Jogamos

Análise: Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars (Switch) leva a guerra das franquias fanservice para uma nova dimensão

O crossover entre as franquias conhecidas por seu apelo de fanservice é um jogo competente de ação.

Ao se pensar em fanservice em jogos japoneses, duas séries podem ser consideradas as de maior relevância no mercado: Hyperdimension Neptunia e Senran Kagura. Em uma parceria com a Compile Heart e a Marvelous, a desenvolvedora Tamsoft criou o crossover Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars, um título de ação com bastante humor feito por uma equipe que já trabalhou em ambas as obras e sabe brincar com as carismáticas personagens dois dois os universos.

Um mundo de ninjas em guerra

Em um universo paralelo, as personagens de Neptunia e Senran Kagura são representantes de clãs rivais de ninjas. De um lado, temos o reino de Heartland (uma referência à desenvolvedora Compile Heart), onde as ninjas do estilo Compa treinam. Do outro, o reino de Marveland (da desenvolvedora Marvelous) em que o estilo Honeypa (da Honey Parade) é estudado e repassado de geração em geração.

Em meio a um mundo marcado por conflitos, esses dois grupos são os de maior relevância e rivais de longa data. Um dia, porém, aparece um novo grande inimigo que balança as estruturas dessa disputa. Trata-se de uma legião de ninjas mecanizados comandados por uma nova personagem chamada Yoh Gamer.

Essa nova figura mudará a cara da guerra, levando os dois lados a se unirem em prol de lutar contra o inimigo em comum. Vale destacar que apenas quatro personagens de cada lado são jogáveis, o que é um elenco bem restrito tendo em vista que ambas as obras possuem muitos personagens.

Do lado da Compile Heart, temos as quatro deusas CPU principais (que aqui são “deusas ninjas”): Neptune, Noire, Blanc e Vert. Já representando a Marvelous, temos quatro personagens de escolas diferentes do Senran Kagura: Asuka, Homura, Yomi e Miyabi. Além delas, também é possível jogar com as personagens Yuuki (advinda da Virtue Nation) e Goh the Crow, que sofre de amnésia.

Em termos da narrativa em si, vale destacar que a obra é prioritariamente uma grande comédia. Esse tom leve combina bastante com as obras originais, sabendo apresentar as características já conhecidas das personagens e trabalhar com os carismas de cada uma. Porém, o enredo em si é fraco, não conseguindo desenvolver tão bem os eventos e realizando alguns saltos de lógica nítidos que deixam a história menos coerente do que deveria ser.

Ninjas e seus artifícios de combate

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars é um RPG de ação dividido em missões. Após escolher uma área para ir ou uma quest secundária para realizar, o jogador deverá lutar contra várias criaturas e ganhar experiência nesses confrontos. Ao aumentar o nível das personagens, é possível desbloquear novas habilidades.

O combate é simples, mas oferece exatamente o necessário para a diversão. Primeiramente, o jogador deve escolher uma dupla de personagens, sendo possível alternar entre elas a qualquer momento desde que a outra ninja tenha HP. Além de um ataque básico que atinge inimigos próximos, as personagens podem utilizar kunais e shurikens para o combate a distância. Esses itens são limitados e é necessário esperar um tempo para restaurar o seu estoque após usá-los.

Outro elemento fundamental são os golpes especiais, que são equipados a quatro atalhos. Fatores que variam entre eles incluem: a força do ataque, sua área de alcance, o consumo da barra de Stamina e efeitos adicionais (aumentando ataque, envenenando inimigos, etc). A ativação deles envolve o uso de um menu que reduz temporariamente a passagem do tempo para que o jogador possa escolher o golpe com um pouco de calma.

Além desses ataques, as personagens contam com um golpe ultra poderoso chamado Shinobi Extreme. A possibilidade de usá-lo é informada na interface logo acima dos detalhes da personagem e a ativação é feita apertando A e X simultaneamente. Assim como os outros poderes, esse golpe é exclusivo de cada personagem.

Vale destacar, porém, que a transição de ataques não encaixa totalmente, podendo deixar o jogador temporariamente vulnerável. Da mesma forma, pode ser necessário atacar várias vezes seguidas até o inimigo ter sua movimentação afetada pelos golpes (um stun, por assim dizer). Essas escolhas de design acabam dando a sensação de menor responsividade no combate, apesar de ser apenas uma forma de forçar o jogador a ter mais atenção nos padrões inimigos.

