Jogamos

Análise: Nintendo Switch Online + Expansion Pack ainda tem um longo caminho pela frente

A nova categoria do serviço online da Nintendo ainda precisa se esforçar muito para justificar o seu preço.

Após alguns anos sem chamar tanta atenção, o serviço de assinatura online da Nintendo, o Nintendo Switch Online (NSO), finalmente está ganhando um upgrade considerável. Adicionando duas novas bibliotecas de jogos de dois consoles bastante nostálgicos, além de acesso ao DLC inédito de Animal Crossing: New Horizons, o Happy Home Academy. 

O Expansion Pack, ou Pacote Adicional aqui no Brasil, infelizmente chega sem causar um grande impacto positivo na comunidade, que possuía várias expectativas para algumas simples melhorias ao plano básico do serviço. O preço alto do novo pacote, que já não impressiona pelo seu conteúdo, aliado ainda a alguns problemas de performance, aponta para uma Nintendo que talvez esteja perdendo o tato com os seus fiéis apoiadores. 

Acompanhe abaixo para conhecer um pouco mais sobre as novas funcionalidades e descobrir se ainda há esperanças de um futuro promissor para o NSO.

Relembrando o Nintendo Switch Online

Ainda que chegando um tanto atrasado em relação aos serviços online disponibilizados pelas concorrentes Sony e Microsoft, em 2018 nós finalmente fomos apresentados ao que seria o modelo de assinatura oficial do console híbrido da Nintendo: o Nintendo Switch Online.

Assim como as outras duas grandes empresas de videogames, pagar por esse serviço, em primeira instância, permite que você acesse o que é, hoje em dia, uma das funções mais básicas de uma máquina de jogos: as funcionalidades online, como multiplayer e o backup de save data na nuvem. O atrativo principal desse tipo de serviço, no entanto, raramente é esse recurso tão comum e esperado pelo público, e sim os jogos extras oferecidos “de graça”, ou melhor, sem custos adicionais. 

Quando comparado com os interessantes (e bastante valiosos) jogos mensais do Playstation Plus e do Xbox Games With Gold, que já vêm sendo ofertados há anos, a oferta inicial de alguns jogos de NES da Nintendo certamente não parecia muito convidativa em 2018. Somente um ano depois, em 2019, Nintendistas foram agraciados com uma biblioteca um pouco mais chamativa, adicionando os especialmente nostálgicos jogos de Super Nintendo ao serviço. 


Clássicos como Super Mario World, Super Metroid e The Legend of Zelda: A Link to the Past sustentaram a ideia de um pacote aparentemente mediano, mas que chamava a atenção principalmente pelo seu preço reduzido quando comparado às ofertas da concorrência. Com uma frequência bastante decepcionante de novos jogos adicionados à plataforma durante os últimos anos, o reduzido preço de 20 dólares se mantinha como uma das principais justificativas para uma possível manutenção da assinatura.

Em resumo, infelizmente, já não era tão fácil falar bem do NSO antes do anúncio da sua nova categoria de preço, o Expansion Pack. No entanto, entrando nessa nova fase, fica ainda mais difícil defender o estranho serviço online da nossa querida, porém muitas vezes equivocada, Nintendo.

Expansion Pack e suas novas bibliotecas de jogos


Após alguns meses em meio a uma verdadeira seca de novas atualizações para o NSO, finalmente recebemos empolgantes notícias sobre novas adições. Fortes rumores apontavam para uma possível biblioteca de jogos do Game Boy, mas o que acabamos recebendo foi o que muitos consideraram um passo além de uma simples coleção de jogos portáteis. Algumas das maiores pérolas da história dos videogames chegaram ao NSO representando o primeiro console 3D da Big-N: o Nintendo 64.

É difícil contestar o fato de que é um privilégio poder jogar títulos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Mario 64, Star Fox 64 e Mario Kart 64 em um console moderno e de forma portátil. De quebra, Mario Tennis, Dr. Mario 64, Yoshi's Story e o estranho shooter em terceira pessoa WinBack também estão disponíveis para o seu deleite. Adicionalmente, é interessante ressaltar que, pela primeira vez desde o lançamento ocidental no Virtual Console do Wii, o rail shooter Sin & Punishment pode ser jogado à vontade — e de forma portátil.


