Dicas e TruquesPokémon Blast

Detonado - Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch) — Parte 2: O perfurme de Eterna

Aproveite sua jornada por Sinnoh com a ajuda do nosso detonado



Na parte anterior de nosso detonado de Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch), partimos de Twinleaf e iniciamos nossa jornada Pokémon pela região de Sinnoh. Após pegarmos nosso inicial, assim como nossa primeira insígnia, a aventura continua rumo ao próximo ginásio, localizado na cidade de Eterna. Continue lendo para saber o que lhe espera nos próximos passos da caminhada para se tornar o campeão da liga local.

Retornando para Jubilife e usando o Rock Smash

Agora que podemos utilizar o Rock Smash via Pokétch, algumas áreas ficaram disponíveis para exploração. Nosso objetivo, no entanto, será retornar para a Jubilife: saia de Oreburgh à esquerda e passe novamente pelo Oreburgh Gate. Nesta caverna, o TM70 contendo o golpe Flash poderá ser pego utilizando Rock Smash para acessar o andar abaixo, porém você não conseguirá explorar todo o local já que ainda não temos a bicicleta.

Continue seguindo à esquerda, passe pela rota e chegue em Jubilife. Agora seguiremos ao norte até o Ravaged Path, mas antes dois membros da Team Galactic irão interromper seu caminho e você deverá derrotá-los. Após isso, continue na direção norte até a caverna, passando pela Rota 204, e utilize o Rock Smash para quebrar as pedras que bloqueiam o caminho dentro do Ravaged Path mais à direita.

À esquerda há outras pedras quebráveis com a habilidade também, mas não há muito o que fazer pelo local já que precisaríamos de Surf para explorá-lo por completo. Apenas pegue o item que está entre as pedras, o TM39 (golpe Rock Tomb), e saia da caverna pela direita. Se quiser capturar monstrinhos, há Psyduck de novidade por aqui, embora seja raro de encontrar.

Ao sair, você retornará à Rota 204, porém na seção do norte. Apenas siga reto, pegue alguns itens que há por aqui como o TM09 (Bullet Seed) e enfrente os treinadores pelo caminho, até chegar na cidade de Floaroma.

Desbancando a Team Galactic

Não há muito o que se fazer em Floaroma, além de se deslumbrar com a enorme quantidade de flores que há pelo vilarejo. Não se esqueça de passar pela loja de flores , onde você poderá ganhar Berries e o Sprayduck Watering Can, um útil regador de frutas, ao conversar com as moças do local. Há também um casal de idosos acima de algumas flores que pode lhe dar um Mew e/ou Jirachi de presente, caso você tenha um save de Pokémon Let’s Go Pikachu/Let’s Go Eevee (Switch) e/ou Pokémon Sword/Shield (Switch) em seu console, respectivamente.

Feito isso, siga à direita até o Floaroma Meadow, já que haverá alguns membros da Team Galactic bloqueando a passagem ao norte de Floaroma. Pelo caminho, você encontrará uma menina desesperada dizendo que seu pai está desaparecido, possivelmente preso com os Grunts da equipe vilã no Valley Windworks.

Continue à direita até chegar ao vale, onde há um prédio e vários cataventos. Há novidades em termos de Pokémon selvagens por aqui, como Shellos, Pachirisu e Buizel. Caso seja uma sexta-feira, fique atento pois haverá um Drifloon interagível, sendo esta a única forma de capturar um pelo jogo todo.

Nosso objetivo agora é enfrentar o membro da Team Galactic que está bloqueando o prédio. Interaja com ele para iniciar a batalha e após a derrota ele fugirá, mas antes dirá que só há uma outra chave que poderá abrir a porta do prédio: hora de encontrá-la!

Retorne para Floaroma e siga ao norte, ao canto esquerdo, para entrar no campo de flores que estava sendo bloqueado anteriormente. Enfrente os Grunts da equipe vilã, receba o Honey e retorne imediatamente para o Valley Windworks.

Com o mel você poderá interagir com as árvores amareladas espalhadas de Sinnoh: são árvores especiais, as quais podemos utilizar para encontrar certos Pokémon. Basta utilizar o Honey para atrair os monstrinhos, esperar um pouco e a mágica acontecerá: você pode utilizar disso para encontrar Aipom, Combee, Heracross, Burmy e, se tiver muita sorte, Munchlax!

