Entrevista

Fire Emblem Fates (3DS): Entrevistamos Rena Strober, a voz de Azura

Conheça mais sobre a pessoa por trás de uma das personagens mais queridas da franquia Fire Emblem.

rena strober

Fire Emblem completa 32 anos agora em abril. Nestas três décadas, a franquia já conta com 16 jogos principais e um novo spin-off, Fire Emblem Warriors: Three Hopes, está planejado para chegar em junho ao Switch. Contudo, os jogos de 3DS ainda são muito lembrados, especialmente Fire Emblem Awakening e Fire Emblem Fates.


O 14º jogo se passa em um período distante, em que os reinos de Hoshido e Nohr estão em guerra. O título ganhou notória popularidade devido à possibilidade de escolha entre os dois reinos, Birthright e Conquest, além de uma terceira rota (Revelation), na qual as famílias reais unem suas forças para combater um mal maior em Valla.

Fates também trouxe diversos personagens carismáticos, entre eles Azura, uma misteriosa cantora disposta a fazer de tudo para proteger Corrin. Dona de uma voz incrível, ela é a única que consegue cantar Lost In Thoughts All Alone, uma música capaz de conceder inexplicáveis milagres.

Por trás de Azura está Rena Strober, uma atriz para lá de talentosa que tivemos o prazer de convidar para um bate-papo exclusivo sobre o universo de Fire Emblem.

fire emblem fates 3ds

Nintendo Blast: Muito obrigada por aceitar nosso convite, Rena, mesmo sabendo que você tem estado bastante ocupada. Fire Emblem comemora 32 anos agora em abril, então a ideia desta entrevista é discutir um pouco sobre o significado da franquia para você; a popularidade de Azura, uma das personagens mais famosas da série desde sua estreia em Fire Emblem Fates; e também sua opinião sobre o fechamento da eShop do Nintendo 3DS e Wii U.

Para começar, poderia nos contar um pouco mais sobre você?

Rena Strober: Meu nome é Rena, uma atriz que já atuou na Broadway, TV, filmes e diversos jogos e animações incríveis. Sou de Nova Iorque, mas atualmente moro em Los Angeles com a minha adorável filha de cinco anos.

Sempre amei fazer o que fiz porque estou vivendo meu sonho como atriz. Sou mais feliz ainda quando estou atrás do microfone, dando vida a desenhos, ideias ou cantando novas músicas.

NB: Qual foi sua primeira impressão sobre Azura? Você pensou que ela se tornaria uma personagem tão popular?

RS: Minha primeira impressão foi que ela tem um gosto fabuloso para roupas! Eu amei o modo como ela foi planejada; tão elegante, fluida e suave. Também amei o fato de ela usar o poder de sua voz para o bem. Como cantora, isso repercutiu profundamente em mim. Eu não fazia ideia de que ela teria tanto impacto nos fãs ao redor do mundo e ser alguém a quem as pessoas se voltam para encontrar silêncio em seu cotidiano.

rena strober

NB: You are the ocean’s grey waves… Você ajudou com a localização para inglês de Lost In Thoughts All Alone? Qual é a sua opinião sobre a letra [da música]?

RS: A música já estava praticamente pronta quando cheguei ao estúdio, mas ajudei com algumas pequenas palavras e frases para garantir que a sincopação musical funcionasse.

NB: Dado que Lost In Thoughts All Alone tem um refrão diferente para cada uma das rotas disponíveis em Fates (Birthright, Conquest e Revelation), de qual versão da Azura você gosta mais: Hoshido, Nohr ou Valla? Por quê?

RS: Pessoalmente, eu amo a versão de Nohr. Ela é mais forte [nessa rota] e eu amo essa força. Quando me sinto confiante em minha própria vida, cubro o rosto dessa maneira. :)

NB: Mesmo sendo uma atriz e cantora profissional, tendo atuado até em Les Miserables na Broadway, você precisou de algum tipo de preparação especial para dublar a Azura?

RS: Eu tenho que lembrar quão importante é toda e cada palavra que ela diz. Me asseguro de não pressupor nada nas frases [da Azura] porque cada palavra importa. Também não posso mentir atrás do microfone e eu preciso ter certeza de estar em um estado mental calmo e gentil quando dublo a Azura.

NB: Para você, o que significa ser parte de uma franquia grande e mundialmente conhecida como Fire Emblem? Ainda, o que a Azura e dublá-la significam para você?

RS: Significa que posso me conectar com pessoas do mundo todo! No Brasil! Já recebi cartas de crianças me dizendo que Lost In Thoughts as tirou de uma depressão profunda ou as salvou de maneiras que nunca imaginei serem possíveis.

A Azura, que está para além das minhas barreiras, representa, para mim, [o fato de] que usei minha voz para impactar o mundo, que as pessoas encontraram conforto nela e no jogo… Estou honrada por ser uma pequena parte disso.

rena strober

NB: Você também dublou a Akane, da série Zero Escape, em 999: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors e Zero Time Dilemma. Você achou desafiador dublar a mesma personagem em diferentes linhas do tempo?

RS: Minha nossa!! Aquele jogo me assustou! Tive que fazer pausas porque ficou tão assustador e tenso! Eu amei dublar a Akane porque ela era inteligente e via o lado bom de todo mundo. Mas com certeza foi um jogo definitivamente tenso.

NB: Recentemente a Nintendo anunciou que vai encerrar os serviços da eShop para o 3DS e o Wii U em março de 2023. Você gostaria de compartilhar suas ideias a respeito dessa decisão?

RS: Estou tão triste!!! Por que acabar com algo que os fãs amam!?

NB: Você já teve um 3DS ou um Wii U? Se sim, você tem algum jogo favorito?

RS: Quando eu morava em Nova Iorque, eu tinha um 3DS e um Wii! Costumava jogar no metrô e definitivamente tive minha cota de Rock Band no Wii. Não sou uma grande gamer hoje em dia, porque agora sou mamãe, mas eu absolutamente amo assistir a playthroughs no YouTube.

NB: Para encerrar esta entrevista, você tem algo que ainda gostaria de dizer? Ou deixar uma mensagem para seus fãs aqui no Brasil?

RS: Eu amo saber que posso chegar até o Brasil! Eu penso que todo mundo está na praia com roupas de banho mínimas e dançando noite adentro. Ou ao menos é o que nos dizem aqui nos Estados Unidos. Mas a beleza da internet é que estamos a apenas a alguns instantes [uns dos outros], então significa que posso me conectar com fãs independentemente de quantos quilômetros nos separam.

Para quem conhece Vila Sésamo, eu lancei um álbum sobre a série, do qual me orgulho bastante, no ano passado. Tenho convidados famosos e um coral de jovens cantores cegos. Se você gosta de Lost In Thoughts, acredito que você também gostará dessa música, que está disponível no meu Bandcamp.

imagine that rena strober
Se você gostou de conhecer um pouco sobre a Rena e sua relação com o universo de Fire Emblem, você pode segui-la no Twitter e ficar por dentro do trabalho dela.
Revisão: Davi Sousa
Fotos: cortesia de Rena Strober

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google