Perfil

Yuuko Asou, a salvadora de Vecanti

Com os três jogos da série Valis chegando ao Switch, é hora de relembrar sobre a heroína de um dos melhores side-scrollers do início dos anos 90.

yuuko asou mugen senshi valis valis the fantasm soldier

Mugen Senshi Valis, ou Valis: The Fantasm Soldier no Ocidente, é um action side-scroller publicado originalmente em 1986 para os sistemas MSX e PC-88, mas ganhou notória popularidade depois de ser portado para PC Engine e Mega Drive. Agora, com o anúncio da coletânea com os três jogos principais da série chegando ao Switch, é hora de conhecer mais sobre a heroína, Yuuko Asou.

De estudante a… Guerreira mágica?

yuuko mugen senshi valis pc engine

Certo dia após as aulas, Tóquio é repentinamente atacada por monstros vindos de outra dimensão. Junto com esses invasores, também apareceu uma espada mágica, pela qual Yuuko, uma estudante comum de 16 anos, teve a impressão de ter sido chamada.

Empunhando essa espada, que mais tarde seria revelada como Valis, Yuuko decide proteger sua cidade. A estudante, no entanto, não esperava ser transportada para outra dimensão e ficar cara a cara com Valia, a rainha de Vecanti, o Mundo dos Sonhos.

Valia explica para a adolescente que Rogles está ameaçando os três mundos - dos humanos, dos sonhos e das trevas - na tentativa de controlá-los. Yuuko, mesmo apreensiva com sua nova realidade, aceita viver a vida-dupla de estudante e Guerreira Valis, dando seu melhor para acabar de uma vez por todas com Rogles e seu plano megalomaníaco.
yuuko valia mugen senshi valis pc engine

De guerreira mágica a deusa de Vecanti

Durante os acontecimentos dos três jogos principais, Yuuko demonstra uma importante evolução em sua personalidade. Antes tímida e um tanto quanto medrosa, a protagonista aprende a enfrentar seus medos e se torna uma corajosa guerreira, disposta a colocar um fim nas forças do mal.
yuuko mugen senshi valis pc engine

Posteriormente, Yuuko descobre que ela é filha de Valna e que a tem uma irmã gêmea chamada Valna. A rainha explica à protagonista, por meio de seu testamento, o motivo de ela ter sido enviada à Terra e a urgência de se reunir com sua irmã e derrotar Glames, que decidiu destruir os três mundos para criar um só, o Netherworld.

Depois de tanto lutar, Yuuko decide selar a espada Valis em Valhalla e, dessa forma, aceita seu destino como a Deusa Valis e assume as responsabilidades que antes eram de Valia. Essa faceta da heroína, agora com 30 anos, pode ser vista em Valis IV, quando se torna a mentora de Lena Brande, colocando-a à prova como a nova Guerreira Valis.

Outras aparições

yuuko mugen senshi valis pc engine
Além dos jogos principais e spin-offs da série, Yuuko também fez algumas aparições em outros jogos da própria Telenet, como Dekoboko Densetsu, Super Albatross e Nariagari Trendy. A heroína ainda protagoniza dois mangás, um de 1989, desenhado pelo character designer do jogo original (MSX e PC-88), e o segundo de 2008, Ilustrado por ZOL e serializado na revista japonesa Comic Valkyrie.

Valis: The Fantasm Soldier Collection, coletânea com os três jogos protagonizados por Yuuko, é a revitalização da série no Nintendo Switch e poderá, em breve, ser revivida do lado de cá do globo. No Japão, o jogo estará disponível em mídia física e digital a partir de 9 de dezembro.

Revisão: João Gabriel Haddad

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google