Vem aí

Prévia: Kirby and the Forgotten Land (Switch) e a aguardada transição da franquia para o 3D

Apesar de não ser o primeiro jogo com assets 3D da franquia, Forgotten Land marca um momento histórico para a franquia da bolota rosa.

Kirby é uma das IPs mais constantes da Nintendo, estando presente em todos os seus sistemas. Apesar de a obra já ter marcado presença no Switch com Kirby Star Allies, o seu novo jogo traz uma promessa de longa data. Kirby and the Forgotten Land é o primeiro jogo de plataforma 3D da franquia.

Enquanto franquias como Mario e Zelda fizeram a transição para o 3D já no Nintendo 64, o processo de adaptar Kirby para a aquisição de mais uma dimensão foi bastante lento. A série já havia usado assets 3D em Kirby 64: The Crystal Shards, mas a jogabilidade se manteve restrita a duas dimensões.

Ao longo de todos esses anos, a Hal Laboratory fez vários experimentos com essa mudança de perspectiva. Houve até mesmo alguns spin-offs 3D como Kirby Air Ride (GC), Kirby’s Blowout Blast (3DS), mas as suas propostas de gameplay eram bem diferentes. Apesar de toda essa bagagem de experiências, Forgotten Land ainda pode ser considerado um jogo de transição que tem a tarefa de recriar o que a série significa para uma nova dimensão de exploração.

Uma terra em ruínas

Como é possível ver na demo atualmente disponível no Switch, tudo começa quando Kirby acaba sendo sugado para um outro mundo. Esse lugar desconhecido é marcado pela presença de ruínas de uma civilização antiga, elemento que provavelmente será explorado na lore mais avançada do jogo.

Apesar de não ter nenhum humano por lá, vários Waddle Dees também foram parar nesse mundo. Porém, as pequenas criaturinhas estão sendo sequestradas por um bando peludo conhecido como Beast Pack (“O Bando das Feras”, em tradução literal). Agora caberá a Kirby resgatar os Waddle Dees e derrotar os líderes inimigos na nova aventura.

Vale destacar que, como tradicional da série, Kirby and the Forgotten Land é dividido em áreas. Antes de acessá-las, o jogador tem acesso à vila dos Waddle Dees, que funciona como o grande hub (ponto de retorno recorrente) da aventura. Lá será possível realizar minigames e outras atividades.

Uma localidade que promete impactar bastante a aventura é a loja de armas, na qual é possível fazer upgrade nos poderes de cópia de Kirby. A ideia é que o jogador possa desbloquear e equipar versões avançadas dos poderes que consegue absorver dos inimigos. Isso impacta significativamente o combate, alterando aspectos das suas habilidades e adicionando outros movimentos.

Poderes, melhorias e um Kirby de boca cheia

Os poderes de cópia são um elemento nostálgico e que altera profundamente a diversão em Kirby. Engolir novos inimigos e descobrir variedades diferentes que impactam a locomoção e combate é uma grande parte da graça da franquia, apesar de também haver alguns spin-offs divertidos que ignoram esse elemento.

Ao todo, nove poderes básicos já foram revelados, incluindo duas novas adições: Drill (que permite mergulhar no subsolo para atacar o inimigo de baixo para cima) e Ranger (com ataques à distância na forma de tiro). Os upgrades adicionam mais opções, com 19 já reveladas e uma alta probabilidade de pelo menos mais alguns desconhecidos.

Para além dos poderes de cópia, o jogo também traz o Mouthful Mode (modo “De Boca Cheia”, em tradução literal). Essa nova ferramenta permite que Kirby assuma a forma de vários artefatos tecnológicos deixados pela civilização do mundo novo. Ao tentar engolir um carro, uma lâmpada, um cone ou outra coisa, Kirby passa a ter novas possibilidades de exploração com base nesse item.

Ou seja, fica mais fácil explorar uma área escura com o Kirby lâmpada enquanto o carro pode ser uma forma de atravessar mais rapidamente algumas áreas. A principal diferença parece ser a de que esses poderes acabam sendo mais limitados à localidade em que são encontrados os artefatos. Além disso, assumir uma forma Mouthful não implica em perder o atual poder de cópia.

O que pudemos aprender com a demo

Atualmente, Kirby and the Forgotten Land tem uma demo na eShop do Switch. Ela permite explorar três áreas iniciais do jogo para ver mais ou menos o seu funcionamento. Apesar da mudança para o 3D, o jogo mantém o mesmo estilo de jogos recentes como Triple Deluxe (3DS) e Planet Robobot (3DS).

Pelo que é possível observar nas fases da demo, elas seguem um funcionamento streamlined. Ou seja, um design estruturado de forma mais linear e simples, voltado a ser acessível para todas as idades. Há a possibilidade de que o jogo final acabe não explorando tanto a liberdade de ter mais um eixo dimensional. Isso não é necessariamente um grande problema, caso as fases consigam manter um level design orgânico em que os pequenos bolsões de exploração são divertidos.

O boss da demo, Gorimondo, também ajuda a mostrar como o combate varia de acordo com os poderes utilizados. Esse inimigo possui grande força e é interessante avaliar os seus padrões de ataque para considerar o timing da revanche. Esse combate é bem divertido, aproveitando bem as variedades de poderes disponíveis e os upgrades realmente fazem diferença.

Kirby and the Forgotten Land é um momento importante para a franquia da bolota rosa. Apesar de que eu pessoalmente torço para que o plataforma 3D não sinalize o fim dos títulos 2D da franquia, essa é uma transição significativa que a série se prepara para fazer há anos. A expectativa é alta para que o jogo mostre novas possibilidades para Kirby ao mesmo tempo em que respeite a sua tradição e, o mais importante, seja mais uma entrada muito divertida para a franquia.

Kirby and the Forgotten Land — Switch
Desenvolvimento
: Hal Laboratory
Gênero: Aventura 3D, Ação e Aventura
Lançamento: 25 de março de 2022
Expectativa: 5/5

 Revisão: Janderson Silva


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google