Na parte anterior do nosso detonado de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch), fizemos uma patrulha pelos lagos de Sinnoh e conseguimos nossa sétima insígnia. Na matéria de hoje, colocaremos um fim aos planos da Team Galactic e concluiremos nossa saga de busca pelas oito insígnias de ginásio.
O quartel general da Team Galactic
Entramos agora no arco de desfecho das tramoias dos vilões do jogo: voe direto para Veilstone e siga ao norte para o quartel secreto da Team Galactic. Haverá um membro da equipe em frente ao prédio: interaja para coletar a Storage Key assim que ele deixa-lá cair ao fugir.
Com a chave, vá até o Galactic Warehouse, localizado mais à esquerda e abaixo do quartel na cidade. Ela abre a porta dos fundos — aproveite e colete a Dusk Stone presente aqui — e nos dá acesso a uma escada para um andar inferior. Desça e continue à direita, enfrentando o Grunt pelo caminho, até chegar em mais uma porção de escadas para o andar superior.
Suba e depois suba novamente até chegar na primeira sala com os teletransportes. Aqui, além de enfrentar os Grunts da Team Galactic, pegue o teletransporte à esquerda para chegar a uma outra sala; nesta, pegue o único teletransporte presente para, então, subir mais uma porção de escadas.
Pegue o teletransporte à esquerda na sala em que você está e desça para o andar inferior. Desça mais uma vez e enfrente o cientista presente na sala: após isso, siga até o fim à esquerda para pegar a Galactic Key. Ao pegá-la, você ficará livre para explorar o local em busca de itens adicionais (há alguns TMs por aqui) ou voltar para a cidade (seja usando um Escape Rope ou seguindo para a entrada pela porta à esquerda).
Assim que estiver de volta à Veilstone, é hora de invadir os quartéis da Team Galactic. Cure seus Pokémon caso necessário e entre no prédio, seguindo diretamente para a porta trancada: é possível abri-la com a Galactic Key que você encontrou!
Os quartéis são um pouco mais lineares, porém repletos de membros da equipe vilã. Não hesite em lutar contra eles. Suba para o próximo andar e continue pelo corredor até chegar numa sala com uma televisão. Pegue o teletransporte para uma outra sala: há camas por aqui, e você pode curar seus monstrinhos.
Siga pelo caminho e derrote os Grunts. Você chegará em uma seção com três teletransportes: pegue o da esquerda para chegar na sala em que Cyrus, o líder da Team Galactic, está presente. O misterioso homem te desafiará para uma batalha e utilizará um Murkrow, Golbat e Sneasel: caso você tenha golpes do tipo Fairy, dois dos monstrinhos dele podem ser facilmente nocauteados.
Ao derrotá-lo, você receberá uma Master Ball. Siga até a direita da sala e pegue outro teletransporte: passaremos por uma sala misteriosa até chegarmos a Saturn. Derrote o comandante (lembre-se do seu perigoso Toxicroak) e pressione o botão para salvar o trio lendário que a equipe vilã estava aprisionando. Após isso, podemos voltar para Veilstone: use um Escape Rope caso queira retornar de forma rápida.
O embate contra o Pokémon lendário
Hora de impedirmos o plano final da Team Galactic: precisamos evitar que eles acordem o lendário Dialga/Palkia. Exploraremos totalmente o Mt. Coronet: voe para Oreburgh e pegue a Rota 207, ao norte, para chegar à entrada da cadeia de montanhas. Ao entrar na caverna, siga até a porção de água à direita e pegue a primeira leva de escadas.
Use o Rock Climb para chegar ao próximo par de escadas e à próxima área. Nela, vá em frente e vire à esquerda, depois siga ao sul e suba pelas escadas para alcançar uma elevação à sua esquerda. Siga ao norte, atravesse a ponte à esquerda e desça um andar.
Continue ao norte para acessar a próxima seção do monte. Lá, vá em frente e então à direita para chegar em mais uma área, onde basta seguir ao norte e à esquerda até uma área externa da montanha.