Há também um sistema de Fuurinkazan Drive, que afeta o gameplay temporariamente. Escolhendo entre fogo, montanha, vento e floresta, a personagem pode ganhar um boost de ataque em detrimento da defesa, evitar debuffs e recuperar HP, entre outros efeitos. O uso dessa técnica é limitado, porém pode ser um recurso interessante para momentos mais difíceis.

Um estoque limitado de itens está disponível durante as missões para cura e outros suportes. É possível correr ao custo de um pouquinho de Stamina e fazer lock-on para manter o inimigo desejado no campo de visão. A câmera inicial é mais próxima do combate, mas é possível afastá-la um pouco.

O jogo conta com três níveis de dificuldade: fácil, normal e difícil. Apesar da diferença entre eles ser basicamente apenas numérica, essa opção permite que novatos e veteranos possam ajustar o jogo para uma experiência melhor. Também é possível alterar os controles para um esquema que o jogador considere mais adequado, mas as habilidades ninja e o Fuurikanzan Drive não podem ser colocados em A, B, X e Y.

Missões ninja

Fora dos eventos de história, o jogo é apresentado na forma de um menu de opções. O primeiro item dele é a base Shinobi. Lá é possível visualizar os detalhes de todas as personagens já desbloqueadas e dos itens obtidos. Além disso, o lugar serve para escolher a dupla a ser utilizada e alterar os equipamentos e habilidades de cada personagem.

Em particular, destaca-se o sistema de Spirit Gems, itens com efeitos variados que podem ser obtidos nas missões ou comprados na loja. Cada personagem possui um quadro no qual é necessário colocar essas gemas e o posicionamento delas é a chave para extrair o máximo possível de seus poderes. A princípio, o quadro só possui um trecho pequeno de vagas disponível para as gemas, mas, conforme as personagens ficam mais fortes, será possível equipar até 25 delas.

A cidade ainda conta com uma loja que vende itens, equipamentos e Spirit Gems. O dinheiro obtido nas missões também pode ser gasto em um minigame especial chamado Peaches & Cream Meditation. Nele, as personagens devem se equilibrar em cima de um pêssego gigante para ganhar bônus para os seus atributos (HP, ataque e defesa) na próxima missão.

É possível interagir com a população local, com diálogos curtos. Personagens variados do universo de Neptunia aparecem nessa parte. Algumas conversas rendem itens, outras podem abrir missões adicionais ou eventos de história secundários.

Em termos das missões, é importante destacar que elas são divididas em dois menus separados. No mapa-múndi, é possível escolher uma área para explorar, sendo a mais nova a próxima missão de história. As localidades anteriores ainda podem ser exploradas quando o jogador quiser, com inimigos que reaparecem constantemente.

Já no templo, é possível ver uma lista com todas as missões secundárias disponíveis. Elas são uma boa forma de treinar a equipe e obter itens e dinheiro antes da próxima missão de história. Há muito pouca variação entre elas, sendo apenas voltadas a derrotar inimigos ou pegar itens, com algumas áreas cuja exploração tem um tempo limitado.

Essa limitação infelizmente também vale para os ambientes. Apesar de sua charmosa inspiração em um Japão histórico, as poucas áreas disponíveis acabam sendo muito similares entre si. Junto com a pouca variedade de missões e personagens, a obra pode tender à sensação de repetição muito rapidamente. Por fim, gostaria de salientar que não há nenhum problema notável de performance, sendo um título bem agradável de jogar no Switch.

Ninja x Ninja

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars é um jogo competente de ação. Apesar de ser limitado e claramente de baixo orçamento, trata-se de uma obra divertida que tanto fãs das duas franquias quanto pessoas interessadas apenas em boa ação devem apreciar.

Prós

  • Combate sólido com customização de golpes especiais equipados;
  • Narrativa cômica que sabe explorar as características de ambas as franquias e dos personagens representados;
  • Não possui problemas notáveis de performance;
  • As três dificuldades permitem que tanto novatos quanto veteranos de jogos de ação possam aproveitar o jogo do seu jeito.

Contras

  • Número limitado de personagens representando obras com elenco muito vasto;
  • Missões e ambientes pouco variados;
  • Alguns golpes não se encaixam muito bem e os inimigos tendem a só sofrer stun no meio de um combo;
  • Saltos de lógica enfraquecem a trama.

Neptunia vs Senran Kagura: Ninja Wars — Switch/PS4/PC — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Idea Factory International


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google