Jogamos

Análise: The Last Friend (Switch) não só ladra como também morde, atira e explode!

Embarque em uma aventura ao lado do melhor amigo do homem para salvar seus colegas caninos e distribuir muita porrada.

Há tantas razões para amar os cachorros que poderíamos falar um dia inteiro e ainda iriam faltar adjetivos. Conhecidos por seu companheirismo e bondade, eles são criaturinhas adoráveis, afetuosas, brincalhonas e incondicionalmente leais com seus companheiros humanos. 

Por conta disso, nossos amigos de quatro patas são companheiros e protetores perfeitos, e isso foi mostrado com maestria pelos desenvolvedores Stonebot Studio e Ludus Games ao criarem The Last Friend.

Aqui comandamos Alpha e seu parceiro T.Juan em busca de seus amigos caninos. Se você acha que já viu de tudo, é porque ainda não viu nada. Torres mecânicas controladas por cachorros são reais na terra após nosso planeta se transformar em uma grande deserto. Pronto para o desafio? Então, bora acabar com os inimigos porque o crime não cãopensa. Boa leitura!

Who Let The Dogs Out?

Em The Last Friend nós controlamos Alpha, um homem de poucas palavras mas de bom coração. Prova disso? Quando a terra foi abrasada e virou um grande deserto pós-apocalíptico, ele estava dirigindo seu trailer e avistou uma caixa de papelão. Dentro dela havia um cão da espécie Chihuahua. Para a surpresa de Alpha, esse cachorro fala e seu nome é T.Juan.

A partir dessa premissa, Alpha e seu inseparável parceiro viajam para libertar outros 40 cães que foram aprisionados por uma gangue ao estilo Mad Max. Cada um dos cachorros possui habilidades únicas e que, em algum momento da aventura, poderemos utilizá-las contra os bandidos.


O padrão do jogo é de Tower Defense, ou seja, hordas de inimigos aparecem no começo do turno e seu objetivo é impedir que os malfeitores cheguem até o trailer. No entanto, o game não é somente de defesa: Alpha também pode atacar os adversários no estilo Beat-em-Up, com diversos movimentos e habilidades.

Ao todo, são quatro regiões diferentes com diversas fases para completar, e por consequência, diversos cães para resgatar. Espalhados pelo mapa, há locais em que podemos melhorar nossas torres, alimentar nossos amiguinhos e, por que não, descansar e curtir uma noite de lua cheia com os doggos?

Exército K9

Como todo bom Tower Defense, temos uma variedade de estruturas e cada uma possui uma habilidade ou função diferente. Em The Last Friend, as torres são os próprios cachorros, a começar por T.Juan, que dispara projéteis simples em uma rota. Aliás, o game possui uma grande similaridade com o título Plants Vs. Zombies, pois é dividido em três (ou mais) rotas, e os inimigos surgem da direita para a esquerda.

Ainda que haja diversos cachorros para resgatarmos, nem todos são torres: há aqueles que funcionam como habilidades especiais de Alpha, e que, quando equipados, ativam certos efeitos como cura gradual ou aumento de dano com base na vida perdida. Em determinados cenários, há uma indicação sobre qual canino é recomendado.

 

Para ativarmos nossas torres, temos os scraps que caem dos adversários derrotados, permitindo a criação de novas torres. Antes de cada nova horda, se optarmos por iniciar bem rápido, um bônus maior de peças é concedido, embora a situação em campo possa não ser das melhores.

Conforme progredimos na história, melhorias podem ser compradas com biscoitos de cachorro, concedidos nas fases após satisfazermos certas condições. A cada melhoria, mais biscoitos são exigidos. No entanto, os benefícios são incríveis e auxiliam os jogadores que pouco jogaram esse estilo de jogo.


Inclusive, o trailer também pode receber melhorias, que afetam diretamente o desempenho das torres. Cada fase possui três missões e uma estrela é concedida após sua conclusão. Ou seja, isso nos força a sempre terminar as fases com 100% das missões finalizadas, assim poderemos melhorar mais e mais o nosso trailer para superar os obstáculos com maior facilidade.

Uma aventura boa pra cachorro

A história de The Last Friend é bem simples: um vilão clássico decide aprisionar cachorros. Ao saber disso, Alpha e T.Juan saem em resgate de seus colegas caninos. Simples, porém cativante. Os gráficos cartunescos combinam com a proposta do game, e com ajuda do motor gráfico em Unity, os combates também são fluídos. Tanto no dock quanto no modo portátil, a performance do jogo não é comprometida.

Como todo jogo de ação, a trilha sonora é parte significativa e aqui temos um bom exemplo de construção musical: nas fases do começo do jogo, não há tanta intensidade. Agora, quando o bicho pega, é nítido que a guitarra trabalha mais do que os outros instrumentos. Mesmo em partes mais tranquilas, a ambientação musical acompanha o cenário em tela.

 
No final do dia, podemos apreciar nossos marcos na tela de conquistas, que instigam o jogador a continuar jogando para poder desbloquear tudo o que o game oferece. Esse sistema não só aumenta a quantidade de horas finais como também agrada os chamados "completionists", jogadores que não descansam até atingirem o tão sonhado 100% de progresso.

O modo multiplayer local é o famoso “cooperativo de sofá”, permitindo que dois jogadores possam distribuir muitos socos nas rotas. O impacto disso é a dificuldade severamente reduzida, afinal de contas, duas pessoas batendo significa duas vezes mais dano nos inimigos.


Outro detalhe que pode passar é a questão do idioma. Para os falantes da língua inglesa, os trocadilhos bem humorados são ótimos. Contudo, para o jogador que não possui um conhecimento avançado, parte do bom humor é perdido e é quase certo que pulará as cenas para ir direto ao ponto.

The Last Friend

The Last Friend é uma combinação de Tower Defense com elementos de Beat-Em-Up, onde um humano se une a um exército de cães para salvar mais deles. É uma aventura eletrizante , jogabilidade rápida e visuais coloridos. É um pouco fácil demais e limitante, apesar da variedade de cachorros que você encontra ao longo do caminho. No entanto, derrotar inimigos com a ajuda nosso melhor amigo é recompensador.

Prós

  • Estilo cartunesco muito bem-feito;
  • História simples, porém bem humorada;
  • Trilha sonora em harmonia com cada fase;
  • Alta variedade de torres para desbloquear;
  • Diversas melhorias para ativar;
  • Modo co-op local super divertido;
  • Sistema de conquistas aumenta de forma substancial o tempo de jogo;
  • T.Juan e seus comentários durante a história.

Contras

  • Dificuldade aquém do esperado, ainda mais no modo multiplayer;
  • Não localização para o português brasileiro pode comprometer o bom humor empregado nos diálogos.

The Last Friend - PS/XBOX/Switch/PC - Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Janderson Silva
Análise produzida com cópia digital cedida pela TheStonebotStudio


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google