Nesta seção, siga à esquerda até um par de escadas que dá acesso a outra entrada do Mt. Coronet: caso queira explorar, há itens escondidos em certas pedras por aqui. Agora você está se aproximando do fim e a estrada começa a ficar mais simples: vá seguindo ao norte, utilizando Rock Climb quando necessário e enfrentando os Grunts pelo caminho.
Ao chegar na saída, estaremos no Spear Pillar, o pico do Mt. Coronet. Esteja com itens de cura e preparado, pois haverá uma série de batalhas aqui: derrote a primeira dupla de membros da Team Galactic para então enfrentar as comandantes em uma batalha em dupla. Barry ajudará neste confronto, mas tome cuidado pois será uma batalha completa: com ambas utilizando Golbats e Bronzors, além de seus ases Purugly e Skuntank.
Derrote-as para então enfrentar pela última vez o líder da organização criminosa: Cyrus. Desta vez ele estará mais preparado: seu time consiste de um Honchkrow, Crobat, Gyarados e um Weavile. Ele possui uma combinação ampla de tipos, portanto seja bem cuidadoso na escolha de golpes.
Ao detê-lo, salve o jogo, pois você deverá enfrentar o lendário de capa da sua versão: Dialga ou Palkia. O lendário estará no nível 47 e não é muito difícil capturá-lo, mas esteja preparado com muitas Pokébolas de vários tipos e golpes de status para deixá-lo mais fraco e facilitar a captura (não recomendamos utilizar a Master Ball nele). Caso tenha derrotado-o acidentalmente, apenas volte para o último save.
Tendo capturado ou nocauteado o lendário, Cyrus e sua trupe irão embora sem causar mais problemas: antes de deixar o local, siga à nortel e pegue a Adamant/Lustreous Orb (depende da versão). Finalmente, derrotamos de uma vez por todas a Team Galactic e podemos voltar a focar em nossa jornada pela última insígnia.
Rumo à Sunyshore
Próximo destino: Sunyshore. Voe para Pastoria e siga pela Rota 213 até chegar no hotel: à direita o NPC que bloqueava a passagem para a Rota 222 terá ido embora, permitindo a travessia. Uma das últimas rotas terrenas do jogo será uma das mais simples: nosso caminho se resume a seguir à direita.
Teremos vários treinadores pelo caminho e várias Berries também. De destaque, há uma casa onde temos uma treinadora aficionada por Pikachu. Em termos de monstrinhos selvagens, não temos novidades por aqui e felizmente podemos desviar totalmente dos matinhos.
Siga pela estrada até a cidade de Sunyshore! Assim que adentrar o local, você será abordado por Flint, um dos membros da Elite Four e amigo do líder de ginásio da cidade. Antes de tudo, vá ao farol localizado mais ao extremo sul à direita e fale com Volkner que está presente por ali: precisamos fazer isso para encorajá-lo a voltar ao ginásio.
Você estará livre para explorar Sunyshore após isso: dê uma olhada a procura de itens pelo local para achar uma Thunder Stone. Siga direto para o ginásio mais ao norte da cidade quando estiver preparado!
Vs. Volkner
Nossa luta aqui será contra monstrinhos do tipo Electric: golpes do tipo Ground são essenciais para derrotá-los. O puzzle do ginásio envolve rotacionar as engrenagens para formar caminhos passáveis pelo personagem: teremos três salas no total utilizando esta mecânica.
Ao encontrar Volkner esteja preparado! O líder utiliza um time variado composto de Raichu, Ambipom, Octillery e Luxray, todos em nível alto. Utilize os golpes Ground nos monstrinhos elétricos, enquanto Ambipom pode cair para golpes do tipo Fighting e Octillery com golpes tipo Grass.
Ao derrotá-lo, pegue a Beacon Badge — sua última insígnia. Liberaremos a habilidade Waterfall em nosso Pokétch e receberemos unidades TM que contém o golpe Charge Beam. Estamos agora totalmente preparados para a Pokémon League!
Isso encerra a sétima parte de nosso detonado. Na próxima e última, caminharemos para a Pokémon League, onde combates contra a Elite Four e campeã nos aguardam!
Revisão: Janderson Silva
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo