Jogamos

Análise: Labyrinth Legend (Switch) é simples e rudimentar, mas tem um gameplay capaz de viciar

Conheça o Reino de Kanata e enfrente um perigoso labirinto para resgatar tesouros escondidos.

Nem sempre os jogos necessitam de interfaces luxuosas ou conceitos inéditos para serem cativantes. Às vezes eles podem nos conquistar prontamente através de premissas básicas e mecânicas bem-implementadas. Labyrinth Legend é um excelente exemplo disso. Com um estilo gráfico tímido, mas que dá conta do recado, e uma jogabilidade deveras eficaz, a aventura sobre o labirinto encantado do Reino de Kanata oferece uma experiência dungeon crawler para lá de épica, mesmo sem trazer inovações ou extravagâncias. 

Uma jornada labiríntica

Em Labyrinth Legend, somos apresentados ao exuberante Reino de Kanata. Trata-se de uma região fantasiosa que, de acordo com lendas, abriga um labirinto que esconde tesouros poderosos e secretos. Entretanto, recentemente a localidade passou a sofrer com uma maldição que trouxe criaturas hostis das mais diferentes espécies para os seus arredores.

Essas características fizeram com que a área começasse a ser procurada por aventureiros de todas as partes do mundo, movidos pelos desejos de exterminar esses monstros e explorar as masmorras em busca de possíveis recompensas. No entanto, conforme ficamos sabendo, nenhum destes corajosos desbravadores conseguiu sair com vida do enigmático labirinto, que é lar de inúmeros segredos e mitos. 

À vista disso, jogamos no papel de um guerreiro que está prestes a chegar em Kanata para encarar tais masmorras. Nos momentos iniciais da campanha, nós podemos escolher a fisionomia de nosso personagem e sua classe de guerreiro, que pode ser do tipo Andarilho, Feiticeiro ou Nightcrawler. Como cada uma das opções apresenta suas próprias habilidades e características, temos, desde já, uma adição bem-vinda que é capaz de dar diversidade ao título.

A partir de então, somos levados até uma pequena vila que funciona como uma espécie de hub, onde somos capazes de acessar diferentes áreas do labirinto. Da mesma forma, é nessa localidade que podemos nos preparar para nossas incursões, com vendedores que comercializam armamentos, realizam upgrades e oferecem outros recursos. 

Outro motivo que faz o vilarejo ser de exímia importância é o fato de que ele dispõe de NPCs que são responsáveis por nos contar sobre a história de Kanata, com novos trechos narrativos apresentados conforme progredimos pelas diferentes zonas do labirinto — elemento, este, que se manifesta como a grande estrela da aventura.

Masmorras gigantes de vários andares

Nesta aldeia de Kanata, os jogadores podem entrar nas masmorras ao interagir com uma pequena ponte de madeira. Com isso, abre-se um menu que disponibiliza as diferentes seções temáticas do labirinto. Nos primeiros momentos, só temos acesso à Caverna, mas, conforme avançamos, outros segmentos se abrem, como o Campo, o Pântano, as Ruínas e a Caverna de Gelo.

Usualmente, cada uma dessas zonas dispõe de cinco andares que devem ser completados de uma só vez. Ou seja, em cada uma de nossas incursões nesses estágios, precisamos exterminar todos os monstros até chegarmos a uma sala final, onde um chefão nos aguarda para batalhar. Em caso de vitória, novas seções temáticas do labirinto são liberadas para progredirmos na aventura.

Assim como sua premissa, que é um tanto comum, Labyrinth Legends não esconde nenhum mistério em sua jogabilidade, que consiste majoritariamente de combates na perspectiva top-down. Para encará-los, nosso guerreiro pode carregar duas armas de batalha, com uma diversidade que envolve espadas, arcos, lanças, bumerangues, runas de magia e até chicotes.

Diante disso, há um sistema de progressão divertido, que passa por conseguirmos armas mais fortes, capazes de receber upgrades na vila, e por um esquema de nivelamento que acompanha nosso guerreiro. Com isso, o título tem um mecanismo de desenvolvimento bastante eficaz e viciante, embora às vezes ele possa envolver breves momentos de grind, o que pode desmotivar jogadores de certos estilos.

