensiva, somado à sua alta capacidade defensiva e bons golpes.

Empoleon

Infelizmente, meu Pokémon favorito não é a melhor opção, mas nem de longe. Dos oito ginásios presentes, apenas o primeiro é vencido facilmente pelo inicial do tipo WATER. Ainda, dois ginásios vencem pinguim diretamente e agora, o tipo GHOST e o tipo DARK causam dano neutro no tipo STEEL.

E você, quais Pokémon espera usar nos remakes? Sentiu falta de algum Pokémon? Tem uma opinião diferente sobre algum membro dessa equipe? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!

Revisão: João Pedro Boaventura


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google