Perfil

Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch): Chegou a hora de escolher entre Turtwig, Chimchar e Piplup

O trio de iniciais da região de Sinnoh está nos holofotes e que tal conhecê-los um pouco mais para ajudar na sua decisão?

Estamos a poucos dias do lançamento oficial das versões de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl e um dos momentos mais icônicos e simbólicos da franquia nos aguarda logo nos primeiros momentos de jogo.

Os novos treinadores da região de Sinnoh podem se dirigir ao laboratório do professor Rowan, a fim de escolherem qual será o primeiro parceiro de sua jornada. Para muitos, esta escolha é a mais difícil de se fazer, ainda mais se considerarmos todas as espécies de Pokémon que podemos obter ao longo da aventura.

O padrão você já conhece: um do tipo GRASS, um do tipo FIRE e, por fim, um do tipo WATER. Essa “roda” de tipos garante que cada inicial seja forte contra um porém fraco contra outro, mantendo o equilíbrio e permitindo ao treinador criar sua equipe considerando seu inicial.

Pensando nisso, decidimos apresentar os três Pokémon iniciais da região de Sinnoh: Turtwig, Chimchar e Piplup. Obviamente, cada um tem suas qualidades e defeitos, bem como estabelece o nível de dificuldade em nossa jornada. Então, curioso para saber mais informações sobre esses Pokémon? Vá em frente e escolha um. Boa leitura!

Turtwig

O primeiro dos iniciais é conhecido como Turtwig, o Pokémon folha pequena. Sua forma é inspirada nas tartarugas terrestres e seu nome é a combinação dos termos “Turtle” (tartaruga) e “Twig” (Galho). Por conta disso seu foco é o equilíbrio entre os atributos físicos, perdendo apenas na velocidade.

Um detalhe curioso sobre o Turtwig é que seu ponto de evolução para Grotle começa do Lv.18, o mais alto entre os três. Contudo, sua forma final, Torterra, é atingida no Lv. 32, tornando-se o primeiro do trio inicial a atingir sua forma final. Outros iniciais desse tipo, como Venusaur e Meganium também compartilham essa característica.

O tipo GRASS não é conhecido por ser bom ofensivamente, no entanto, na região de Sinnoh, sua linha evolutiva é forte contra treinadores importantes. Se você busca uma opção balanceada e que consiga se adaptar ao longo da história, este é o Pokémon inicial perfeito. A cobertura neutra é arredondada graças a presença do tipo GROUND do Torterra, e mesmo que algumas fraquezas sejam realçadas, as vantagens superam esse ponto negativo.

Conhecido por sua personalidade forte e determinação, tivemos contato com o inicial do tipo GRASS na séria animada sob o comando de Ash e Paul. Foi bem legal ver a evolução completa do Turtwig do nosso protagonista, que passou por um longo treinamento até chegar próximo ao de seu rival. Com certeza, é uma das peças mais importantes de sua equipe durante sua estadia em Sinnoh.

Chimchar

Icônico em sua região, o segundo membro do trio de iniciais é Chimchar, o Pokémon chimpanzé. Por razões óbvias, sua forma física é inspirada nessa espécie de primata com leves traços de babuínos filhotes. Seu nome é a combinação dos termos “Chimp” (Chimpanzé) e “Charcoal” (carvão). Seus atributos são completamente ofensivos, tendo tanto o ataque físico como à distância suas principais armas. Não espere muita resistência, pois suas defesas e HP são menores.

Se o Turtwig é o último a evoluir, o Chimchar é logo o primeiro, alcançando sua primeira evolução no Lv.14 para Monferno. Chega até a soar estranho, mas passamos apenas nove níveis na forma base e 22 na forma do meio até evoluir para a forma final, Infernape, no Lv.36 assim como o Cyndaquil. Essa disparidade de níveis, no entanto, não interfere no desempenho, já que este é considerado o melhor inicial da região.

Como segundo membro da combinação FIRE/FIGHTING, é natural que as comparações com Blaziken sejam feitas. Porém, o primata infernal leva a vantagem por conta de seu movepool extremamente vasto, sendo capaz de cobrir 13 tipos para dano super efetivo com apenas quatro golpes.

Sua aparição na série animada é talvez uma das mais marcantes de todas, atrás apenas do famoso Charizard. Chimchar era treinado por Paul, rival de Ash, que abandonou o Pokémon por ser “fraco demais”. 

Graças ao carinho e amizade de Ash, o macaquinho de fogo se superou a cada batalha, transformando-se no poderoso Infernape. Muitos episódios depois, Paul se viu derrotado, e mais uma vez o inicial provou ser um dos Pokémon mais poderosos que o protagonista já teve em todos os times possíveis.

Piplup

Temos aqui o último inicial de Sinnoh, que para esse que vos escreve, é o melhor de todos. Piplup, ou o Pokémon pinguim, é literalmente a representação desta ave que vive em regiões gélidas. Seu nome é a combinação dos termos “Pip” (estágio evolutivo das aves antes de chocar) e “Plup” (som gerado quando uma pedra cai na água).

Das três opções, o Piplup é aquele que mais se aproxima do padrão dos iniciais, evoluindo a partir do Lv.16 para Prinplup e no Lv.36 para sua forma final, Empoleon. O pinguim imperador é o contrário do Torterra, ou seja, seu foco não é o combate corpo-a-corpo e sim, à distância, refletindo seus altos atributos especiais.

Mesmo com uma combinação única de tipos em WATER/STEEL, bom movepool e resistências importantes, a escolha pelo Piplup será com certeza a mais desafiadora pois diversos treinadores importantes são muito fortes contra ele.

Em termos de popularidade, o Piplup, em Sinnoh, perde somente para o Lucario. Depois do chacal lutador, o pinguim imperador conquistou diversos fãs por ser o Pokémon de Dawn, companheira de Ash na série animada. 

Aparecendo em praticamente todos os episódios das temporadas em Sinnoh, o Piplup ficou famoso por ser orgulhoso e batalhador. Embora não tenha evoluído nas mãos da treinadora, tivemos a oportunidade de ver suas formas evoluídas com Kenny (Prinplup) nas batalhas de torneio e com Barry (Empolon), um pseudo-rival de Ash.

O trio em Brilliant Diamond/Shining Pearl

Com a chegada dos remakes teremos a oportunidade de escolher uma dentre as três opções disponíveis para a região de Sinnoh. Com o avanço das gerações e implementações de novas mecânicas, é possível que tenhamos mais ferramentas para trabalhar junto à nossa escolha.


Lembre-se que tudo começa ao selecionarmos nosso inicial, dessa forma, toda a campanha pela região terá o reflexo de nossa equipe. Ainda, com a presença do Grand Underground, é provável que tenhamos um time muito diferente das versões originais, sendo possível, inclusive,  até utilizar combinações da versão Platinum.

E você, já sabe qual vai escolher quando o game for lançado? Qual deles você escolheu na versão original? Ainda, qual deles nunca escolheu e gostaria de dar uma chance? Uma coisa é certa: eu vou de Piplup!

Referências: Bulbapedia
Sprites: theSlayer
Revisão: Icaro Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google