Entre no prédio da Team Galactic com a chave que conquistou e derrote todos os Grunts presentes no local. Isso inclui a comandante Mars, que poderá dar um pouco de trabalho com seu Purugly caso você não esteja preparado. Faça isso para resgatar o pai da pequena menina e o caminho da Rota 205, antes tendo a ponte de acesso bloqueada pela Team Galactic, estará finalmente livre. Vamos até lá!

Rota 205 e a Eterna Forest

Retorne para a Rota 205 e passe pela ponte, antes bloqueada, ao norte para prosseguirmos a aventura. Não há como se perder nesta estrada, basta nos mantermos ao norte. Há vários itens que podem ser encontrados aqui, incluindo algumas Berries as quais você agora pode pegar e então plantar novas no solo, usufruindo do seu regador em forma de Psyduck.

No meio da rota, haverá uma pequena casa onde uma senhora pode restaurar o HP de seus monstrinhos, utilize-a pois teremos muitas batalhas a vir. Ao chegarmos à entrada da floresta de Eterna, você verá que há um caminho à direita bloqueado por uma árvore de Cut: como ainda não temos a habilidade, ignoraremos isso.

Entre na Eterna Forest e você logo será abordado por um dos personagens “companhia” do jogo: Cheryl. Estes NPCs te seguem pelas “dungeons” recuperando seus monstrinhos a cada fim de batalha e te ajudam como parceiro de batalhas em dupla, algo muito útil caso você queira aumentar o nível de sua equipe.

Cheryl te acompanhará por toda a floresta, até que você encontre a saída. Há vários Pokémon selvagens por aqui, porém a maior novidade é a possibilidade de acharmos Murkrow (em Pokémon Brilliant Diamond) ou Misdreavus (em Pokémon Shining Pearl). Batalhe contra os treinadores e pegue os itens pelo caminho, o local não é muito confuso de se navegar.

A saída fica mais ao norte, seguindo à leste. Próximo dela, você verá uma pequena cerca e uma árvore de Cut, mas ignoraremos isso por enquanto: apenas siga até a saída e se despeça de Cheryl. Você deverá passar por mais uma seção da Rota 205, com alguns treinadores pescadores, porém apenas se mantenha à direita para chegar em Eterna.

A caminho da segunda insígnia

Finalmente chegamos na cidade de Eterna e teremos algumas coisas a se fazer aqui antes de seguirmos ao ginásio. Temos a casa do Underground Man, que te liberará acesso ao Grand Underground, uma das maiores features do jogo. Aproveite para explorar o subterrâneo onde você poderá se aventurar pelas Hideaways e encontrar monstrinhos selvagens, ou então minerar itens úteis para sua jornada.

No Pokémon Center, há uma moça que pode te liberar o aplicativo Friendship Checker no seu Pokétch, útil para medir a felicidade de seus monstrinhos. Além disso, há mais algumas coisas importantes a fazer por Eterna, mas que estão bloqueadas pela insígnia, então vamos direto ao ginásio.

Gardenia, a líder de ginásio, utiliza Pokémon do tipo Grass, portanto golpes do tipo Fire, Bug, Flying e Poison podem ser úteis. Caso você tenha explorado o Grand Underground, poderá ter um Houndoom no time que pode ser uma bela ajuda contra os Pokémon da líder.

O puzzle do local é bem simples: você deve encontrar os quatro treinadores escondidos pela mini floresta e derrotá-los em ordem, até que a líder apareça. O primeiro treinador está mais ao norte, à esquerda após um amontado de árvores; o segundo está mais ao sul e à esquerda, após algumas pedras; o terceiro se encontra na centro direita; o quarto em um beco ao norte e à direita, próximo de flores.

Feito isso, vá até Gardenia no centro do ginásio e a batalha iniciará (você pode se curar antes em um Pokémon Center caso seu time esteja fraco). Ela inicia a batalha com um Cherubi e Turtwig, ambos bem simples de derrotar, mas tome cuidado com sua estrela: Roserade. Além de estar em um nível mais alto (22), ele sabe o golpe Grass Knot que pode dar um dano alto caso seu monstrinho seja pesado.

Também tome cuidado ao diminuir a vida dos Pokémon de Gardenia, já que ela possui Super Potions para utilizar nestas ocasiões. Derrotando-a, você receberá cinco unidades do TM86 (contém o golpe Grass Knot) e a Forest Badge, que permite que você utilize Cut como HM no seu Pokétch, algo importante para nossa progressão.
Na próxima parte, terminaremos de explorar Eterna, chegaremos à Hearthome e tomaremos caminho até Veilstone, a cidade do terceiro ginásio. Fique de olho para não perder as próximas matérias.
Revisão: Icaro Sousa
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google