Top 10

WarioWare: Get It Together! (Switch): Os melhores personagens no game

Há diversas figuras que podem te levar a um bom desfecho com relativa maior facilidade, portanto fazer uma boa escolha é essencial para o desempenho.

A franquia WarioWare é conhecida justamente pelos seus personagens e contextos excêntricos e mirabolantes, que fazem de tudo para arrancar boas risadas. O elenco tem um pouquinho de tudo: bruxas diabólicas, alienígenas abdutores, mestres do kung-fu e até mesmo robôs cantores compõem o carisma da franquia de microjogos. 

Além disso, a série sempre foi referência pela natureza única da sua jogabilidade. Entretanto, com o recém lançamento da série, WarioWare: Get It Together! (Switch), o game apostou em controles extremamente básicos, mas com identidade em seus personagens. Desta vez, cada microgame depende, em grande parte, dessas personagens e dos seus movimentos únicos para gerar o caos, nós mentais e muita, mas muita diversão — para os familiarizados com o gênero. 

O que torna uma personagem melhor ou pior do que outra é bastante subjetivo, mas definitivamente passa pela facilidade com que elas são controladas. Cada um dos 18 personagens disponíveis tem algum tipo de movimento peculiar que retira ou acrescenta autonomia ao jogador, ou requer que ele pense um mesmo microgame de maneira totalmente distinta.

Embora isso torne a jogabilidade interessante e divertida, adicionar essas personagens à sua equipe não garante pontuações altas de forma alguma, então os melhores personagens acabam sendo os que têm maior liberdade de movimentos, e são consequentemente adequados para cada microjogo, ainda que não haja um “ás de todos”.

Certamente a adição de uma série de novas personagens jogáveis elevou a série a novos ares. Os impactos de cada uma delas no seu jogo é o que discutiremos nesta lista. Cabe destacar que o texto reflete apenas a minha opinião com base na minha experiência de jogo. Assim, certamente faltarão outros personagens que fizeram parte de jogatinas marcantes de vários jogadores.

10. Mona


Como uma típica garota animada e sorridente que atua em diversos trabalhos, Mona está constantemente com pressa, andando para lá e para cá com sua scooter incessavelmente. Mona é desbloqueada logo na segunda etapa do modo história.

Apesar de estar sempre em movimento mesmo sem direcionar o analógico — motivo que faz de sua jogabilidade bem enjoada —, caso o jogador clique no botão de interação ela ficará, enfim, parada e será possível controlar o seu bumerangue. Ele funciona como um projétil contra inimigos ou ainda como controlador de interação com itens do cenário do microjogo.

9. 5-Volt

5-Volt é a mãe de 9-Volt. Ela é uma trabalhadora dura e o mais doce que pode ser... até ficar zangada, é claro. Ninguém gostaria de sentir a sua raiva. A sua raiva faz com que ela tenha "experiências fora do corpo", que usa para se teletransportar pelo cenário para onde quer que o jogador direcione o seu fantasma, exalando raiva ao mudar de posição. 

É certamente uma das jogabilidades mais criativas do jogo, mas que dificulta, e muito, certos microgames que exigem mais precisão ou movimentação. A personagem é desbloqueada já na segunda fase do trecho de remix.

8. Dribble e Spitz


Estes taxistas animalescos birutas podem ter azar quando se trata de cobrar tarifas das caronas, mas certamente não quando se trata de ganhar microjogos. Dribble e Spitz carregam, cada um, um canhão que só está virado numa direção (direita para Dribble, esquerda para Spitz). Dribble e Spitz são desbloqueados na sua fase respectiva, logo no início do modo história.

Cada projétil atirado pode ser utilizado para interagir com os objetos do cenário ou destruir inimigos. Além de estar constantemente voltado apenas para uma única direção, Dribble é sempre o Player 1, enquanto Spitz é sempre o Player 2, o que significa que aqueles que estão jogando solo somente controlarão o Dribble atirando para direita, sem exceções. 

BÔNUS: 18-Volt


18-Volt é um estudante do ensino básico que tem uma enorme paixão por videogames e música. Uma das decisões mais ousadas do game foi inserir o grandalhão 18-Volt como um personagem incapaz de se mover. Toda a interação dele com o cenário é apenas possível graças aos disparos do CD acessório em seu cabelo, que permite soltar projéteis em qualquer direção em um número infinito de vezes.

O que seria uma decisão imbecil, acaba tornando-o uma das personagens mais simples do jogo, ainda que exijam adaptações em todos os microgames para comportar sua característica. Ele é desbloqueado logo na primeira fase do modo história, o que também faz com que os jogadores tenham bastante tempo para dominá-lo.

7. Dr. Crygor


Um cientista que pode ou não estar ligeiramente perturbado, o Dr. Crygor é um dos personagens que possuem uma excelente mobilidade. Ele é capaz de nadar em qualquer direção se o jogador segurar o botão A e mover o analógico. Ele é desbloqueado também na segunda fase do game.