De qualquer maneira, o gameplay de Labyrinth Legend consegue se destacar, uma vez que há algo de muito satisfatório na jogabilidade, com comandos precisos que dão conta dos momentos mais intensos dentro das masmorras.

Portanto, essa experiência dungeon crawler, que de certa forma traz aspectos roguelite, consegue encantar mesmo sem dispor de grandes novidades em termos de gameplay. Isso ocorre pois a execução de suas premissas é muito bem trabalhada, sendo capaz inclusive de render bons momentos em modo co-op. Porém, é uma pena que essas qualidades não se repitam em outras alegorias, principalmente se considerarmos sua apresentação textual rudimentar e outros detalhes disformes.

Espada de dois gumes

Eis que Labyrinth Legend exibe algumas características capazes de demonstrar pontos que destoam dentro da obra. De certo modo, a grande maioria delas pode ser encontrada em seus visuais e demais detalhes de apresentação, como interfaces, artes e menus.


Primeiramente, falaremos dos monstros da aventura. Enquanto alguns apresentam designs criativos, com destaque para os fascinantes chefões, outros inimigos são pouco inspirados e acabam até se repetindo em diferentes estágios do labirinto, o que passa uma sensação monótona de baixa diversidade.

Ainda em termos estéticos, também tive a sensação de que a qualidade visual dos cenários por vezes contrasta com a das trilhas sonoras. Isso ocorre pois a primeira categoria sofre com ambiências eventualmente genéricas, ao passo que a segunda se destaca com músicas inventivas e elegantes, capazes de alegrar nossas explorações nas masmorras.

Por fim, também creio que exista um desequilíbrio se compararmos outros dois elementos de Labyrinth Legend: de um lado, temos uma jogabilidade que é muito bem pensada e cuidadosamente detalhada. De outro, temos uma apresentação geral um pouco grosseira e rudimentar, especialmente em termos de interface e de tipografia.

Os menus, por exemplo, são desproporcionais e pouco elegantes, com fontes que parecem inadequadas para o estilo artístico. Do mesmo modo, pode-se notar problemas na disponibilização do jogo em português, com recorrentes erros de composição, tradução e diagramação. Além do mais, é bem comum presenciarmos conversações que misturam idiomas, com NPCs que dialogam utilizando palavras ou frases em inglês.

Ainda que não se trate de um jogo com ambições de ser uma experiência grandiosa e impecável, dado que ele deseja entreter através de conceitos básicos, essa falta de polimento e cuidado acaba fazendo com que a exibição deixe a desejar. Afinal, se esse quesito fosse melhor elaborado, passaria a combinar muito mais com a qualidade de seu divertidíssimo gameplay e de seu envolvente sistema de progressão.

Em busca dos tesouros de Katana

Mesmo sem esconder suas vertentes minimalistas, Labyrinth Legends é um dungeon crawler que apresenta um formato de gameplay sedutor, capaz de envolver com combates intensos e sistemas de progressão viciantes. Tirando alguns problemas de apresentação, exibidos especialmente nas caixa de diálogo da trama, esta é uma aventura que inegavelmente ostenta características ricas e valiosas, assim como as desejadas pelos guerreiros desbravadores que viajam para explorar o labirinto de Katana.

Prós

  • Aventura dungeon crawler com jogabilidade eficaz e divertida;
  • Um sistema de progressão capaz de viciar;
  • Chefões épicos;
  • Apresenta trilhas sonoras interessantes;
  • Possibilidade de se usar diferentes classes de guerreiro, inclusive em modo co-op

Contras

  • Diálogos e menus com diagramações inadequadas e erros de tradução, muitas vezes misturando idiomas;
  • Possíveis momentos de grind podem desagradar jogadores de certos estilos;
  • Alguns monstros inimigos se repetem excessivamente em diferentes estágios.
Labyrinth Legend — Switch/PC/iOS/Android — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Gabriel Haddad
Análise produzida com cópia digital cedida pela NIS America

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google