Aproveitando a referência ao Virtual Console de Wii, jogos antigos em formato digital com preços bastante competitivos lançados durante a vida do velho console, é impossível não comparar o novo serviço ao velho formato de preservação de títulos antigos da Nintendo. A verdade é que, no final das contas, valia mais a pena adquirir jogos clássicos à vontade por um preço modesto e guardá-los para sempre do que pagar por um serviço de assinatura para acessá-los por um período limitado. Seria interessante que pelo menos ainda existisse a opção, mas a realidade é que talvez os tempos tenham mudado nesse sentido.

Mesmo que talvez não seja a forma ideal, tanto para os saudosistas quanto para quem nunca jogou, viver essas experiências do N64 certamente vale a pena. Tenho lembranças calorosas de explorar pela primeira vez vários jogos de 64 e Super Nintendo no meu Wii durante os anos de Ensino Médio, já que cresci exclusivamente com consoles da Sega. Se o NSO é a única forma para você experienciar esses jogos, por favor, vá em frente sem medo.


Adicionalmente, para a surpresa de muitos, e quase como vindo "de brinde" quando comparado ao peso do anúncio dos jogos do 64, o Nintendo Switch Online recebeu também uma biblioteca própria de games do Sega Genesis/Mega Drive. Pessoalmente, assim como no N64, sinto que faltaram alguns títulos de destaque nessa primeira leva de lançamentos. 

É fácil se divertir por horas com games como Sonic The Hedgehog 2, Final Fight 2, Strider ou Gunstar Heroes, mas onde estão os outros Sonics, por exemplo? Ou Toejam & Earl, Earthworm Jim e Altered Beast? Seria ótimo também poder ver um jogo como Crusader of Centy na coleção, o aclamado “clone” de Zelda perdido no tempo.

A biblioteca do Mega Drive ainda dispõe de bem mais opções do que o Nintendo 64, que por enquanto ainda não oferece muita coisa. Pelo menos, alguns jogos bastante marcantes já estão confirmados para lançamento em breve na plataforma. Alguns exemplos são: Paper Mario, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, F-Zero X, Mario Golf, Kirby 64: The Crystal Shards, Pokémon Snap e até mesmo Banjo-Kazooie, marcando o retorno do game aos consoles Nintendo. O futuro parece promissor, mas teria sido interessante liberar mais jogos já no começo.

Online e problemas de performance


Um dos pontos mais chamativos da emulação do NSO é a habilidade de jogar online com os amigos sem problemas. Não é necessário nenhum tipo de configuração extra ou esforço adicional. Basta criar uma sessão e convidar um, dois ou até outros três amigos (no caso do N64) para começar a jogar esses jogos antigos online em poucos instantes. Seria um verdadeiro sonho feito realidade, o problema é que o resultado final deixa um pouco a desejar.

Você provavelmente não irá encontrar grandes problemas jogando com amigos em locais próximos, que estejam na mesma cidade ou pelo menos no mesmo país. A experiência final, no entanto, será algo distante de jogar algo realmente otimizado para o ambiente online no seu PC, por exemplo. O lag será algo muito mais comum do que no NES ou SNES Online do Switch e poderá ser frustrante, mesmo que passe como jogável na maioria das vezes.

A situação complica de verdade na hora de jogar com amigos em outros países. Para amenizar o lag, o emulador prioriza os comandos e destrói completamente a sincronização do áudio, que basicamente precisa ser desabilitado de tão agressivo para os ouvidos. Ainda assim, da mesma forma o input lag, o tempo de resposta do pressionar de botões, ainda permanece e de forma bem mais presente do que ao jogar com pessoas em um CEP próximo.


Mesmo falando de offline, vários jogos de N64 no NSO apresentam sérios problemas relacionados ao input lag. Alguns speedrunners de Ocarina Of Time, por exemplo, comentaram terem calculado valores próximos aos 220ms, algo bem parecido com o input lag do Virtual Console do Wii U (conhecido por ser horrível). 

Adicionalmente, a zona neutra do análogico parece ser mal calibrada, alguns botões são mapeados de uma forma inconveniente e o Switch não está renderizando o efeito de neblina de alguns jogos, alterando drasticamente a percepção visual de certas áreas.