Ele é uma escolha fácil para a maioria das pessoas. A maneira descomplicada de sua jogatina apenas é colocada à prova quando há a necessidade de enfrentar inimigos e não é possível disparar nenhum tipo de projétil, requerendo contato físico — o que requer também mais tempo.

6. Orbulon

Orbulon é um extraterrestre que quer governar o planeta, mas sente que é importante aprender muito sobre cultura antes de o fazer. Ele funciona à base de abduções em sua nave espacial, a qual pode voar em todas as direções ao redor do cenário, sempre com a possibilidade de soltar um raio abdutor para baixo ao pressionar o botão A. 

Não só é possível danificar inimigos e obstáculos, como também remover certos perigos, abduzindo-os, algo que nenhum outro personagem pode fazer. Orbulon é desbloqueado ao mesmo tempo que Jimmy T. e Ashley no segundo mundo do modo história.

5. Jimmy T

Além de um tradicional personagem da série, Jimmy é um especialista em esportes e talentoso dançarino de músicas disco. Similarmente ao Dr. Crygor, ele inicialmente fica completamente imóvel até o jogador apertar o botão A e direcionar o analógico em qualquer direção.

Isso pode ser feito a qualquer momento, mas a diferença é que ele dá pequenas “investidas” naquela direção, ao invés de se deslocar diretamente para a posição desejada. Jimmy T. é desbloqueado na sua respectiva fase, que se abre ao mesmo tempo que as fases de Ashley e Orbulon no segundo mundo do modo história.

4. Red


O pequeno Red é o tímido e fiel companheiro de Ashley desde sua primeira aparição. Em Get It Together! ele pode voar livremente para qualquer lugar tal como sua dona, mas consegue disparar bombas como projéteis, com o porém de serem apenas miradas para baixo.

Pela fluidez e rapidez do personagem, controlá-lo torna-se extremamente simples e prazeroso, ainda mais levando em conta o poder de fogo de suas bombas, que possuem um alcance muito bom. Ele é desbloqueado quase no fim do modo história na fase All Mixed Up.

3. Mike

Mike é um robô criado pelo Dr. Crygor e que é apaixonado por cantar ao ponto de sonhar em começar uma carreira solo no ramo karaokê. Quando os jogadores o controlam, ele funciona similarmente à Red, podendo se deslocar livremente e disparar projéteis — notas musicais —, porém apenas mirando para cima.

Mike é desbloqueado na primeira fase de remix, mas possui uma das jogabilidades mais tranquilas e precisas de todos os personagens do jogo, digno de ser uma escolha certeira quando se pretende alcançar altos índices de sucesso nos microjogos.

2. Wario


A própria estrela do espectáculo, embora seja natural pensar que Wario, a personagem principal da série, seja o melhor de todos, ele não consegue esse posto — mas passa perto. 

Wario pode voar para qualquer lugar do cenário com seu jetpack e pode dar truncadas diretas para a esquerda ou direita, para destruir obstáculos, recolher objetos ou derrotar inimigos. Ele é o primeiro personagem desbloqueado, pois é jogável desde o início do jogo.

Ele é facilmente o personagem mais simples de todos e funciona mesmo como um coringa para todas as ocasiões, ainda que não seja o melhor em todas elas.

1. Ashley


Seja pelo favoritismo da comunidade desde sempre para com a personagem ou não, Ashley é disparadamente a melhor personagem de WarioWare: Get It Together!. A jovem bruxa tem tempo suficiente para governar o mundo e ainda terminar todos os seus trabalhos de casa, o que reflete também na sua maneira quase perfeita de se jogar. 

Ashley não apenas consegue voar para todas as direções sem limite algum como também consegue disparar feitiços que funcionam como projéteis contra absolutamente tudo que aparecer na sua frente. Essa é uma combinação extremamente poderosa, de tudo de bom que existe nas outras personagens e faz dela mais uma apelação para todos que não curtem tanto desafio. Não à toa, ela é desbloqueada apenas no segundo mundo do modo história, mas dificilmente você vai querer retirá-la do seu time em seguida.

Opções sem moderação

Embora várias personagens sejam claramente melhores do que outras, isso não significa necessariamente que os jogadores irão se divertir mais utilizando elas, ainda mais com tantos usos interessantes dos poderes e interações memoráveis de cada um. 

Em tempos em que jogos como Super Smash Bros Ultimate (Switch) reinam supremos com mais de 50 personagens jogáveis, o elenco de WarioWare: Get It Together! pode parecer pequeno e limitado, mas a variedade de maluquice, diversão e frenesia são certamente experiências únicas da série, esta que merece, a cada novo título, angariar ainda mais fãs para compor mais uma saga de sucesso da Nintendo.
E você? Já pôde experimentar o jogo? Concorda com a lista ou tem algum outro que faltou ser citado? Conte-nos abaixo!
Revisão: João Gabriel Haddad

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12


Disqus
Facebook
Google