Nintendo Switch: quatro indies impactantes para ficar de olho em 2022

Preparamos uma lista com alguns dos indies que estão para chegar ao Switch e que prometem fortes emoções.

header materia indies impactantes switch 2022
O Nintendo Switch tem provado ser um console bastante versátil. Além de poder ser aproveitado no conforto do sofá ou durante a hora do almoço no trabalho, sua biblioteca também apresenta gêneros de jogos para os mais variados tipos de jogatina.


Outro grande destaque do console híbrido é a presença dos inúmeros títulos independentes, alguns dos quais estão para chegar este ano. Sendo assim, preparamos uma lista com jogos indies de Switch que merecem ser conferidos em 2022 por seu forte apelo emocional.

Critério de seleção

Jogos independentes (indies) são aqueles produzidos e distribuídos por pequenas equipes ou empresas que não têm apoio das grandes publicadoras. Geralmente, esse tipo de jogo é oferecido ao público apenas em versão digital, mas algumas companhias, como a Limited Run Games, se empenham em firmar contrato com as produtoras indies para produzir mídia física limitada de certos títulos.

Como não estão amarrados às metas e cobranças de grandes estúdios, os indies podem ousar mais e trazer experiências diferenciadas, algo que nem sempre encontramos nos títulos "grandes", que muitas vezes precisam seguir uma cartilha para garantir o volume de vendas. Dessa maneira, esses jogos têm maior liberdade para experimentação, tanto em jogabilidade quanto em temas abordados.

Para esta lista, selecionamos alguns jogos que se destacaram por trazer premissas que prometem causar um grande impacto emocional, mexendo com os sentimentos e trazendo experiências inesquecíveis. Focamos em produções de equipes menores e possivelmente pouco conhecidas no ramo, mas cujos títulos prometem causar grande impacto; dessa forma, jogos como Triangle Strategy (Square Enix) e Persona 4 Arena Ultimate (Atlus/Sega) não entraram na lista. Já fica o aviso: prepare os lenços!

Afterlove EP

Do mesmo diretor criativo de Coffee Talk e What Comes After, Afterlove EP é uma mistura de visual novel, jogo de ritmo e dating sim cuja história se passa em Jacarta, capital da Indonésia. Na trama, acompanhamos os conflitos intra e interpessoais de Rama, um jovem músico que acabou de perder sua namorada, Cinta. Enquanto exploramos Jacarta, precisamos fazer escolhas que levam a diferentes finais, fazendo com que o game tenha um grande fator de rejogabilidade; de quebra, a produção do jogo é 100% indonésia e promete mexer com os sentimentos dos jogadores.

Aliisha: The Oblivion of Twin Goddesses

O jogo narra as aventuras das irmãs gêmeas Lisha e Aisha, que procuram entender mais sobre si mesmas enquanto desbravam um templo abandonado. Aliisha: The Oblivion of Twin Goddesses é um título de ação e aventura com arte 3D e jogabilidade diferenciada: Lisha é incapaz de sentir e compreender emoções e, para isso, conta com a ajuda do robô AMBU; já Aisha, que não sente dor, fica encarregada da ação. O grande destaque é a possibilidade de jogar em co-op local para dois jogadores, que devem agir em sintonia para progredir na trama.

Endling - Extinction is Forever

Neste jogo de aventura side-scrolling, controlamos a última raposa na face da Terra em uma luta pela sobrevivência. Neste mundo 3D, precisamos cuidar de nossos três filhotes e protegê-los das ameaças do Homem, que cada vez mais destrói a natureza e os recursos naturais. O ponto forte de Endling é a trama baseada na consciência ecológica, que nos faz pensar sobre os males causados à natureza pelos seres humanos.

OMORI

Disponível para PC (via Steam) desde 2020, OMORI é uma viagem introspectiva na qual transitamos entre o mundo real e o mundo imaginário do protagonista homônimo. Apesar de ter cores vibrantes, este RPG de terror psicológico oferece uma alta dose de conflitos emocionais, com direito a temas como depressão, suicídio e situações de abandono.

Qual indie você quer jogar em 2022?

A bem da verdade, foi complicado selecionar apenas alguns dos promissores títulos independentes que estão a caminho do Switch. Como sou fã de jogos que mexem com o nosso emocional, listei aqueles que prometem, de certa forma, maior introspecção e conscientização durante a jogatina. 2022 tem de tudo para ser um grande ano para o Nintendo Switch, sobretudo em relação aos indies, e diversos títulos de peso — alguns bastante aguardados, inclusive, como River City Girls 2 e Sea of Stars — estão para chegar. 

Esperamos que você goste dessas sugestões e que 2022 seja um ano incrível e cheio de emoções — nos games e na vida real.

Revisão: Davi Sousa

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google