Top 10

10 jogos que definem o legado do Wii

Completando 15 anos nesta semana, o Wii trouxe diversas inovações no modo de jogar. Listamos alguns dos principais games de sua era.


O Nintendo Wii foi lançado em 19 de novembro de 2006 como sucessor do GameCube. O console introduziu o controle Wii Remote e o Virtual Console, que abrigava grandes títulos de eras passadas da Nintendo. O console vendeu mais de 100 milhões de unidades, se colocando ainda hoje como o 6º mais vendido de todos os tempos.


Durante seus anos de atividade, o Wii recebeu em sua biblioteca, grandes entradas das principais franquias da Nintendo, como Zelda, Mario, Metroid e Donkey Kong. Após 15 anos do seu lançamento, hoje viemos relembrar dez jogos que marcaram o console e definiu o seu legado na sétima geração de videogames.

10. The Legend of Zelda: Skyward Sword


O game, que recebeu um port recentemente para o Switch, apresentou pela primeira vez na franquia o uso de controles de movimento, por meio da tecnologia Wii MotionPlus. Com a premissa de ser uma história de origem, The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii) encantou os fãs da saga com personagens cativantes e um mundo vivo criado para trazer ainda mais imersão às mecânicas, que sabiam aproveitar bem o controle do Wii. 

9. Xenoblade Chronicles


O primeiro game da série chegou como exclusivo ao Wii em abril de 2012 (lançamento norte-americano) e arrebatou uma multidão de fãs de JRPG. Xenoblade Chronicles (Wii) trazia um frescor na forma de alinhar seu gameplay e história com personagens bem escritos e uma direção de arte única. Não é à toa que foi o quarto jogo mais bem avaliado de 2012 pelo Metacritic, atrás apenas de jogos como The Walking Dead, Persona 4 Golden e Mass Effect 3.

8. New Super Mario Bros. Wii 


Lançado em novembro de 2009, New Super Mario Bros. Wii (Wii) inovou na série do encanador ao apresentar um multiplayer cooperativo simultâneo, algo que Shigeru Miyamoto já desejava fazer desde o desenvolvimento de Super Mario 64 (N64). O game foi bem recebido pela crítica e foi um sucesso comercial vendendo 30,32 milhões de cópias, sendo o quarto mais vendido do console.

7. Super Smash Bros. Brawl



Mais um da série de inovações que o Wii trouxe. Desta vez Super Smash Bros. Brawl (Wii), que trazia uma característica que seria consagrada na franquia: a adição de personagens third-parties ao game, como Solid Snake, que foi destaque do primeiro trailer do jogo. O terceiro título da franquia Smash Bros vendeu mais de 10 milhões de unidades e foi o segundo game mais vendido de 2008.

6. Donkey Kong Country Returns


O macacão de gravata estava sem um jogo da série principal em consoles de mesa da Nintendo desde 1999, quando foi lançado Donkey Kong 64. Depois de diversos spin-offs e títulos diferenciados, em 2010 esse hiato acabou com a chegada de Donkey Kong Country Returns (Wii), que trazia para a nova geração a gameplay e mecânica clássica da franquia com visual repaginado e comandos responsivos. O game foi um dos mais vendidos do Wii com quase 7 milhões de cópias comercializadas.

5. Super Mario Galaxy 2


Apesar de seu antecessor ter vendido quase o dobro, Super Mario Galaxy 2 (Wii) foi um grande sucesso do Wii, com 7,53 milhões de cópias vendidas. O game trouxe novamente Mario e sua turma para o ambiente intergaláctico com novas fases e galáxias para explorar, mantendo a fórmula de sucesso do título anterior, enquanto aprimorava suas mecânicas e visuais.

4. Mario Kart Wii


Mario Kart 8 (Switch) pode estar fazendo história no híbrido da Nintendo, mas Mario Kart Wii (Wii) tem sua cota de mérito também. O game é o segundo mais vendido do Wii, sendo uma das maiores vendas de todos os tempos da franquia com 37 milhões de unidades distribuídas. O game era vendido com o Wii Wheel que servia de acoplamento para os controles do Wii simularem um volante, já que o game abusava da tecnologia de movimento.

3. Metroid Prime 3: Corruption


A conclusão da trilogia Prime chegou ao Wii em agosto de 2007 com comandos próprios para o Wii Remote + Nunchuk, que faziam a experiência de jogar Metroid algo nunca visto antes. O game teve sua publicidade gerada em torno do acessório que era vendido separadamente do controle tradicional. Metroid Prime 3: Corruption (Wii) eleva o nível já estabelecido pela série anteriormente, fazendo o jogador se sentir imerso como a própria Samus Aran em uma jornada cósmica para impedir o Phazon de se espalhar pela galáxia.

2. Super Mario Galaxy


Depois da produção de Super Mario Sunshine (GC), a Nintendo queria focar em games mais acessíveis e casuais para a franquia Mario, com progressão mais guiada e complexidade melhorada. Foi então que em 2007 chegou às lojas o sucessor de Sunshine: Super Mario Galaxy (Wii). O terceiro jogo 3D da famosa série ganhava vida com controles de movimento do Wii, galáxias para serem exploradas e Power Stars a serem coletadas. Um esquema que ainda segue forte em versões mais atuais da franquia como em Mario Odyssey (Switch), que bebe bastante do legado de Galaxy. O game foi um sucesso absurdo de crítica sendo considerado o melhor jogo de 2007 e o melhor Mario em anos.

1. Wii Sports


No topo da nossa lista está o game campeão de vendas do Wii e o 4° mais vendido do mundo. Wii Sports (Wii) foi uma investida arriscada da Nintendo para criar o game que seria o carro-chefe do console. Com uma coletânea de cinco esportes e jogabilidade simples, Wii Sports foi um sucesso arrasador, impactando não somente o mercado de games, mas o convívio e a forma como as pessoas pensavam em videogames. Até estudos acadêmicos foram feitos sobre os benefícios do game na saúde e seus efeitos na sociedade.

Um legado e tanto



O Nintendo Wii trouxe grandes conclusões e inovações para as amadas franquias da gigante japonesa. Muitas pessoas ainda hoje tem e jogam no console que marcou uma geração. Ainda hoje podemos ver títulos dele chegando na eShop do Switch com grande número de vendas. E para você, quais títulos mais representam o legado do Wii? 

Revisão: Cristiane Amarante

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google