A emulação pelo que parece não é exatamente ideal, mas acho que dificilmente alguém mais leigo no assunto irá reparar e se importar muito com essas questões. Para todas as causas e efeitos, os jogos disponíveis podem ser jogados de forma adequada o suficiente, pelo menos no single player offline.

DLCs a caminho


Além da biblioteca de jogos clássicos, existe uma promessa de conteúdo adicional no Expansion Pack do NSO que consiste literalmente de conteúdos adicionais para jogos que você já possui, os conhecidos DLCs.

Essa promessa, pelo menos por enquanto, se resume apenas ao novo DLC para Animal Crossing: New Horizons, chamado de Happy Home Designer. Se você não possui o jogo base ou simplesmente não gosta de Animal Crossing, esse é um benefício do Expansion Pack que irá passar totalmente despercebido. No final das contas, a oferta se assemelha mais a uma propaganda para você comprar Animal Crossing do que qualquer outra coisa.

Ainda que a ideia utópica de um futuro em que o Pacote Adicional do NSO inclua uma grande gama de DLCs de uma série de jogos seja interessante, por que decidir ignorar o que veio antes? O serviço poderia ter inaugurado a ideia em grande estilo adicionando DLCs de jogos famosos da Nintendo que já estão disponíveis.

Que tal os Fighters Pass de Super Smash Bros. Ultimate, por exemplo? Ou o DLC de Fire Emblem: Three Houses, Pokémon Sword/Shield e o mais recente de Hyrule Warriors: Age of Calamity? O potencial para agradar os jogadores nessa área era gigantesco, em vez disso, infelizmente, a Nintendo optou pelo caminho menos inspirado.

Preço e Considerações finais


Deixei propositalmente para o final o ponto mais sensível em relação ao novo plano do Nintendo Switch Online: o preço. Falando do valor bruto em dólares do plano individual, estamos falando de um pulo bastante agressivo de 20 dólares do plano básico para os pouco populares 50 da nova expansão.

Em reais, a comparação assusta ainda mais. No começo desse ano, o plano básico individual custava em torno de 70 reais antes de receber um aumento para os atuais 100. Além disso, você não precisa necessariamente pagar por um ano inteiro, existindo a opção de assinar o serviço por apenas um ou três meses por um valor mais em conta.

Sem nenhum opção de assinatura além da anual, o Nintendo Switch Online + Expansion Pack custa 262,99 reais. Efetivamente, quase três vezes mais caro do que o plano básico. A expansão também, ao contrário do plano normal, não oferece sete dias gratuitos para teste, obrigando um comprometimento de um ano caso você queira apenas testar os novos jogos de N64 e Genesis.

Se sua intenção é apenas continuar jogando online sem muitas pretensões e eventualmente jogar um pouco de NES ou SNES, talvez faça mais sentido permanecer no plano básico. Honestamente, a Nintendo já estava devendo algumas funcionalidades a mais para o plano simples, muito antes de sequer cogitar criar uma nova modalidade para o serviço online.


É muito difícil recomendar que qualquer pessoa se comprometa a um ano inteiro de assinatura com o preço atual. No momento, é simplesmente impossível justificar esse valor tão alto quando tão pouco é oferecido de volta. Gosto de acreditar que eventualmente esse plano irá fazer mais sentido e oferecer conteúdo o suficiente em relação ao seu preço, mas a verdade é que talvez isso nunca aconteça. Pelo menos quando olhamos para o histórico do serviço até então o progresso é desanimador.

Existe a possibilidade do plano família com até oito pessoas, que, para a maior parte do público, pode ser um jeito fácil de amenizar bastante o valor e ingressar também no Expansion Pack. O único problema é encontrar efetivamente esse número bastante alto de membros para o seu grupo familiar. 

Como foi dito acima, caso você não tenha outra forma de experienciar esses jogos pela primeira vez ou sinta muita saudades de alguns títulos, vá em frente. Dificilmente a decisão irá pesar quando balanceada com a potencial diversão que esses novos velhos jogos poderão trazer para a sua vida. 

Se você por acaso também tiver Animal Crossing: New Horizons e esteja procurando um motivo para voltar a jogar, o Pacote Adicional se torna ainda mais atrativo. Por enquanto, acredito que para maioria das pessoas o jeito mesmo é esperar e torcer por grandes novidades em um futuro não tão distante. 


Revisão: Icaro Sousa
Análise produzida com chave cedida pela Nintendo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google