Stage Select

Shin Megami Tensei IV (3DS) e a infame dungeon Naraku

Sem trazer muitos spoilers, vamos falar um pouco de um dos locais mais desafiadores do game.


Shin Megami Tensei IV (3DS) foi lançado em 2013 para o portátil da Nintendo. A quarta entrada da franquia chegou ao 3DS com uma evolução dos conceitos e combates vistos em jogos anteriores da série, também aumentando a dificuldade dos desafios com a apresentação de Naraku, primeira dungeon do jogo, que também serve como uma espécie de tutorial.

Naraku ou Inferno?


No budismo, a palavra "Naraka" é designada para o lugar para onde as pessoas vão após a vida, sendo adaptado no contexto japonês para "Naraku" (奈落), que é equivalente a "Jigoku" (地獄), que significa inferno. Essa descrição combina bem com a sensação dos primeiros momentos na dungeon. 

No mundo de SMT IV, os samurais (força que mantém a paz no reino de Mikado), são enviados para Naraku para patrulhar a área e impedir que os demônios que lá habitam invadam o mundo exterior. O local também é usado para treinamento dos novos recrutas e é neste contexto que o nosso personagem principal, Flynn (ou qualquer nome que você tenha dado a ele), conhece Naraku.

Inicialmente, a fase é idealizada para deixar o jogador familiarizado com as mecânicas do game, como a invocação de demônios, exploração, combate e o mais importante: a negociação com as entidades. 

Crescendo na adversidade da morte


Apesar de bem explicativo sobre sua mecânica, o game parece querer punir o jogador a cada negociação errada, fraqueza mal explorada ou encontro desleixado. Logo nos primeiros minutos em Naraku, entrar em combate com o alvo errado pode significar morte na certa com apenas um hit.

Esse sistema punitivo, apesar de amedrontador ao grande público, foi uma solução assertiva pela produção do game, tornando logo o tutorial um dos maiores desafios do jogo. Você sente verdadeiramente que está ficando mais forte a cada batalha, derrota, demônio conquistado e item adquirido. Conforme sua coleção de aliados cresce e seus poderes se desenvolvem, você sente que o desafio foi ultrapassado e que está pronto para enfrentar novas tarefas.

Como em diversos jogos da série, ao morrer também é possível pagar sua ressurreição com Charon na tela de game over e voltar de onde parou por um custo significativo. Porém, a morte permanente é uma professora muito melhor nos momentos iniciais do game.

Até as profundezas

Naraku é dividida em diversos setores chamados de "Stratum", sendo o 1st, 2nd e 3rd Stratum os três primeiros deles. Estes setores são as áreas de entrada onde encontramos demônios como Lham Dearg, Napaea, Disaster Horde e Naga.

Alraune's Domain é um domínio criado pela entidade demoníaca Alraune dentro de Naraku, dentro do qual ela se alimenta de sangue dos seres humanos que são levados para lá.

4th Stratum e Hall of The Minotaur são os andares subsequentes, com demônios ainda mais fortes e perigosos, como o próprio boss Minotaur, guardião que impede os humanos de chegarem muito fundo em Naraku. Excavation Worker's Quarters e 1st Observation Platform são as áreas finais de Naraku, mas não vamos entrar em detalhes para não estragar algumas surpresas.

Forjado no fogo


Naraku ficou marcado nos fãs de Shin Megami Tensei por ser um começo desafiador e bem difícil para um tutorial, algo que não é comum nos games da atualidade em que os tutoriais são guias quase lineares para todas as mecânicas, com exceção aos jogos da série Souls que ainda seguem o esquema punitivo para aprimorar seus jogadores.

Revisão: Thais Santos

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google