Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch): Chegou a hora de escolher entre Turtwig, Chimchar e Piplup

O trio de iniciais da região de Sinnoh está nos holofotes e que tal conhecê-los um pouco mais para ajudar na sua decisão?

em 17/11/2021

Estamos a poucos dias do lançamento oficial das versões de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl e um dos momentos mais icônicos e simbólicos da franquia nos aguarda logo nos primeiros momentos de jogo.

Os novos treinadores da região de Sinnoh podem se dirigir ao laboratório do professor Rowan, a fim de escolherem qual será o primeiro parceiro de sua jornada. Para muitos, esta escolha é a mais difícil de se fazer, ainda mais se considerarmos todas as espécies de Pokémon que podemos obter ao longo da aventura.

O padrão você já conhece: um do tipo GRASS, um do tipo FIRE e, por fim, um do tipo WATER. Essa “roda” de tipos garante que cada inicial seja forte contra um porém fraco contra outro, mantendo o equilíbrio e permitindo ao treinador criar sua equipe considerando seu inicial.

Pensando nisso, decidimos apresentar os três Pokémon iniciais da região de Sinnoh: Turtwig, Chimchar e Piplup. Obviamente, cada um tem suas qualidades e defeitos, bem como estabelece o nível de dificuldade em nossa jornada. Então, curioso para saber mais informações sobre esses Pokémon? Vá em frente e escolha um. Boa leitura!

Turtwig

O primeiro dos iniciais é conhecido como Turtwig, o Pokémon folha pequena. Sua forma é inspirada nas tartarugas terrestres e seu nome é a combinação dos termos “Turtle” (tartaruga) e “Twig” (Galho). Por conta disso seu foco é o equilíbrio entre os atributos físicos, perdendo apenas na velocidade.

Um detalhe curioso sobre o Turtwig é que seu ponto de evolução para Grotle começa do Lv.18, o mais alto entre os três. Contudo, sua forma final, Torterra, é atingida no Lv. 32, tornando-se o primeiro do trio inicial a atingir sua forma final. Outros iniciais desse tipo, como Venusaur e Meganium também compartilham essa característica.

O tipo GRASS não é conhecido por ser bom ofensivamente, no entanto, na região de Sinnoh, sua linha evolutiva é forte contra treinadores importantes. Se você busca uma opção balanceada e que consiga se adaptar ao longo da história, este é o Pokémon inicial perfeito. A cobertura neutra é arredondada graças a presença do tipo GROUND do Torterra, e mesmo que algumas fraquezas sejam realçadas, as vantagens superam esse ponto negativo.

Conhecido por sua personalidade forte e determinação, tivemos contato com o inicial do tipo GRASS na séria animada sob o comando de Ash e Paul. Foi bem legal ver a evolução completa do Turtwig do nosso protagonista, que passou por um longo treinamento até chegar próximo ao de seu rival. Com certeza, é uma das peças mais importantes de sua equipe durante sua estadia em Sinnoh.

Chimchar

Icônico em sua região, o segundo membro do trio de iniciais é Chimchar, o Pokémon chimpanzé. Por razões óbvias, sua forma física é inspirada nessa espécie de primata com leves traços de babuínos filhotes. Seu nome é a combinação dos termos “Chimp” (Chimpanzé) e “Charcoal” (carvão). Seus atributos são completamente ofensivos, tendo tanto o ataque físico como à distância suas principais armas. Não espere muita resistência, pois suas defesas e HP são menores.

Se o Turtwig é o último a evoluir, o Chimchar é logo o primeiro, alcançando sua primeira evolução no Lv.14 para Monferno. Chega até a soar estranho, mas passamos apenas nove níveis na forma base e 22 na forma do meio até evoluir para a forma final, Infernape, no Lv.36 assim como o Cyndaquil. Essa disparidade de níveis, no entanto, não interfere no desempenho, já que este é considerado o melhor inicial da região.

Como segundo membro da combinação FIRE/FIGHTING, é natural que as comparações com Blaziken sejam feitas. Porém, o primata infernal leva a vantagem por conta de seu movepool extremamente vasto, sendo capaz de cobrir 13 tipos para dano super efetivo com apenas quatro golpes.

Sua aparição na série animada é talvez uma das mais marcantes de todas, atrás apenas do famoso Charizard. Chimchar era treinado por Paul, rival de Ash, que abandonou o Pokémon por ser “fraco demais”. 

Graças ao carinho e amizade de Ash, o macaquinho de fogo se superou a cada batalha, transformando-se no poderoso Infernape. Muitos episódios depois, Paul se viu derrotado, e mais uma vez o inicial provou ser um dos Pokémon mais poderosos que o protagonista já teve em todos os times possíveis.

Piplup

Temos aqui o último inicial de Sinnoh, que para esse que vos escreve, é o melhor de todos. Piplup, ou o Pokémon pinguim, é literalmente a representação desta ave que vive em regiões gélidas. Seu nome é a combinação dos termos “Pip” (estágio evolutivo das aves antes de chocar) e “Plup” (som gerado quando uma pedra cai na água).

Das três opções, o Piplup é aquele que mais se aproxima do padrão dos iniciais, evoluindo a partir do Lv.16 para Prinplup e no Lv.36 para sua forma final, Empoleon. O pinguim imperador é o contrário do Torterra, ou seja, seu foco não é o combate corpo-a-corpo e sim, à distância, refletindo seus altos atributos especiais.

Mesmo com uma combinação única de tipos em WATER/STEEL, bom movepool e resistências importantes, a escolha pelo Piplup será com certeza a mais desafiadora pois diversos treinadores importantes são muito fortes contra ele.

Em termos de popularidade, o Piplup, em Sinnoh, perde somente para o Lucario. Depois do chacal lutador, o pinguim imperador conquistou diversos fãs por ser o Pokémon de Dawn, companheira de Ash na série animada. 

Aparecendo em praticamente todos os episódios das temporadas em Sinnoh, o Piplup ficou famoso por ser orgulhoso e batalhador. Embora não tenha evoluído nas mãos da treinadora, tivemos a oportunidade de ver suas formas evoluídas com Kenny (Prinplup) nas batalhas de torneio e com Barry (Empolon), um pseudo-rival de Ash.

O trio em Brilliant Diamond/Shining Pearl

Com a chegada dos remakes teremos a oportunidade de escolher uma dentre as três opções disponíveis para a região de Sinnoh. Com o avanço das gerações e implementações de novas mecânicas, é possível que tenhamos mais ferramentas para trabalhar junto à nossa escolha.


Lembre-se que tudo começa ao selecionarmos nosso inicial, dessa forma, toda a campanha pela região terá o reflexo de nossa equipe. Ainda, com a presença do Grand Underground, é provável que tenhamos um time muito diferente das versões originais, sendo possível, inclusive,  até utilizar combinações da versão Platinum.

E você, já sabe qual vai escolher quando o game for lançado? Qual deles você escolheu na versão original? Ainda, qual deles nunca escolheu e gostaria de dar uma chance? Uma coisa é certa: eu vou de Piplup!

Referências: Bulbapedia
Sprites: theSlayer
Revisão: Icaro Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).