Jogamos

Análise: Dungeon Munchies não mata sua larica por um bom jogo no Switch

Dungeon Munchies é infelizmente apenas mais um jogo na lista de indies completamente esquecíveis no Switch.


Revelado para o Switch durante o último Indie World Showcase do dia 15/12, Dungeon Munchies mostrou ser uma aventura indie com uma premissa interessante. Você, controlando um zumbi recém-reanimado, parte em uma missão para encontrar ingredientes inusitados para uma necromante/chef de cozinha dedicada a passar seus conhecimentos para a próxima geração.

Cada receita, criada a partir de combinações de pedaços de monstros derrotados pelo caminho, imbue o protagonista com novos poderes e habilidades variadas. Ao mesmo tempo, durante a exploração side scrolling do cenário, também é possível adquirir partes para a criação de novas armas e equipamentos. A ideia é boa, no entanto o produto final sofre com falta de polidez e parece inacabado.

Um banquete vazio

Mesmo tentando gostar de Dungeon Munchies, a verdade é que em poucos minutos já é possível perceber que o título oferece muito pouco. A jogabilidade se constrói de forma tão vazia e sem sal que se torna até um tanto difícil relatá-la com um número apropriado de detalhes.

É uma pena que uma ideia tão atrativa quanto derrotar monstros, coletar seus pedaços, cozinhá-los e ganhar novos poderes seja apresentada da maneira mais linear e repetitiva possível. Em Dungeon Munchies, você realmente apenas anda para frente e aperta botões — sem quase nenhuma estratégia ou divertimento envolvido no processo de seguir em frente.


O combate não chega a ser tão fácil e alcança um bom nível de complicação à medida que a trama segue em frente. O problema é que nunca fica divertido tentar vencer as repetitivas hordas de inimigos sem qualquer imaginação e carisma. De maneira similar, derrotar esses monstros e coletar os itens para os diferentes crafts disponíveis não oferece qualquer tipo de profundidade a mais além disso.

O game mantém o mesmo progresso do início ao fim: passar por alguns novos inimigos (que deixam ingredientes inéditos para trás após derrotados), pular e atacar um par de vezes e alcançar a próxima área de checkpoint, onde é possível cozinhar e construir os seus equipamentos. O gerenciamento dessas novas habilidades deveria ser a parte divertida, mas o resultado final passa longe de uma experiência positiva.

Todas as comidas feitas e itens construídos ficam disponíveis para sempre após você construí-los da primeira vez, o que determina que nunca exista uma verdadeira tensão dentro desse aspecto do jogo. Tudo que você cria pode ser usado para sempre e totalmente à vontade. Além disso, os ingredientes são adquiridos de forma ilimitada, o que deixa impossível que ocorra uma real escassez dos elementos coletáveis na aventura. Este é todo o ponto central da jogabilidade do título, coletar ingredientes e adquirir novas habilidades, e ele parece mais automatizado e "sem alma" do que todos os outros aspectos. 


Não existe qualquer motivação para seguir em frente. Coletar os ingredientes certos não é especialmente complicado ou interessante, a exploração é totalmente linear e o combate é estranho. Mecanicamente, a movimentação do personagem é leve e "flutuante demais", e seus ataques, sujeitos a péssimas animações vazias e sem complexidade, nunca parecem realmente acertar os inimigos.

Tirando a fortuita premissa e o ótimo bom humor de todos os NPCs presentes na história, não há qualquer ponto positivo que possa ser redimido no título. Dungeon Munchies falha em apresentar alguma característica realmente marcante e peca pela extrema falta de personalidade. 

Os cenários, os inimigos e as ações do protagonista dentro do jogo parecem ser sempre os mesmos. Da mesma forma, as músicas, o design dos monstros e dos personagens também não se salvam. É difícil pensar em um bom motivo para você gastar algum tempo com esse jogo.


Dungeon Munchies parece um demo de si mesmo, ou pelo menos uma casca oca de um projeto que desistiu de tentar ainda antes de começar. Não é todo indie diferenciado que acerta de primeira, mas nesse caso o título aparenta ter errado em quase tudo. Existe uma infinidade de jogos do tipo consideravelmente mais divertidos e interessantes no Nintendo Switch. Passe longe e siga em frente.

Prós

  • Diálogos irreverentes bastante bem-humorados.
  • Premissa interessante.

Contras

  • Ritmo de progressão repetitivo e maçante;
  • Jogabilidade pouco precisa e sistema de combate não muito responsivo;
  • Level design pouco inspirado, assim como o design dos personagens em pixel art;
  • Experiência parece incompleta.
Dungeon Munchies - Switch/PC/PS4/XBO - Nota: 3.5
Versão utilizada para análise: Switch 
Revisão: Icaro Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Chorus Worldwide Games

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google