Blast from the Past

Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (3DS), a modernização do clássico completa 10 anos

Será que o port de 2012 de um dos grandes clássicos da indústria ainda se mantém como um grande jogo do 3DS depois de uma década inteira?


O Nintendo 3DS é conhecido pelos seus grandes exclusivos, como Mario Kart 7 (3DS), Pokémon Sun e Moon (3DS), Metroid: Samus Returns (3DS) e vários outros. Mas o pequeno portátil também foi palco para grandes títulos third-parties memoráveis. Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (3DS) é um exemplo disso. Port de um game originalmente lançado para o PS2 em 2004, ele chegou ao 3DS em fevereiro de 2012 e completa 10 anos em 2022.

Uma nova abordagem de um clássico



Quando chegou ao 3DS, MGS3D já era um clássico absoluto da indústria. Considerado um dos maiores jogos de ação furtiva da sua geração, o game prequel da famosa franquia de Hideo Kojima já era uma atração por si só quando foi anunciado na conferência da Nintendo, na E3 de 2010.

Com uma trama mais simples que seus antecessores, o jogo contava a história do agente conhecido como Naked Snake, em sua jornada para deter sua antiga mentora The Boss, que se tornou uma fugitiva e ameaçava a paz mundial.




Na época, um dos grandes atrativos para o port eram as funcionalidades exclusivas do 3DS. Ao invés de apenas trazer o game em sua forma final do PS2, os desenvolvedores resolveram adaptar algumas funções e adicionar aspectos na gameplay que agregam com o console, como a possibilidade de controlar o equilíbrio de Snake com os sensores de movimento, ou a inovadora tecnologia 3D, que dava mais vida a fauna e flora do game. 

Uma adição bem recebida pela comunidade foi a possibilidade de andar agachado, algo que só existia no game Metal Gear Solid: Peace Walker (PSP), mas que foi introduzido na versão do 3DS de MGS3.O port também permitia usar fotos tiradas como camuflagem para Snake, o que rendeu trajes inusitados para o protagonista.


O limite do 3DS

Os principais aspectos que tornaram o título um dos maiores de todos os tempos estão presentes neste port, como o estilo cinematográfico já característico dos jogos do Kojima, o roteiro bem escrito e a gameplay única que a série apresentava. Mas o jogo sofreu com um problema recorrente do console: o limite do hardware.




O port apresentava diversos problemas técnicos devido às limitações. Visivelmente, os gráficos não estavam à altura das outras versões do game, a baixa taxa de frames tornava a experiência menos suave do que o desejável, o que não tornava o título não-jogável, mas apagava um pouco de seu brilho intrínseco.

Como o game se mantém após uma década?

É possível afirmar sem preocupações que até mesmo o lançamento original de 2004 não perdeu sua qualidade com o passar do tempo. Logo, a versão com controles modernizados do Nintendo 3DS ainda se mantém como um dos grandes jogos do amado console.

As partes mais preciosas desse game se destacam acima de qualquer problema técnico ou corriqueiro das plataformas nas quais foi portado. Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (3DS) é uma experiência única em ação e espionagem no portátil, com personagens carismáticos, texto político primoroso e gameplay contagiante ganham ainda mais vida na pequena tela. Ainda hoje, é uma boa pedida para qualquer amante de jogos da mais refinada criação.

Revisão: Felipe Fina Franco

Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google