Perfil

Cynthia, a campeã dos campões da liga Pokémon

Veja agora, em detalhes, tudo sobre a campeã mais carismática e poderosa da franquia.

O ápice de um treinador Pokémon é se tornar o campeão de liga de sua região. De fato, cada região eventualmente terá seu campeão, que será a pessoa a ser batida e servirá de referência para os novos treinadores.

A região de Sinnoh chegou às nossas vidas em 2006 e desde então, cada campeão sofre uma dura comparação com seus antecessores. No entanto, um desses campeões chamou tanta atenção que se tornou o modelo de força e personalidade.

É claro que estamos falando de Cynthia, a campeã da liga de Sinnoh. Por muitos anos, ela foi considerada a mais forte entre os oito campeões, e, com a chegada de Leon em Sword/Shield, surgiu uma certa rivalidade entre os dois.

Pronto para o desafio? Então sugiro que treine muito bem seus Pokémon, compre muitas poções e conte com a sorte, pois você vai precisar. Boa leitura!

"Together, you and your Pokémon overcame all the challenges you faced, however difficult. It means that you've triumphed over any personal weaknesses, too. The power you learned... I can feel it emanating from you. But that's enough talk. Let's get on with why you're here. As the Pokémon League Champion, I accept your challenge!"

Origem

Seu nome é um epíteto da deusa grega Ártemis e também um nome poético para a lua. Inclusive, Cynthia parece ser a contrapartida de Cyrus, líder do Team Galactic, pois o nome do comandante simboliza o sol.

Nascida e criada na cidade Celestic na região de Sinnoh, Cynthia se interessou pelas muitas lendas e mitos presentes no passado, e busca por vestígios que possam conectar as divindades com a forma de vida das pessoas de sua região.

Conhecida por sua benevolência e carinho com os Pokémon, ela também ajuda novos treinadores a escolher o melhor caminho para aprimorar as habilidades de seus monstrinhos. Ao que tudo indica, Cynthia também foi uma das crianças escolhidas pelo Professor Rowan no passado, auxiliando-o em sua pesquisa ao catalogar diversos Pokémon durante sua jornada por Sinnoh.

Investida do Dragão

Além de ser uma poderosa treinadora e pesquisadora, Cynthia também luta contra as forças malignas, em especial o Team Galactic. Ainda, por conta do sucesso em sua geração de estreia, sua presença também é importante na região de Unova ao combater o Team Rocket e na série Journeys, onde ela participa do campeonato da coroação mundial, classe Master, fazendo parte do top 8.

Nos jogos, ela aparece em Black/White no pós-jogo na cidade de Undella, podendo ser desafiada no verão e na primavera. Como sua casa na região da quarta geração não é revelada, acredita-se que ela passe as estações mais frias em Sinnoh (a versão Platinum reforça essa ideia de frio intenso) e as estações mais quentes em Unova.


Em Sun/Moon e suas continuações, Cynthia pode ser escolhida como parceira de Multi-Battle na Battle Tree e certamente será uma das melhores opções possíveis, pois os Pokémon que ela pode utilizar nas batalhas são muito bons em batalhas de dupla, formando excelentes combinações.

Cynthia e seus comandados

Das oito gerações existentes até hoje, a maioria dos campeões possui um time equilibrado; ou seja, não há uma especialidade como os membros da Elite Four. Entretanto, alguns deles, como Leon, estão propensos ao tipo DRAGON em virtude dos Pokémon presentes em sua equipe.

Cynthia, por outro lado, segue um outro caminho em relação ao seu time, sendo a única que possui 11 tipos únicos na equipe (GHOST, DARK, GRASS, POISON, FAIRY, FLYING, FIGHTING, STEEL, WATER, DRAGON e GROUND), ou seja, quase o máximo de variações possíveis (sendo 12) em um elenco de seis Pokémon. Talvez essa seja sua mais marcante característica, pois dificilmente seu time não terá uma resposta para um tipo específico.

Veja que, pela composição de sua equipe, o tipo ICE é bem efetivo; porém, golpes como esses são melhor utilizados por Pokémon do mesmo tipo. Mesmo tendo Garchomp como principal Pokémon, a presença do Yache Berry nos remakes ajuda a mitigar essa fraqueza.

 
Se você não jogou as versões Heart Gold/Soul Silver (DS), pare agora e volte depois de enfrentar o Red. Se jogar, entenderá melhor o que queremos dizer nas próximas linhas. Em Brilliant Diamond/Shining Pearl, há três estágios diferentes de batalha contra Cynthia: a primeira vez, uma revanche com a sua equipe da versão Platinum e uma terceira versão, com uma equipe “definitiva” e super poderosa. Neste terceiro encontro, seu Garchomp está no Lv.88. Isso mesmo, quase no Lv.100, o máximo possível.

O último “chefão” que também possui um Pokémon nesse nível é o Red de Heart Gold/Soul Silver, tendo como trunfo seu Pikachu. A diferença entre os dois é que a equipe toda de Cynthia está em níveis a mais do que os Pokémon de Red; logo, a média de níveis da campeã (85,5) é maior do que a do treinador silencioso (83,6).

Hall da Fama

De todas as mudanças entre as versões originais e os remakes, a Cynthia foi a que mais recebeu alterações, muitas delas positivas. O avanço das gerações foi bondoso com ela, e não só corrigiu problemas como forneceu diversos novos recursos (sim, tipo FAIRY, é você mesmo!) que mudaram completamente a forma de batalharmos contra ela.

A ideia de uma revanche dupla transformou Cynthia no chefe mais forte da franquia até então, e serão poucos aqueles que conseguirão fazer frente a todo esse poder. E você, acredita que algum dos campeões existentes é capaz de vencê-la? Deixe sua opinião!

Revisão: Davi Sousa
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google